Atividade

93139 - Logística, Operações e Serviços

Período da turma: 02/08/2021 a 26/08/2021

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Descrição: Ementa: Esta disciplina destaca os conceitos fundamentais de logística, operações e serviços, como base para a construção de uma ferramenta de aplicação prática da logística estratégica no mercado, com o intuito de criar valor. Empreender uma visão geral e ampliada dos níveis de serviços em marketing e comunicação, capacitando o aluno ao desenvolvimento de uma visão crítica e contemporânea das organizações prestadoras de serviços.

Objetivos Gerais: Propiciar o entendimento dos principais conceitos de logística, operações e serviços, bem como habilitar para o desenvolvimento de projetos e ações na gestão da logística, da distribuição e de serviços.

Objetivos Específicos: Garantir aos discentes as devidas competências e habilidades para:
Desenvolver o raciocínio analítico tendo como base a cadeia de valor;
Entender os fundamentos e as mudanças contemporâneas no contexto da cadeia de suprimentos;
Destacar os principais conceitos da distribuição no contexto do marketing;
Aplicar os conteúdos de logística e operações para a resolução de um caso concreto;
Compreender o elo entre logística e serviços, do ponto de vista de marketing e comunicação;
Entender as classificações, a linha de visibilidade, o ciclo, os níveis, os momentos da verdade e o conceito de qualidade em serviços e
Habilitar para o desenvolvimento de projetos e gerenciamento de serviços.

Conteúdo Programático
Panorama Geral das Operações de Logística e Cadeia de Suprimentos
Administração dos Canais de Distribuição
Modelos Logísticos de Estocagem, Transporte e Serviços
Operações Logísticas e Modelagens Comerciais
Distribuição Física, Trade e PDV
Gestão do Fluxo de Informação, Cadeia e Sistema de Valor
Eficiência e Eficácia nos Processos Logísticos
Fundamentos, Conceitos e Classificações de Serviços
Panorama Geral dos Serviços
Linha de Visibilidade – front office e back office
Ciclo de Serviços, Momentos da Verdade
Profissionais e Lojas de Serviço
Tecnologia da Informação em Serviços
Qualidade em Serviços
Elementos para Formulação de um Serviço
Projeto e Gerência de Serviços.

Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Aulas expositivas e dialogadas
Apresentação e Discussão de Casos Concretos
Atividades em Grupo para Resolução de Problemas Propostos
GVGO – Grupo de Verbalização x Grupo de Observação (temas críticos)
Aplicação e Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres
Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais

Tipos e Critérios de Avaliação
Freqüência e Participação – 10%
Resolução de Caso de Logística em Grupo – 45%
Projeto de Serviços (desenvolvido por fases, aula-a-aula) – 45%

Resenha crítica de tema do conteúdo programático (específica para cumprimento de carga horária, individual, por aula perdida, somando-se à nota de participação)

Memória de Cálculo da Nota Final:
Nota Caso Logística + Nota Projeto Serviços x 0,9 + (Freqüência x 0,1) = Nota final / 2

Bibliografia
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YANAZE, Mitsuru. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. São Paulo: Saravia, 2007 (Capítulo 16 – Logística: Administrando os Tempos e Espaços do Marketing.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Macir Bernardo de Oliveira


 
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