Atividade

93148 - Simulação de Negócios e Jogos de Empresas

Período da turma: 02/06/2022 a 16/06/2022

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Descrição: Ementa: Gerenciamento de uma empresa – de forma simulada –, onde a equipe é responsável pela tomada de decisões dentro do universo das disciplinas abordadas durante o programa de curso, em um ambiente de mercado simulado, com o objetivo de avaliar e mensurar a eficiência e eficácia das decisões tomadas e os impactos gerados no resultado das operações do negócio, tendo como foco principal as ações de comunicação e marketing.

Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades executivas dos discentes, com ênfase na análise situacional e na tomada de decisão sistêmica em comunicação e marketing.

Objetivos Específicos
• Propiciar ao discente a possibilidade de aprendizagem vivencial
• Desenvolver habilidades e competências para o trabalho em equipe
• Preparar o pós-graduando para a tomada de decisões envolvendo sistemas organizacionais complexos
• Envolver o discente num ambiente de negócios setorizado, com as pressões dele advindas
• Articular as teorias e conceitos apresentados ao longo do curso com as práticas de mercado, demonstrando a amplitude de conhecimentos que deve ser usada no cotidiano organizacional

Conteúdo Programático
1. Apresentação das Regras, Limites e Etapas da Simulação
2. Apresentação/Revisão dos Conceitos Fundamentais
3. Caracterização do Negócio
4. Conhecimento do Ambiente
5. Planejamento das Etapas e Tomada de Decisão
6. Apresentação Parcial dos Resultados
7. Feedback, Controle e Novas Decisões
8. Avaliação e Análise Final

Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Aulas expositivas e dialogadas
Apresentação e Discussão do Material Impresso e Digital
Atividades em Grupo para Resolução dos Problemas Propostos na Simulação
Aplicação e Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres, em função do Ambiente Simulado
Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais e Impressos

Tipos e Critérios de Avaliação
Presença física: 15%
Relacionamento inter-equipe: 10%
Moderador e Negociadores: 15%
Amplitude das decisões: 20%
Coerência com as informações: 20%
Resultados obtidos: 20%

Bibliografia:
CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisas em economia. São Paulo: Atlas, 1988.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. 7a edição. São Paulo: Habra, 2.002.
GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995.
KIRBY, Andy. 150 jogos de treinamento. São Paulo: T&D Editora, 1995.
KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
NAGLE, Thomas & HOLDEN, Reed. Estratégias e Táticas de Preços: Um Guia para Decisões Lucrativas. São Paulo: Pearson, 2003.
Naresh K. Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2002
ROUCO, Juan José M. A estratégia lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores de voluntariado empresarial. Minas: Peirópolis, 2003.
SHIMIZU, Tamio. Decisão nas organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
STANTON, William & SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. 10ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
YANAZE, Mitsuru. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. Saraiva, 2007.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Leandro Key Higuchi Yanaze


 
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