Atividade

93137 - Gestão de Stakeholders

Período da turma: 01/04/2021 a 29/04/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa:
É sabido que um projeto envolve diversos interesses e, para melhorar seu desempenho, é muito importante saber quem são as pessoas ou organizações mais interessadas ou que mais influenciarão seus processos.
Esta disciplina contribuirá para robustecer a ideia de que os stakeholders são essenciais e ativos para a gestão das organizações.
A teoria dos stakeholders emerge na década de 80 para se abordar a necessidade das organizações preocupadas em gerenciar os relacionamentos com indivíduos.
A gestão de stakeholders se constitui em uma variável que influencia a performance de qualquer instituição e neste sentido, é imprescindível que a área seja tratada como estratégica para qualquer organização, sendo ela, privada, pública, terceiro setor e ou sem fins lucrativos.
Compreende a habilidade da organização em identificar quem são seus stakeholders e respectivos interesses, objetivos e capacidade de influenciar a organização, entender os processos que podem ser usados para a organização se relacionar com estes stakeholders e deduzir quais as decisões que melhor permitam alinhar os interesses dos stakeholders com os processos da organização.

Objetivos:
Discutir relação entre a teoria dos stakeholders e sua influência na estratégia empresarial.
Discutir desempenho empresarial sob as óticas da performance social corporativa da performance financeira corporativa
Lançar luz as melhores práticas de gestão praticadas e, por meio de cases de sucesso e, considerando as pesquisas mais recentes, habilitar o aluno a desenvolver estratégias de resultado positivo para influenciar os diferentes públicos ligados a sua organização, internos e externos.

Conteúdo Programático:
Teoria dos stakeholders - O que são? Qual é a importância de identificá-los e como entender seus interesses e seus níveis de influência?
Análise de stakeholders: modelos e mapas
Priorização de stakeholders
Desempenho Empresarial, performance social corporativa e performance financeira
Dimensões da teoria dos stakeholders
Princípios de Gestão de stakeholders
Modelos de Estratégias de stakeholders

Método de Avaliação:
A avaliação dos alunos será através do desenvolvimento de artigo e de trabalhos

Bibliografia:
AGRANOFF, Robert; McGUIRE, Michael. Collaborative public management: new strategies for local governments. Washington: Georgetown University Press, 2003.
BANDEIRA-DE-MELO, R.; MARCON, R.; ALBERTON, A. Teoria Instrumental dos Stakeholders em Ambientes Turbulentos: Uma verificação Empírica Utilizando as Doações Políticas e Sociais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 17 a 21 de setembro de 2005, 29, Brasília. Anais... Brasília, 2005.
BERGER, L. Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. BUTLER, R. W.; WALDBROOK, L. A. A new planning tool: the tourism opportunity spectrum. The Journal of Tourism Studies, vol. 14, n. 1, p. 25-36, may 2003.
CALORI, Roland; BADEN-FULLER, Charles; HUNT, Brian. Managing change at Novotel: back to the future. Longe Range Planning, v. 33, p. 779-804, 2000. Disponível em: Acesso em: 1 out. 2003.
CESPEDES-LORENTE, J.; BURGOS-JIMENEZ, J.; ALVAREZ- -GIL, M. J. Stakeholders environmental influence: an empirical analysis in the spanish hotel industry. Scandinavian Journal of Management, vol. 19, n. 3, pp. 333-358(26), sep. 2003.
CHURCHILL, Gilbert A. Jr. Markerting research. 7. ed. Orlando: The Dryden Press, 1979.
COSTA, B. K, RIBEIRO, M. I, COSTA, F. K. Modelo resultante de análise estratégica na gestão de empresas hoteleiras. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25, Campinas. Anais... Campinas, 2001.
FREEMAN, R. Edward. A stakeholder theory of the modern corporation. In: CLARKSON, Max B.E. (ed.). The corporation and its stakeholders: classic and contemporary readings. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
FREEMAN, R. Edward. Strategic management: a stakeholder approach. Marshfield, Massachusetts: Pitman Publishing, 1984.
FRIEDMAN, Andrew L.; MILES, Samantha. Stakeholder:theory and practice. New York: Oxford Univesity Press, 2006

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Benny Kramer Costa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP