Atividade

93369 - Determinantes e condicionantes da vida das crianças de 0 a 3 anos que podem impactar no desenvolvimento infantil V

Data da turma: 24/03/2020

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Descrição: CURSO DE DIFUSÃO

A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA


APRESENTAÇÃO:

Com curta e média duração, os cursos de difusão são ideais para quem quer rever sua prática profissional. Têm foco na aplicação prática e no desenvolvimento de habilidades para atuação no dia a dia. São também boas oportunidades para compartilhar conhecimento, trocar experiências com quem está atuando no mercado e fomentar o networking. A atuação em programas voltados para a primeira infância representa uma importante área no Brasil e no mundo todo. e inclui a identificação de necessidades das famílias relacionadas à parentalidade, o projeto terapêutico de cuidado e o monitoramento de crianças, pais e suas famílias, concomitantemente com trabalho da equipe intersetorial, em um território concreto. Pensando nesta atuação, o Curso de Difusão A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA propõe uma introdução à área, de maneira a possibilitar a compreensão da primeiríssima infância (período que vai da gestação aos 3 anos) como um período crucial para o desenvolvimento infantil e para a diminuição das iniquidades sociais e em saúde. Assim, prover apoio aos pais e a família para o desenvolvimento de uma parentalidade positiva é uma tarefa primordial e um grande desafio para os profissionais da saúde.

OBJETIVO:
O objetivo deste curso é instrumentalizar para o cuidado à primeira infância, no que tange ao fortalecimento da parentalidade positiva, a partir da apresentação das bases teórico conceituais do programa “JOVENS MÃES CUIDADORAS”.

CONTEÚDO:
• Determinantes e condicionantes da vida das crianças de 0 a 3 anos que podem impactar no seu desenvolvimento infantil;
• Referenciais teórico e metodológicos para promover a parentalidade positiva;
• Tecnologias de cuidado que contribuam para a efetivação de boas práticas parentais, encaminhando para a construção de vínculos afetivos e práticas de cuidado responsivo.


BIBLIOGRAFIA:

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17 - PINHEIRO, DENISE GONÇALVES MOURA. Validação de conteúdo de um programa de visita domiciliar para a díade- mãe-criança. Tese (Doutorado Escola de Enfermagem), Universidade São Paulo, São Paulo, 2016.
18 – LINHARES, M.B.M., MELO D.F., CHIESA A.M., LERNER R., OLIVEIRA R.C. (redação). Visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância. Estudo n. 4. Comitê Científico do Núcleo Ciência pela infância – organizador. 1. ed. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - FMCSV, 2018. São Paulo. (Série Estudos do Comitê Científico – NCPI; 4).

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Lislaine Aparecida Fracolli


 
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