Atividade

91427 - Desvendando a memória: Uma introdução aos conceitos e modelos cognitivos

Período da turma: 13/01/2020 a 03/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Módulos e aulas
A. Módulo Moodle: Cadastro; ambientação na plataforma Moodle.

B. Introdução: Aula introdutória; Texto introdutório.

1. A Memória na Psicologia Cognitiva
a. Modelos Tradicionais.

2. Sistemas de Memória
a. Memória sensorial e Memória de curto-prazo
b. Propriedades da Memória de Curto-prazo
c. A Memória de Trabalho
d. Memória declarativa e não-declarativa
e. Memória semântica e episódica.
f. Memória de autobiográfica (Aula Extra).

3. Memória e Desenvolvimento
a. Envelhecimento
b. Alzheimer
c. Infância (Aula Extra)

4. Emoção e Memória
a. O papel da Emoção na Memória


Bibliografia


• Averbach, E. & Coriell, A. S. (1961). Short‐term memory in vision. Bell System Technical Journal, 40(1), 309-328.
• Atkinson, R. C., & Shiffrin, R. M. (1968). Human memory: A proposed system and its control processes. In K. Spence & J. Spence (Eds). Psychology of learning and motivation, vol. 2 (pp. 89-195). New York: Academic Press.
• Baddeley, A.D. (in press). Working memory: an overview. In Pickering S. Working Memory and Education. New York: Academic Press
• Baddeley, A.; Anderson, M.C & Eysenck, M.W. (2011). Memória (C. Stolting Trad). São Paulo, SP: ARTMED.
• Craik, F. I., & Lockhart, R. S. (1972). Levels of processing: A framework for memory research. Journal of verbal learning and verbal behavior, 11(6), 671-684.
• Darwin, C. J., Turvey, M. T., & Crowder, R. G. (1972). An auditory analogue of the Sperling partial report procedure: Evidence for brief auditory storage.Cognitive Psychology, 3(2), 255-267.
• Goldstein, E.B. (2011). Cognitive Psychology: Connecting Mind, Research, and Everyday Experience. Wadsworth. Cengage Learning.
• Neufeld, C.B. & Stein, L.M (2011) A compreensão da memória segundo diferentes perspectivas teóricas Estud. Psicol (Campinas). 18(2), 50-63.
• Seel, N. M. (Ed.). (2011). Encyclopedia of the Sciences of Learning. Springer Science & Business Media.
• Sperling, G. (1960). The information available in brief visual presentations. Psychological monographs: General and applied, 74(11), 1-28.
• Sperling, G. (1963). A model for visual memory tasks. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, 5(1), 19-31
• Squire, L. R. (1992). Declarative and nondeclarative memory: Multiple brain systems supporting learning and memory. Journal of cognitive neuroscience,4(3), 232-243.
• Squire, L. R., & Zola-Morgan, S. (1988). Memory: brain systems and behavior. Trends in neurosciences, 11(4), 170-175.
• Squire, L & Gainotti, G. (Ed.) (1999). Handbook of Neuropsychology. (Vol. 3) (Section 5: Memory and Its Disorders; Section 6: Emotional Behavior and Its Disorders). Elsevier.
• Stenberg, R.J. (2008). Psicologia Cognitiva (R. Cataldo Costa Trad). São Paulo, SP: ARTMED.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Cesar Alexis Galera
Lívia Valenti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP