9105 - Língua Inglesa - Literaturas de Língua Inglesa |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA - Visão histórica das literaturas de Língua Inglesa - Literatura de quem? - A diápora da literatura inglesa - Literatura canônica e literatura marginal - Ensinando a literatura inglesa no Brasil - Análise de textos de literatura inglesa Programa: AULA 1 Apresentação do Curso: Gêneros abordados no decorrer do módulo Discussão teórica: 1) What is literature? 2) Why teach literature? 3) Where to begin? 4) Elements to be analyzed in a text. AULA 2 Discussão teórica: Conto (Elementos constitutivos) Análise do conto “The Open Window” AULA 3 Poesia (Elementos constitutivos) Discussão teórica Análise das poesias “How do I love thee:let me count the ways” (Eliabeth Browning)/”The Voice”/ “When you died” (Pamela Gillilan) AULA 4 Poesia canônica: (re)atualiando o cânone Análise do poems: “O Captain !My Captain” (Walt Whitman) Poesia negra não-canônica; em busca da “voz”. Música: Strange Fruit (Billie Holiday) como preparação para a questão da segregação racial e conseuente análise dos poemas “The Lynching” e “If we must die” (Claude McKay)/ “Silhouette” (Langston Hughes) A poesia negra como instrumento de contestação e reposicionamento social e identitário: Maya Angelou “Still I Rise” / “I Know Why The Caged Bird Sings” AULA 5 Discussão teórica: Peças (Elementos Constitutivos) Análise da peça “The Freezer” AULA 6 Narrativa autobiográfica: a retração do “Eu” e do ambiente (Elementos constitutivos) “I Know Why The Caged Bird Sings” (Maya Angelou) AULA 7 Pós-colonialismo” (Discussão teórica) “The Collector’s Treasures” (Bessie Heard) AULA 8 Cultura Hip-Hop: exclusão e violência Discussão do texto: AULA 9 A música como texto (Discussão teórica) Análise de músicas a serem escolhidas (voz narrativa, metáforas, temática). AULA 10 O curso em retrospecto. BIBLIOGRAFIA CARTER, Ronald & LONG, Michael N. Teaching Literature. Essex : Longman, 1991 COLLIE, JOANNE. SHORT STORIES - FOR CREATIVE LANGUAGE CLASSROOMS. UK : Cambridge University Press, 1995. HAYMAN, Ronald. How To Read A Play. New York : Grove Press, 1999. KEARNS, Francis E., Black Identity: A Thematic Reader. New York : Holt, Rinehart and Winston, 1970. MARTIN, Alex & HILL, Robert. Modern Poetry. UK : Prentice Hall, 1992. MOSTERN, Keneth. Autobiography and Black Identiy Politics: Racialization in Twentieth-Century America. UK : Cambridge University Press, 1999 NEWMAN, Michael. Rap as Literacy: a genre-analysis of hip-hop ciphers, Text, 25(3) (2005), pp. 399–436. Disponível em : http://forbin.qc.edu/LCD/faculty/newman/literacy.htm. Acesso: maio/2006 RICHARDS, Stanley. The Best Short Plays. Philadelphia/New York/London : Chilton Book Company, 1968. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Adriana da Silva Araujo |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |