Atividade

9105 - Língua Inglesa - Literaturas de Língua Inglesa

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA

- Visão histórica das literaturas de Língua Inglesa
- Literatura de quem?
- A diápora da literatura inglesa
- Literatura canônica e literatura marginal
- Ensinando a literatura inglesa no Brasil
- Análise de textos de literatura inglesa

Programa:
AULA 1

Apresentação do Curso: Gêneros abordados no decorrer do módulo
Discussão teórica:
1) What is literature?
2) Why teach literature?
3) Where to begin?
4) Elements to be analyzed in a text.


AULA 2
Discussão teórica: Conto (Elementos constitutivos)
Análise do conto “The Open Window”

AULA 3
Poesia (Elementos constitutivos)
Discussão teórica
Análise das poesias “How do I love thee:let me count the ways” (Eliabeth Browning)/”The Voice”/ “When you died” (Pamela Gillilan)


AULA 4
Poesia canônica: (re)atualiando o cânone
Análise do poems: “O Captain !My Captain” (Walt Whitman)
Poesia negra não-canônica; em busca da “voz”.
Música: Strange Fruit (Billie Holiday) como preparação para a questão da segregação racial e conseuente análise dos poemas “The Lynching” e “If we must die” (Claude McKay)/ “Silhouette” (Langston Hughes)
A poesia negra como instrumento de contestação e reposicionamento social e identitário: Maya Angelou “Still I Rise” / “I Know Why The Caged Bird Sings”

AULA 5
Discussão teórica: Peças (Elementos Constitutivos)
Análise da peça “The Freezer”

AULA 6
Narrativa autobiográfica: a retração do “Eu” e do ambiente (Elementos constitutivos)
“I Know Why The Caged Bird Sings” (Maya Angelou)

AULA 7
Pós-colonialismo” (Discussão teórica)
“The Collector’s Treasures” (Bessie Heard)

AULA 8
Cultura Hip-Hop: exclusão e violência
Discussão do texto:

AULA 9
A música como texto (Discussão teórica)
Análise de músicas a serem escolhidas (voz narrativa, metáforas, temática).

AULA 10
O curso em retrospecto.

BIBLIOGRAFIA


CARTER, Ronald & LONG, Michael N. Teaching Literature. Essex : Longman, 1991

COLLIE, JOANNE. SHORT STORIES - FOR CREATIVE LANGUAGE CLASSROOMS. UK : Cambridge University Press, 1995.

HAYMAN, Ronald. How To Read A Play. New York : Grove Press, 1999.

KEARNS, Francis E., Black Identity: A Thematic Reader. New York : Holt, Rinehart and Winston, 1970.

MARTIN, Alex & HILL, Robert. Modern Poetry. UK : Prentice Hall, 1992.

MOSTERN, Keneth. Autobiography and Black Identiy Politics: Racialization in Twentieth-Century America. UK : Cambridge University Press, 1999

NEWMAN, Michael. Rap as Literacy: a genre-analysis of hip-hop ciphers, Text, 25(3) (2005), pp. 399–436. Disponível em : http://forbin.qc.edu/LCD/faculty/newman/literacy.htm. Acesso: maio/2006

RICHARDS, Stanley. The Best Short Plays. Philadelphia/New York/London : Chilton Book Company, 1968.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Adriana da Silva Araujo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP