Atividade

93538 - Estágio: Rede de Atenção Psicossocial II

Período:
Terça 8:00 às 18:00
Quarta 8:00 às 20:00
Quinta 8:00 às 14:00
Sexta 8:00 às 18:00
 
Descrição: Objetivo Geral:
Considerando a importância da formação centrada na atuação profissional no Sistema Único de Saúde, com vistas à qualificação das equipes, a prática profissional colaborativa e o fortalecimento dos serviços do SUS, objetiva-se que os residentes possam ter a vivência prática em diversificados pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, a fim de que desenvolvam ações nas diversas equipes que possam fortalecer a integração entre os diferentes pontos de atenção para atender as pessoas com demandas decorrentes do consumo de álcool, crack e outras drogas.
Processo de Avaliação e Média Final: o estágio deve contemplar o cumprimento integral de 1152 horas. O residente deve ter nota mínima 7,00 em cada um dos semestres avaliados e cumprimento de 100% da carga horária.

Bibliografia Básica:
Brasil. Ministério da Saúde. Legislação em Saúde Mental, 1990-2002. 3 4ª ed. Brasília, 2002. Série E. Legislação de Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas/ Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Coordenação Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde; 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27).
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.176 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39)
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Equipe de referência e apoio matricial / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
Brasil. PORTARIA Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil. PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
NIEL, M.; SILVEIRA, D. X. (Orgs). Drogas e redução de danos: uma cartilha para profissionais de saúde. São Paulo, 2008.

Carga Horária:

1152 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Ana Lucia Marinho Marques
Elisabete Ferreira Mângia
José Gilberto Prates
Mariana Verpa Sanches
Melissa Tieko Muramoto
Raquel Susan Evangelista Alves
Roberta Auxiliadora Mendo Cerqueira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP