Atividade

91287 - Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial

Período da turma: 06/08/2019 a 18/08/2020

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Descrição: METODOLOGIA
Sistematização de conhecimentos a respeito da surdocegueira;
Discussões a partir de leituras propostas;
Atividades em grupos;
Elaboração de estudos de casos.

CONTEÚDOS
Conhecendo a Surdocegueira (congênita e Adquirida)
Deficiência Múltipla Sensorial (MDVI e Dmu-auditiva)
Tipos de Avaliação
Avaliação Funcional da Visão+ DVC
Avaliação Funcional Auditiva
Avaliação Cognitiva
Comunicação
Avaliação da Comunicação
Estratégias de Comunicação
Estudo de caso
Estágio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, 2008.
______. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
_______. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011.
BEZERRA, LUIZ C. S. A criança surdocega e a linguagem no contexto escolar e familiar, Dissertação, UNICAP, Recife, 2010.
BOAS, DENISE C. V. Pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla: análise de relações de comunicação. Tese, PUC, São Paulo, 2014.
BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e deficiência múltipla / Ismênia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita, Shirley Rodrigues Maia. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 5. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
CORMEDI, MARIA A. Alicerces de significados e sentidos: aquisição de linguagem na surdocegueira congênita. Tese, USP, São Paulo, 2011. DOMINGUES, Celma dos Anjos. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual : baixa visão e cegueira / Celma dos Anjos Domingues ... [et.al.]. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ;[Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 3. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 6. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
GIACOMINI, Lília. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial / Lilia Giacomini, Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.v. 7. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
MELO, Amanda Meincke. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: livro acessível e informática acessível / Amanda Meincke Melo, Deise Tallarico Pupo. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 8. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
BELISÁRIO JÚNIOR, José Ferreira. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento / José Ferreira Belisário Júnior, Patrícia Cunha. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 9. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

Ensino aprendizagem
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, C.; MARCHESI, A. e PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. v. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL, C.; MARCHESI, A. e PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. v. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa; VICTOR, Sonia Lopes (Orgs). 2 ed. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009.
GAVILAN, Paloma. O trabalho cooperativo: uma alternativa eficaz para atender à diversidade. In: ALCÚDIA, Rosa et. al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 147-156.
MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia; TOYODA, Cristina Yoshie Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 81-93, jul./set. 2011. Editora UFPR.

Carga Horária:

180 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Juliana Maria Ferraz Sallum
Karina Soledad Maldonado Molina
Marcia Caires Bestilleiro Lopes
Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita
Shirley Rodrigues Maia
Vula Maria Ikonomidis


 
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