Atividade

91528 - Módulo - Visão sistêmica das organizações.

Período da turma: 20/10/2023 a 20/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: - Planejamento e Gestão Estratégica
Introdução ao pensamento estratégico. Casos de sucesso e insucesso. Os modelos de concepção estratégica: AVAC e Oceano Azul. As estratégias genéricas de Porter e de Treacy e Wierserma. O processo de planejamento estratégico: Escaneamento do ambiente competitivo: as forças externas e os recursos e capacitações. Critérios para o posicionamento estratégico. Fatores críticos para a criação e apropriação de valor. O papel dos ativos complementares. Estabelecimento de um conjunto diferente de atividades.

- Elaboração da Monografia
Noções básicas sobre a concepção e os tipos de pesquisa: concepções sobre pesquisa e os tipos de pesquisa existentes. Procedimentos teórico-metodológicos das pesquisas: encaminhamentos teóricos e práticos do uso de determinados tipos de pesquisas. Organização dos Projetos de pesquisa e trabalho monográfico: itens que com põem projetos e trabalho monográfico e suas funções epistemológicas.

- Ética Empresarial
Objeto e Objetivo da Ética; Conceito de Ética; O Campo da Ética; Fontes das Regras Éticas; Comportamento Ético; Reflexões sobre Equidade de Gênero, Raça e Etnia, Inclusive no Ambiente de Trabalho; Reflexões sobre Direitos Humanos e a Problemática da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; O Código de Ética Profissional; Atuação do Profissional; O Profissional e o Exercício da Profissão; Ética e Qualidade; A Ética e a Lei.

- Liderança e Motivação
Técnicas de Apresentação e Oratória. Multiplicadores de Ensino. Andragogia: método eficaz para treinamento. Importância e estrutura do planejamento de ensino eficaz. O Líder dentro da organização: Habilidades pessoais e sociais direcionadas para Gestão. O Líder em relação com os outros: As Habilidades Sociais.
Gestão de Mudança Mudança e inovação organizacional. Processos de Inovação e Criação de Valor. O processo de Mudança. Mudança Cultural e Aprendizagem Organizacional.

- Gestão de Negócios Internacionais
Introdução (Elementos relevantes para a discussão de comércio internacional e suas tendências; teorias de negócios internacionais). Sistema de comércio internacional. Estatísticas de comércio internacional brasileiro e mundial. O Sistema Multilateral de Comércio (OMC/GATT) e a integração econômica. Organismos multilaterais. Globalização, megamercados e finanças internacionais. Balança comercial. Tarifas e regulações. Política comercial (medidas protecionistas). Defesa Comercial.
Direito Empresarial Direito Economia e Organizações. Relações entre Contabilidade e Direito Comercial. Das preposições: do guarda-livros ao contabilista. Dos princípios gerais de contabilidade e seu reflexo no direito. Da responsabilidade do contabilista Da escrituração, dos livros e de sua exibição e das demonstrações financeiras. Os sujeitos da atividade da empresa e sua relação com a contabilidade. Ato e atividade: aspectos gerais. Elementos dos atos jurídicos - capacidade. Pessoas físicas - comerciante individual e empresário individual. Pessoas jurídicas - sociedades mercantis - registro das empresas mercantis. Responsabilidade ilimitada e limitada - desconsideração da personalidade jurídica. Contratos Empresariais. Sociedades Comerciais. Sociedades não personificadas. Sociedades estrangeiras - comércio internacional. Atos constitutivos das sociedades e suas alterações. Órgãos sociais. A relação patrimônio-pessoa. A contração de obrigações - débito e crédito.

- Análise da Conjuntura Econômica
1. Medidas de atividade econômica e a evolução da economia brasileira de 1970 a 2012:
Medidas de atividade econômica (os indicadores). Evolução do PIB do Brasil de 1970 a 2012. A crise financeira internacional de outubro de 2008 e seus impactos sobre a economia brasileira. Importância dos setores na economia brasileira.
2. Instrumentos de política macroeconômica e seu funcionamento na economia brasileira: Política Fiscal (tributação e gastos do governo). Política Monetária. Política Cambial. Política de Rendas. Política Comercial.
3. Cenários econômicos:Mercado, poder e governo. Políticas macroeconômicas. Desenvolvimento econômico.

- Gestão Tributária
1. A Política Fiscal:A tributação. Os gastos do governo. Os mecanismos de isenção fiscal e de incentivos fiscais. Efeitos da isenção fiscal sobre os preços recebidos.
2. Principais tributos indiretos incidentes nas empresas:
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
(COFINS) e contribuição para o Programa de Integração Social do trabalhador (PIS). Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISQN). Outros tributos.

- Economia de Empresas
Conceitos de Produção e Sistemas de Produção. Rendimento dos Sistemas de Produção. Receitas, Custos e Resultados. Objetivos da Empresa. Modelos Descritivos e Normativos de Sistemas de Operações. Modelos para Empresas de Múltiplos Produtos. Análise das Receitas, Custos e Otimização de Resultados. Políticas de Preços. Análise Econômica da Produção sob Encomenda. Produção Conjunta e sua Modelagem Econômica. Relações entre Margens, Custos e Resultados. Programação Econômica a Longo Prazo. Criação de Novas Unidades de Operações.

- Modelos de Gestão Empresarial
Desafios da Gestão Empresarial: a Tomada de Decisão, O Processo de Solução de Problemas. Diagnóstico Organizacional e suas Ferramentas. Criatividade e Inovação aplicadas ao Planejamento Estratégico e à Sustentabilidade Empresarial. A Administração das organizações - definindo a administração. Eficiência, eficácia e efetividade. Papéis e habilidades do executivo. O processo decisório e a resolução de problemas. O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle. As áreas funcionais da organização.

- Comportamento Organizacional
Estudo do Comportamento Organizacional (modelos e quadros de referência). Comportamento em Equipe. Conflito e Negociação. Comunicação empresarial e Feedback. Liderança. Motivação. Políticas e Práticas de Recursos Humanos. Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Poder e Política (comportamentos éticos). Estrutura, clima e cultura organizacional. Políticas e Práticas de RH.

-Ferramentas e Análise de Dados (Excel)
Algumas funções muito interessantes: Cont.num(), Cont.valores(), Somase(), Somases(), Cont.se(), Cont.ses(), Procv(), Arred(), Arredondar.para.cima(), Arredondar.para.baixo(), Truncar(), Arrumar(),Se E(), Se Ou(), Éerros(). Funções Aninhadas. Formulário. Funções de banco de dados: Bdsoma(), Bd média, BdContar(), Bdcontara(), Bdmax(), Bdmin(), Bdextrair(). Atingir Meta. Formatação condicional. Proteger pastas, planilhas e faixa de células. Subtotais. Consolidar. Validação. Comprimento de texto, Número, Data e Lista. Auditoria. Cenários. Solver. Relatório de Tabela Dinâmica. Listas.
- Técnicas de Comunicação Empresarial
Técnicas de Apresentação e Oratória. Multiplicadores de Ensino. Andragogia: método eficaz para treinamento. Importância e estrutura do planejamento de ensino eficaz. O Líder dentro da organização: Habilidades pessoais e sociais direcionadas para Gestão. O Líder em relação com os outros: As Habilidades Sociais.
- Governança Corporativa
Natureza e os propósitos das organizações. Fundamentação teórica da governança corporativa. Histórico, importância, conceitos, questões centrais e ferramentas de governança corporativa e sua aplicação em diferentes tipos de organizações. Fundamentos de Governança e Ética nos negócios com as práticas de gestão empresarial. Transparência de gestão. Processos de gestão empresarial. Grandes corporações mundiais. Eficiência e eficácia empresarial. Evolução da Governança corporativa no Brasil e tendências. Privatizações nos países desenvolvidos. Reforma dos fundos de pensão. Fusões e aquisições; Desregulamentação e integração dos mercados de capitais.

BIBLIOGRAFIA
Planejamento e Gestão Estratégica CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M.; SILVA, J. D. Os determinantes da sustentabilidade da vantagem competitiva na visão resource-based. Encontro da ANPAD, v. 23, 1999.
CAVALCANTI, C. Sustentabilidade da economia: paradigmas alternativos de realização econômica. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.
FIALHO, F. A. P. et al. Gestão da sustentabilidade na era do conhecimento. Visual Books, 2008. ISBN 8575022245.
LUNENBURG, P. The Decision Making Process. National Forum of Educational Administration and Supervision Journal, 2010. p.1-12.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 535
NETO, C. D.; LONGO, R. M. J. A gestão do conhecimento e a inovação tecnológica. Transformação, v. 13, n. 2, 2001. ISSN 0103-3786.
______. A gestão do conhecimento e a inovação tecnológica. Transformação, v. 13, n. 2, 2001. ISSN 0103-3786.
PEREIRA, H. J. Os novos modelos de gestão: análise e algumas práticas em empresas brasileiras. 1995. 141 (Doutor). Fundação Getúlio Vargas
SADLER-SMITH, E.; SHEFY, E. The intuitive executive: understanding and applying ‘gut feel’in decision-making. The Academy of Management Executive, v. 18, n. 4, p. 76-91, 2004. ISSN 1558-9080.
SHAKER, T. The role of marketing information system on decision-making. International Journal of Business and Social Science, v. 2, n. 3, 2011.
SILVA, L. S. A. D.; QUELHAS, O. L. G. Sustentabilidade empresarial eo impacto no custo de capital próprio das empresas de capital aberto. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 385-395, 2006.
SNOWDEN, D. J.; BOONE, M. E. A leader's framework for decision-making. Harvard business review, v. 85, n. 11, p. 68, 2007. ISSN 0017-8012.
TEDESCO, G. M. I. Metodologia para a elaboração do diagnóstico de um sistema de transportes. 2010.
VITELL, S. J.; NWACHUKWU, S. L.; BARNES, J. H. The effects of culture on ethical decision-making: An application of Hofstede's typology. Journal of Business Ethics, v. 12, n. 10, p. 753-760, 1993. ISSN 0167-4544.
Elaboração da Monografia GIL, Antônio C. Com o elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAKATO S,Eva Maria; MARCO NI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTO S, Glenio Lopes dos; SCHMIDT, Maria Cristina Cezim bra; CANFIELD, Jefferson Thadeu (Orgs.). Normas de apresentação de projeto, trabalho final de graduação, monografia, dissertação e tese. 3. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2001.
Ética Empresarial ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006.
CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006.
GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008.
PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007.
Liderança e Motivação HILL, L. A. Becoming a Manager. Penguin, 1992.
HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: classe mundial. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
SCHEIN, E. Organizational culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, 1985.
Gestão da Mudança FLEURY, A. ; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas. 1995.
FISHER, R. M. Mudança e transformação organizacional. In: Vários autores. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. 147-164.
HAMEL & PRAHALAD. Competindo pelo futuro. Editora Campus. Rio de Janeiro, 1994.
HANDY, C. Trust and the virtual organization, Harvard Business Review. May-june, 1995
HARMON, R. L. Reinventando o negócio. São Paulo: Futura, 1996.
HARVARD BUSINESS REVIEW – O valor da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
KAY, J. Fundamentos do sucesso empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
KOTTER, J. P. Liderando a mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MARCOVITCH, J. Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial. São
Paulo: Futura, 1997.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
O'REILLY,K. W. Gerenciando as Correntezas: como inovar frente às turbulências. São Paulo: Futura. 1997.
THIRY-CHERQUES, H. R. A Rebeldia conservadora: aspectos da resistência à modernização nas organizações brasileiras. Revista de Administração de Empresas da FGV 5(1)30-37:1995.
WOOD JR., T. (Coord.) Mudança Organizacional. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Gestão de Negócios Internacionais BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Além das Fronteiras. O Novo Regionalismo na América Latina. Relatório 2002.
CARBAUGH, R. J. Economia Internacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 587p.
CARVALHO, M.A. de & SILVA, C.R.L. Economia Internacional. Editora Saraiva, 2000
Jank, Marcos S; Junqueira, C. A. A. C. ; Araujo, Leandro Rocha ; Lima, Rodrigo C A . Agricultura. In: Vera Thorstensen; Marcos S Jank. (Org.). O Brasil e os Grandes Temas do Comércio Internacional. 1 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005, v. 1, p. 37-70.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR; FUNCEX. Barreiras às exportações brasileiras, Outubro de 1999, 261p.
THORSTENSEN, V. OMC – As regras do Comércio Internacional e a Rodada de Doha. 1999.
Direito Empresarial ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo. Teoria Geral de Direito Comercial. São Paulo, Ed. Saraiva, 1998.
FRANCO, Vera Helena de Mello. Manual de Direito Comercial. São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 2001. Vol. I.
Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Direito de empresa. Vol. 3. 7ª ed. São Paulo: Saraiva. 2007.
GUSMÃO, Mônica. Curso de Direito Empresarial. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1º volume. 31 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 2012.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 2º volume. 29 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 2012.
Análise da Conjuntura Econômica BACHA, C.J.C.; LIMA, R.A.S. Macroeconômica: teorias e aplicações à economia brasileira. Campinas: Editora Átomo-Alínea, 2006 (principal livro-texto a ser seguido em sala de aula).
BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2. ed. Campinas: Alínea, 2011.
BLANCHARD, Olivier Macroeconomia – Teoria e Política Econômica. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora Pearson/Prentice Hall, 2007.
DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard Macroeconomia. 10a edição São Paulo: McGraw-hill, 2009.
GORDON, R.J.; WILCOX, J.A. Macroeconomia, 7ª edição, Porto Alegre: Bookman, 2000.
Gestão Tributária BACHA, C. J. C. Tributação no agronegócio: análise de seus impactos sobre preços, folha de pagamentos e lucros. Campinas: Alínea, 2009. 110 p.
SICSÚ, João (org.). Arrecadação (De Onde Vem?) e Gastos Públicos (Para Onde Vão?). São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
GIACOMONI, James. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 2002.
GIAMBIAGI, Fabio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
Economia de Empresas Naylor et al., Managerial Economics: Corporate Economics and Strategy. McGrawHill, 1983.
McGuigan, Managerial Economics: Application, Strategy and tactics - South Western 2001.
MILGRON, P. e ROBERTS, J. - Economics, Organization and Management. USA: Prentice Hall, 1992.
PINDYCK, R. S. e RUBINFELD, D. L. - Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.
BRICKLEY J. A. SMITH C. W. e ZIMMERMAN J. L. Managerial economics and organizational architecture. IRWIN. EUA, 1997
Modelos de Gestão Empresarial BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.
BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979.
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração – Vol. I e II. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 2002.
HAMPTON, David R. Administração Contemporânea: teoria, prática e casos. São Paulo: McGraw-Hill, 1992.
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PEREIRA, Anna Maris. Introdução à Administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
Comportamento Organizacional BERGAMINI, C. W. e CODA, R. - Psicodinâmica da Vida Organizacional - Motivação & Liderança. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1990.
DRAKE, R. & SMITH, P. M. - Ciência do Comportamento na Indústria, Editora WcGraw-Hill, São Paulo, 1977.
NADLER, D. A. & HACKAMAN, Jr. & LAWLER, E. - Comportamento Organizacional. Editora Campus, Rio de Janeiro, 1983.
SCHEIN, Edgard - Psicologia Organizacional, Editora Prentice Hall do Brasil Ltda., Rio de Janeiro, 1982.
Ferramentas e análise de dados (Excel) Excel as Your Database (Paul Cornell Jr)
Excel for Scientist and Engineers (E. Joseph Billo)
Excel Data Analysis and Business Modeling (Wayne L. Winston)
Técnicas de Comunicação Empresarial LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.
LOPES, Marilena. Quem tem medo da notícia. São Paulo: Makron, 2000.
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas: na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
YANAZE, Mitsuru H. “Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações” São Paulo: Saraiva, 2007.
Governança Corporativa ANDRADE, A, ROSSETI, J.P. Governança Corporativa, ed. Atlas, 2006.
BEACHAMP, T. & BOWIE, N. Ethical Theory and Business, ed. Prentice Hall, 2001.
BESANKO, D; DRANOVE, D., SHANLEY, M., SCHAEFER, S. A Economia da Estratégia, Bookman, 3 ed. 2006.
CLARKE. T. International corporate Governance. Routledge, NY, 2007.
IBGC. Governança Corporativa em empresas de controle familiar. Saint Paul Institute of Finance, 2006.
MACHADO FILHO, C.A. P. Responsabilidade Social e Governança: O Debate e as implicações. Ed. Thomson, 2006.
SILVEIRA, Alexandre di Micelli. - Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. ed. Elsevier, 2012.
STEINBERG, H. A Dimensão Humana da Governança Corporativa, ed. Gente, 2003.
TIROLE, J. – The Theory of Corporate Finance. Princeton, 2006. (cap 1- Corporate Governance).

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Armando Lourenzo Moreira Junior
Carlos Jose Caetano Bacha
Denise de Moura
Elias Frederico
Gustavo Saad Diniz
Haroldo José Torres da Silva
Humberto Francisco Silva Spolador
João Henrique Mantellatto Rosa
Jose Eurico Possebon Cyrino
José Manuel Baptista Meireles de Sousa
Mateus Cecilio Gerolamo
Vânia Bueno Cury


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP