Atividade

90860 - Cursos de Inverno da FFLCH - O teatro brasileiro: entre a dramaturgia, a recepção crítica e a encenação

Período da turma: 23/07/2019 a 24/07/2019

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Descrição: PROGRAMA DO CURSO

O curso O teatro brasileiro: entre a dramaturgia, a recepção crítica e a encenação traçará uma leitura histórica e estética do teatro produzido no Brasil entre o século XIX e o XX, dentro de um panorama que abarca algumas produções teatrais produzidas em duas importantes cidades, Rio de Janeiro e São Paulo. Os estudos ligados às artes cênicas, em especial a dramaturgia, possuem uma atenção ainda pequena dentro da historiografia literária; contudo, ao acompanhar a vida cultural brasileira nesse recorte temporal proposto, que abarca quase cem anos produção cultural brasileira, nota-se que a arte teatral era um local importante para as discussões estéticas e para a defesa de ideais artísticos dos letrados e críticos no país. As produções teatrais possibilitaram mostrar o interesse e empenho em torno de determinados postulados artísticos defendidos por críticos e escritores, tanto em relação a aspectos cênicos, quanto a aspectos textuais. O teatro – ao mesclar texto literário, performance e recepção, da crítica e do público – torna-se de extrema relevância para se entender com mais profundidade o pensamento que rege a arte produzida no Brasil, em especial nas cidades mencionadas.
Para destacar as discussões sobre qualidade textual defendida pelos críticos, além de compreender determinadas correntes estéticas teatrais, serão discutidas e analisadas quatro peças: O Tribofe (1892), de Arthur Azevedo, A Moratória (1955), de Jorge Andrade, O último carro ou As 14 estações (1976), de João das Neves e Vem buscar-me que ainda sou teu (1979), de Carlos Alberto Soffredini. A seleção dessas obras pauta-se, em primeiro lugar, em textos bem realizados em termos estruturais e que dão subsídios para problematizar como os aspectos textuais ligados ao gênero foram lidos pela crítica especializada. Em segundo, tais produções dramáticas tiveram grande ressonância dentre o público e a mídia, tornando-se objetos que possuem um expressivo número de informações sobre sua recepção nos grandes periódicos do Rio de Janeiro e São Paulo. Alguns trechos das obras dramáticas em questão serão lidos e analisados, com atenção a elementos formais relevantes para a compreensão das principais mudanças em relação a padrões estéticos. Além de imagens, possíveis áudios e trechos de textos que compõem a repercussão dessas produções culturais, a fim de abarcar as diferentes dimensões dos objetos culturais analisados. O curso delineará, assim, uma leitura histórica da vida cultural brasileira em duas importantes cidades, pontuando as principais discussões estéticas que suscitaram dessas produções teatrais.

CRONOGRAMA

AULA 1: Introdução do curso: qual a importância da literatura dramática para os estudos literários?; Contextualização histórica; apresentação e discussão de aspectos da peça O Tribofe (1892), de Arthur Azevedo; análise de trechos da peça.
AULA 2 : Contextualização histórica; apresentação e discussão de aspectos da peça A Moratória (1955), de Jorge Andrade; análise de trechos.
AULA 3 : Retomada de elementos discutidos nas aulas 1 e 2; contextualização histórica; apresentação e discussão de aspectos da peça O último carro (1976), de João das Neves; análise de trechos da peça e imagens da montagem.
AULA 4 : Contextualização histórica; apresentação e discussão de aspectos da peça Vem buscar-me que ainda sou teu (1979), de Carlos
Alberto Soffredini; análise de trechos, imagens e canções da peça a partir de áudios; Fechamento do curso: aspectos estéticos e literários na produção dramática brasileira.

BIBLIOGRAFIA
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SOFFREDINI, Carlos Alberto. Soffredini: obras principais: Vem buscar-me que ainda sou teu. Organização Renata Soffredini e Lígia Balista; prefácio Alexandre Mate; posfácio Eliane Lisboa – São Paulo: Giostri, 2017.
SOFFREDINI, Renata. Serragem nas veias: Carlos Alberto Soffredini. Coleção Aplauso. São Paulo, Imprensa Oficial: 2011.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil. Dramaturgia e convenções. Campinas: São Paulo, Pontes: Editora da Unicamp, 1991.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Lígia Rodrigues Balista
Maria Clara Gonçalves


 
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