Atividade

91287 - Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial

Período:
Terça 18:30 às 21:30
 
Descrição: METODOLOGIA
Sistematização de conhecimentos a respeito da surdocegueira;
Discussões a partir de leituras propostas;
Atividades em grupos;
Elaboração de estudos de casos.

CONTEÚDOS
Conhecendo a Surdocegueira (congênita e Adquirida)
Deficiência Múltipla Sensorial (MDVI e Dmu-auditiva)
Tipos de Avaliação
Avaliação Funcional da Visão+ DVC
Avaliação Funcional Auditiva
Avaliação Cognitiva
Comunicação
Avaliação da Comunicação
Estratégias de Comunicação
Estudo de caso
Estágio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, 2008.
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_______. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011.
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Ensino aprendizagem
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GAVILAN, Paloma. O trabalho cooperativo: uma alternativa eficaz para atender à diversidade. In: ALCÚDIA, Rosa et. al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 147-156.
MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia; TOYODA, Cristina Yoshie Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 81-93, jul./set. 2011. Editora UFPR.

Carga Horária:

180 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Juliana Maria Ferraz Sallum
Karina Soledad Maldonado Molina
Marcia Caires Bestilleiro Lopes
Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita
Shirley Rodrigues Maia
Vula Maria Ikonomidis


 
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