Atividade

93149 - Teorias da Comunicação

Período da turma: 17/11/2020 a 26/11/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina: Teorias da Comunicação


Ementa: A presença generalizada dos meios de comunicação social por toda sociedade contemporânea é hoje fonte fundamental para se entender o tecido social que vem sendo constituído. A presença da comunicação no interior das organizações também reflete perspectivas dessa comunicação social mais ampla e toma formas concretas que igualmente marcam o tecido relacional da cultura organizacional. A presente disciplina busca aprofundar os componentes teóricos explicativos sobre comunicação identificando como o mundo simbólico que rege a construção de sentidos em comunicação é parte integrante da gestão de processos organizacionais de modo cada vez mais intenso e dentro de padrões de atualizações constantes.

Objetivos: Propiciar ao aluno uma visão crítica das posturas disponíveis no estudo do lugar social dos meios de comunicação na sociedade contemporânea
Propiciar ao aluno uma visão crítica de como o processo social mais amplo da comunicação se realiza no interior de empresas e organizações
Propiciar ao aluno instrumentos de análise crítica da interação contemporânea entre o processo comunicacional interno à empresa e o que se realiza na sociedade mais ampla

Conteúdo Programático
A comunicação no contexto da sociedade moderna
Teorias Fundadoras: A sociedade dos efeitos
O funcionalismo norte americano e sua influencia na comunicação organizacional
A vertente teórica da relação entre comunicação e poder – a ideologia
A perspectiva cultural – a organização, a identidade e a pluralidade cultural
Comunicação e sociedade:
A manipulação coletiva dos meios
As práticas culturais estruturantes
O espaço público e a gestão simbólica de processos organizacionais
As possibilidades do Espaço público mediático
As perspectivas da pós-modernidade e a comunicação no contexto das organizações

Metodologia
a) aulas expositivas; b) grupos de debates de textos, c) produção de textos.

AVALIAÇÃO
Presença e participação em sala de aula.
Dois textos: um ao término de cada Unidade: temas e características serão detalhados na oportunidade.

Bibliografia
ADORNO, HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985. p.113-157.
ADORNO, T. A indústria cultural. In: Gabriel Cohn :Comunicação e indústria cultural. S.P.Cia. Ed. Nacional,. 1971.(p.287/295)
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D'água, 1991
CANCLINI, Nestor Garcia. O consumo serve para pensar. In: CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1995. p51-69.
CASTELLS,Manuel.A galáxia da Internet.Jorge Zahar ed. R.J.2003 (pág.98/113)
CASTELLS,Manuel.Communication,Power and Counter-power in the network society.International Journal of communication 1,2007(pag.238/266).
CASTELS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. Ed. Fundação Perseu Abramo, SP. 2006.
COHEN, Percy S. Teoria Social Moderna. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1970.
COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. Edusp, S.Paulo.
COLETIVO NTC. Pensar e Pulsar. São Paulo, Ed. NTC (ECA), 1996.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Ed. Contraponto, RJ. 1997.
DEBRAY, Regis. Vida e Morte da Imagem. Ed. Vozes, Petropólis.
DIZARD JR., Wilson. A nova mídia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000.
DURAND, Gilbert. A imaginação Simbólica. Ed. Cultrix, SP.
FLORIS, Bernard. La communication Manageriale. PUG, França.
FLUSSER,V.O que é comunicação.in:Flusser.V.O mundo codificado.S.P.Cosac Naif.2007.(pág.88/100).
FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1986.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Ed. Tempo Universitário, RJ. 1984.
HALL, Sruart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, Ed. DP e A, 1999.
HALL, Stuart. Da diáspora, identidades e mediações culturais. Ed. Humanitas, Belo Horizonte, MG. 2003.
HALL,Stuart .Quem precisa de identidade? IN: SILVA,Tomaz T.(org.)Identidade e diferença Petrópolis,Ed.Vozes.2000.
HARDT, M. e NEGRI, A. Império Ed. Record, RJ. e SP. 2004.
HARDT, M. e NEGRI, A. Multidão Ed. Record, RJ. e SP. 2005.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Ed. EDUSC, Bauru, SP. 2001.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna.R.J. Jorge Zahar Ed. 1997.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre. Ed. Sulina,2002.
LEMOS,A.e LEVY,P.O futuro da internet.SP.Ed.Paulus. 2010.(Tema V. pág.35/50 e Tema VI. (pág.05/113))
LEVY, Pierre. A emergência do ciberespaço e as mutações culturais. Paper.
LIPOVESTSKY, G. Os tempos hipermodernos. S.P.Ed.Bararolla,.2004
LYON,D.Pós-modernidade.SP.Ed.Paulus.1998 (pág.9/83).
MARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade Tecnológica. Ed. Scipione.
MARTIN BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1997.
MARTIN-BARBERO, J. e REY, G. Os exercícios do ver. Ed. Senac, SP. 2001.
MARTIN-BARBERO,J. Comunicação e cidade: Entre meios e medos.Rev.Novos Olhares n.20/ECA-USP.SP.2007.(04/09)
MCLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo, Ed. Cultrix, 1969.
McLUHAN, S. e STAINES, D(org). McLuhan por McLuhan, Ediouro, SP. 2005
MEHL, Dominique. La vida pública privada. In: MASSON, Dayan (org). Espacios públicos imagenes. Barcelona, Gedisa, 1996.
MIEGE, Bernard. O pensamento comunicacional. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2000.
NAISBITT, John Naisbitt. Macrotendências. Ed. Presença, Lisboa.
NASSAR, Paulo. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. in DiFELICE,Massimo. Do publico para as redes.SPaulo.Difusão Editora.2008.
NOVELLI, Ana Lúcia C.R.Esfera publica interna às organizações:um desafio para as relações publicas.In:Barros,Antonio e outros (orgs.)Comunicação ,Discursos,Praticas e tendências Editora Rideel/UniCeub/Brasilia.DF. 2001(pag.199/209).
ORTIZ, Renato. Mundialização da Cultura. Ed. Brasiliense, SP.
PARENTE, André (org). As tramas da rede. Ed Porto Alegre, RS.Ed.Sulina.2004
POLISTCHUK, Ilana e TRINTA Aluizio Ramos. Teorias da Comunicação. R.J.Editora Campus,. 2003 (Tema I,pags.13/54); (Tema II,págs.55/108 e 134/14); (Tema III,págs.109/128), (TemaIV,págs.128/134)
PRADO, José Luis Aidar (org). Crítica das práticas mediáticas. Hacker Ed. SP. 2002.
PROENÇA FILHO, Domício. Pós-Modernismo e literatura. São Paulo, Ed. Ática, 1988. p.34-39.
RUDIGER, Francisco. Introdução à teoria da comunicação. São Paulo Edicon, 1998. p. 50-66
RUIZ, Castor M. M. Bartolomé. Os paradoxos do imaginário. São Leopoldo, Ed. Unisinos, 2003. Coleção Focus.
SANTAELLA,Lucia.Culturas e artes do pós-humano:da cultura das mídias à cibercultura. S.Paulo.Ed.Paulus.SP.2003.(pag.181/207).
SENNET,Richard A cultura do novo capitalismo.Ed.Record,S.P.2006
SERRES, Michel. O começo de uma outra humanidade. Ed. Bertrand Brasil. R J. 2003.
SFEZ, Lucien. Crítica da Comunicação. Ed. Loyola, SP.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. Ed. Relume Dumara, RJ. 2002.
SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário Ed. Sulina, Porto Alegre, RS. 2006.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis. Petropolis Ed. Vozes, RJ. 2006.
SOUSA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. Ed. Brasiliense, SP.
SOUSA, Mauro Wilton. Novas linguagens. São Paulo, Editora Salesiana, 2001.
SOUSA, Mauro Wilton. O lugar social da comunicação mediática. In: Cadernos de educomunicação, nº 1. São Paulo, NCE/ECA-USP, 2001.
THOMPSON, John B. . A Transformação da visibilidade. In: A mídia e a modernidade. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999. p109-135.
THOMPSON,J.B.- A mídia e modernidade.Petropólis.Ed.Vozes.1998.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa, Ed. Presença, 1987.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Mauro Wilton de Sousa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP