Atividade

9198 - Espanhol Instrumental II

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. OBJETIVOS GERAIS

O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante um maior desenvolvimento na competência na leitura de textos acadêmicos, principalmente da área de humanidades, tais como resumos e artigos; além de textos do cotidiano, como os de jornal, revistas, sites da internet etc., em língua espanhola. Também visa desenvolver a competência da compreensão de textos orais tais como programas informativos de rádio e televisão, comunicações e palestras, pronunciamentos, filmes, etc.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Desenvolver novas estratégias de leitura que os ajudem na compreensão de textos escritos;
• Ampliar seu conhecimento de vocabulário e de estruturas sintáticas do espanhol;
• Reconhecer os conectores e os usos destes na língua espanhola;
• Desenvolver estratégias de compreensão da oralidade em espanhol;
• Familiarizar-se com as diferentes variedades da língua espanhola no mundo;
• Refletir sobre as diferenças entre a gramática espanhola e a portuguesa.

3. UNIDADES DIDÁTICO-GRAMATICAIS

a) Revisão dos tempos passados do indicativo;
b) Usos do a + objeto direto de pessoa;
c) Futuro perfecto e expressões de probabilidade;
d) Ojalá, quizá, tal vez + subjuntivo;
e) Estilo indireto (informação e ordem);
f) Orações finais;
g) Orações temporais;
h) Orações relativas;
i) Pretérito imperfecto do subjuntivo;
j) Diferenças de usos entre indicativo e subjuntivo;
k) Orações concesivas;
l) Usos do infinitivo (diferenças com o português);
m) Concordância de tempos nas orações subordinadas;
n) Expressões de causa;
o) Perífrases verbais.

4. METODOLOGIA

A partir dos textos autênticos escritos e orais, apresentaremos as estratégias para facilitar a compreensão de leitura e oralidade dos pontos gramaticais que trabalharemos neste segundo estágio do curso. Para fixar os conteúdos vistos em aula os alunos farão exercícios de fixação e de compreensão de textos.
O curso deverá dedicar 50% de sua carga horária para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora e os outros 50% para a compreensão oral.

5. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estão programadas 2 (duas) avaliações – uma parcial e outra final – para a verificação da apreensão dos conteúdos do curso pelos alunos.

6. BIBLIOGRAFIA

1. DICIONÁRIOS E GRAMÁTICAS

1.1.Dicionários bilíngües

Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
Señas. São Paulo: Martins Fontes.

1.2. Dicionários monolíngües
Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones.
Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox.
Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española.

1.3. Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.
1.4. Gramáticas
Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Níveis Elemental, Intermedio e Avanzado).

Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna.

González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.

Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

1.5.Sobre a fonética do espanhol
Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros.


2. SITES DE INTERNET

2.1.Jornais

web.tiscali.it/cubaitalia/prensa/palink.html (contém os endereços de jornais em língua espanhola de toda a América Latina e também dos Estados Unidos)

www.elmundo.es (El Mundo - Espanha)
www.clarin.com (Clarín – Argentina)
www.lanacion.ar (La Nación – Argentina)
www.pagina12.com (Página 12 – Argentina)
www.reforma.com (Reforma – México)
www.eltiempo.com.co (El Tiempo – Colômbia)

2.2. Exercícios e gramática

www.el-castellano.com
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Virtual Cervantes)

2.3. Dicionários on-line

www.rae.es
www.dictionary.com
www.proverbios.com

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Greice de Nobrega e Sousa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP