Atividade

93400 - Desenvolvimento de produtos e elaboração de plano de negócios

Período da turma: 16/03/2020 a 15/12/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Capacitar o profissional a desenvolver produtos com atributos da qualidade que valorizem indicação geográfica e práticas tradicionais, com enfoque específico em modelos franceses. Para tanto, o programa da disciplina abrange os seguinte tópicos: Desenvolvimento de produtos com base em atributos específicos, como denominação de origem e de “terroir”. Análise qualitativa de produtos provenientes da França. Desenvolvimento e adaptação de formulações francesas para o público brasileiro. Abordagem sobre estratégias para garantir garantia de origem: selos de qualidade, marcas regionais. Estudo exploratório de oportunidade e viabilidade. Estudos de mercado e com consumidores. Concepção de produtos alimentícios: formulação, embalagens, teste com produtos, modelo de negócio, plano de ação comercial. Análise comparativa de legislação brasileira e francesa. Os estudos serão co-supervisionados por docentes de instituições francesas que mantém convênio com a unidade.

Bibliografia:
BECKLEY, J. H. et al. Accelerating new food product design and development. Ames, Iowa : Blackwell Pub, 2007. 377 p.
FULLER, G. W. New food product development : from concept to marketplace. Boca Raton, Fla : CRC Press, c2005. 388 p.
JONGEN, W.M.F.; MEULENBERG, M.T.G. Innovation in agri-food systems: product quality and consumer. Wageningen: Wageningen Publishers, 2005. 399 s.
MOSKOWITZ, H. R; SAGUY, I. S.; STRAUS, T. An integrated approach to new food product development. Boca Raton : CRC Press, 2009. 479 p.

Carga Horária:

132 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 5
 
Ministrantes: Antonio Sampaio Baptista


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP