Atividade

93133 - Criatividade: Comunicação Visual e Direção de Arte

Período da turma: 17/05/2022 a 31/05/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: A disciplina acontece em três momentos:
Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial.
No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil.
No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação.

Objetivos Gerais: Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações.
Familiarizar os alunos com termos como Identidade Visual. Definir os elementos que poderão compor essa identidade: Logotipo, Símbolo e Logomarca.
Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca.
Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica, do ponto de vista da redação e, principalmente, da direção de arte.
Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação.

Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado.

Conteúdo Programático:
-Conceitos e definições da Comunicação Visual.
- Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual
- Possibilidades criativas para o Design da Marca.
- Breve história da propaganda no Brasil.
- O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem.
- A revolução criativa dos anos 60
- Anos 90 : A imagem conta a história.
- A comunicação hoje: As peças vencedoras no festival de Cannes.
-
Estratégias de Ensino-Aprendizagem:
- Aulas expositivas, com participação constante dos alunos.
- Workshop: trabalho prático, desenvolvido em aula, com atendimento aos grupos.
- Apresentação formal das campanhas criadas, com análise e discussão final
- Avaliação/Nota.

Avaliação:
A avaliação individual do aluno acontece na última aula e dependerá de sua participação, junto ao grupo, no desenvolvimento do trabalho proposto/ Workshop.

Cronograma de entrega dos trabalhos:
Até 30 dias após o término do módulo.

Bibliografia:
BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
BARTHES, R. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.
CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
CÉSAR, N. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000.
CRAIG, J. Produção gráfica. São Paulo: Mosaico, 1989.
DONIS, D. A. La sintaxe de la imagem. Barcelona: Gustavo Gili, 1985.
FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher,1982.
FISHEL, C. Como recriar a imagem corporativa. Barcelona: Gustavo Gili, 2003
FRUTIGER, A. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HURLBURT, A. Layout: O design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1086
MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. São Paulo: Ediouro, 2001.
MUNARI, B. Diseño y comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
NIEMEYER, L. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004.
PREDEBOM, J. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e Ensina. São Paulo: Atlas, 1999.
STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 1995.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP