Atividade

90853 - JAPONÊS IV - FUYU

Período da turma: 12/08/2019 a 18/11/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso JAPONÊS IV-FUYU

Apresentação do Curso Neste último nível do Ciclo Básico de Japonês, continuamos apresentando estruturas gramaticais através dos hábitos japoneses, como o modo de se portar numa entrevista e seu linguajar, as festividades de final de ano, entre outros. Com isso, abarca-se uma boa parte do conteúdo de N4-JLPT.
a

Público- alvo Comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes, com conhecimento do conteúdo dos níveis anteriores.

Carga horária 39h

Modalidade presencial


Objetivos Gerais - Desenvolver e aperfeiçoar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário nos estudos finais do Ciclo Básico de língua japonesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e formais em contextos universitários e cotidianos.

- Desenvolver e aperfeiçoar a autonomia dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem do idioma.

Objetivos Específicos - Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) da língua japonesa;
- Expressar-se oralmente e por escrito acerca de fatos cotidianos e próximos ao aluno com mais detalhes;
- Aprender a inferir o significado de alguns vocábulos e apreender ideias gerais em exercícios auditivos;
- Familiarizar-se com os pontos culturais, que neste estágio aparece como etiqueta em uma visita, comportamento em uma entrevista e linguagem honorífica;
- Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Justificativa Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP para que possa comunicar-se, de forma básica, no Japão, e ainda almejar estudos no Japão.

Conteúdo Programático Neste último estágio do Ciclo Básico, o aluno aprenderá a:
• Falar de sua família e de outros com riqueza de detalhes;
• Expressar agradecimento;
• Compreender e comportar-se de acordo com as regras de etiqueta de uma visita à casa de um nativo;
• Falar ao telefone ou com outros, de modo polido, usando a linguagem honorífica;
• Comportar-se em uma entrevista;
• Falar o que consegue ou passou a conseguir fazer;
• Falar de seus arrependimentos e expressar desculpas;
• Falar de impressões e aparências;
• Enumerar razões;
• Expressar incômodos (prejuízos sofridos), frustrações e decepções;
• Escrever mais uns 100 kanji (escrita logográfica).

Metodologia A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês.
Por meio de uma abordagem comunicativa e audiovisual, o professor evita ao máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao significado das palavras. Com isso, apresenta-se o vocabulário e as estruturas gramaticais por meio de slides e muita repetição.
Avaliação Provas escritas, orais e de áudio e mini-testes de logogramas e participação nas atividades comunicativo-orais.

Critérios para aprovação Média 7,0 (sete)
Frequência mínima 75%

Oferecimento De 12/ago a 18/nov/2019, às segundas e quartas, das 15h às 16h30
Número de vagas por turma 18

Pré-Requisitos - Ser aprovado no Japonês III-AKI; ou
- Ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento dos níveis básicos anteriores, como fazer um convite e recusar, pedir permissão, conseguir falar e escrever sobre um tema e dar uma opinião, bem como ter conhecimento de cerca de 300 Kanji (vide anexo).

Teste de Nível - Obrigatório para Alunos Novos
- Prova escrita de 90 minutos e entrevista individual

Bibliografia Apostila elaborada pela educadora e monitores
Bibliografia Complementar - Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A Corporation, 1994.
- Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô II (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 2000.
- Minna no Nihongo: Renshû mondaishû II (caderno de exercícios). Tokyo: 3A Corporation, 1999.
- Minna no Nihongo Shokyû II (livro-texto). Tokyo: 3A Corporation, 2000.
- Minna no Nihongo II – Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2005.
“Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kanji). Tóquio: ASK Publishing, 2010.
- “Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kotoba). Tóquio: ASK Publishing, 2010.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation, 2008.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Translation of the Main Text and Grammar Notes). Tóquio: 3A Corporation, 2009.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009.
Informação Relevante Por ser o último nível do Ciclo Básico, espera-se um desenvolvimento da prática comunicativo-oral adquirida ao longo dos três estágios anteriores. Assim, o uso do idioma em sala deverá ser mais constante por parte do aluno.

Carga Horária:

39 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Liliana Yurie Masuda Oda


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP