Atividade

93549 - Religiosidade e Espiritualidade

Período da turma: 01/08/2020 a 12/12/2020

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Descrição: 1.1. Ementa: Capacitar o aluno com base em conhecimentos científicos e práticos a compreender os clientes nos aspectos relacionados a sua religiosidade e espiritualidade no processo de saúde/doença psíquica.
Discutir os principais quadros psicopatológicos nos diversos cenários de atendimento da Saúde Mental, com foco na formação do profissional exposto neste ambiente hospitalar com diversas crenças religiosas e níveis diferentes de espiritualização.

1.2. Objetivos Propiciar aos profissionais que lidam com a saúde mental, conhecimentos para compreender o cliente nas relações entre religiosidade/espiritualidade (R/E) dentro da sua área de atuação, além disso apresentar perspectivas atuais, com base na Organização mundial de saúde sobre o assunto. Instrumentalizar os alunos para identificação e diferenciação entre experiências saudáveis e patológicas que envolvam religiosidade/espiritualidade.

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Identificar e atender qualquer situação que envolva conflitos relacionados a religiosidade/espiritualidade com criticidade e propriedade de especialista.
Descrever sinais e sintomas apresentado pelos clientes em atendimento de forma mais criteriosa.


1.2. .3. Conteúdo Programático: Será apresentado e discutido em sala de aula:
1) Panorama do Atendimento considerando as diversas religiões existentes atualmente e o respeito que se espera dos profissionais quanto aos cultos individuais dos clientes.
2)``Filme com documentário sobre A História de Deus ( Story of God) produção presidida por Morgan Freeman, co-produzida e distribuída mundialmente pela National Geographic Channel, que explora as diversas crenças e religiões, proporcionando material farto para discussão sobre o tema, Conceito de religiosidade e espiritualidade e Intervenção, Conceito de abordagem psiquiátrica.
3) Os principais conflitos relacionados ao tema religiosidade relacionados aos quadros psiquiátricos Também discutiremos abordagem terapêutica da equipe de atendimento.



1.3 Metodologia de Ensino: Será usado como estratégia de ensino aula expositiva, dialogada com momentos para debate a temática em exposição.
Também dramatizaremos situações de conflitos onde o tema crença religiosa esta presente na abordagem psiquiátrica onde os participantes terão oportunidade de atuar como mediadores, e no final de cada prática faremos uma reflexão do atendimento.




Tipos de Avaliação: A avaliação acontecerá por analise do professor em relação a participação do aluno durante as aulas contabilizando no máximo três pontos(3,0) para os que tiverem representatividade nas discussões.
Também terá avaliação de entendimento do conteúdo dado através de prova escrita em grupo com nota de 0 a 7,0 pontos.


1.4 Recursos Didáticos: Data show, quadro-branco com caneta piloto, DVD para apresentação de cenas de filmes sobre a temática e textos para leitura antecipada, a aula.

1.5. Critérios para Avaliação:
1. Participação na aula com discussões sobre a temática em exposição nota de 0 a 3,0 pontos.
2. Avaliação de aprendizado por meio de prova escrita em grupo nota de 0 a 7,0 pontos.
3. Para os alunos que não conseguirem ficar até o final do dia, os mesmos farão a prova em data oportuna de acordo com os critérios do CEEN.



1.5 Indicações Bibliográficas:

1. ALMEIDA, Alexander Moreira de ; LOTUFO NETO, F. ; Koenig, H. G. . Religiousness and mental health: a review. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo) , v. 28, p. 242-250, 2006.
2. FLECK, M.P.A.; et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Rev. Saúde Pública, 33 (2): 198-205, 1999. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2011.
3. BOFF, L. Saber cuidar: Ética do humano- compaixão pela terra. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2008, p. 33.
4. KOENING; H.G. Espiritualidade no cuidado com o paciente: por quê, como, quando e o quê. FE Editora Jornalística Ltda., São Paulo, SP, 2005, p. 18-29. KOERICH, M. S.,et al. Sistematização da assistência: aproximando o saber acadêmico, o saber-fazer e o legislar em saúde. Acta Paul Enferm., 2007;20(4):446-51. Disponível em : < http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n4/09.pdf> Acesso em: 23 out. 2011.
5. LOTUFO NETO, F.. Religious Influences on Psychotherapy in Brazil. The Healing Power of Spirituality How Faith Humans Trive. Santa Barbara , Califórnia: ABC CLIO, LLC, 2010, v. 3, p. 193-206.
6. LOTUFO JR, Z. ; LOTUFO NETO, F. . Healthy Religiosity That Generates Illness. The Healing Power of Spirituality How Faith Helps Humans Thrive. Santa Barbara, Califórnia: ABC-CLIO, LLC, 2010, v. 2, p. 288-302.
7. LOTUFO NETO, F.. Psicopatologia e Cultura: Práticas psicoterápicas e Religiões no Brasil.. In: Adriano c. T. Rodrigues (... at.). (Org.). Psicopatologia conceitual. 1ed.São Paulo: Roca, 2012, v. , p. 131-144.
8. LOTUFO NETO, F.; LOTUFO JR, Z. ; GOUVEA, R. Q. . Compassion in a competitive culture.. The psychology of compassion and and cruelty. Understanding emotional, spiritual and religious influences.. 72ed.Santa Barbara, California: In Plante TG, 2015, v. 2, p. 1-59.
9. LUCCHETTI, G; ALMEIDA, L. G. C.; GRANERO, A. L. Espiritualidade no paciente em diálise: o nefrologista deve abordar. J. Bras. Nefrol., 2010; 32 (1): 128-132. Disponível em: < http:www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-28002010000100020& script=sci_arttext >. Acesso em: 02 jul. 2011.
10. MOREIRA-ALMEIDA A, et al. Envolvimento Religioso e fatores sociodemográficos: resultados de um levantamento nacional no Brasil. Revista de Psiquiatria Clínica, 2010;37(1):12-5. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rpc/v37n1/a03v 37n1.pdf >. Acesso em: 09 abr. 2011.
11. MOREIRA-ALMEIDA, A. Mitos históricos sobre a relação entre ciência e religião. Revista de Psiquiatria Clinica, 2009; 36 (6): 252-3. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S0101-60832009000600006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 09 abr. 2011.
12. MOREIRA-ALMEIDA, A. O crescente impacto das publicações em espiritualidade e saúde e o papel da Revista de Psiquiatria Clínica. Revista de Psiquiatria Clínica. 2010; 37(2):41-2. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rpc/ v37n2/a01v37n2.pdf >. Acesso em: 09 abr. 2011.
13. PERES, M. F. P. et al. A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos. Revista de Psiquiatria Clínica, 34, supl 1; 82-87, 2007. Disponível em: < http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/s1/ 82.html >. Acesso em 09 jun. 2011.
14. SANCHEZ, Z. M.; NAPPO, S. A. A religiosidade, a espiritualidade e o consumo de drogas. Revista de Psiquiatria Clínica 34, supl 1; 73-81, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2011.
15. SILVA, C. M. C.; et al. A Teoria do Cuidado Transpessoal na Enfermagem: análise segundo Meleis. Cogitari Enferm, Jul/Set, 15(3), pg 548-51, 2010. Disponível em: < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitari/article/view/18902/12 210>. Acesso em: 02 nov. 2011.
16. STOPPA, A.; MOREIRA-ALMEIDA, A. Saúde e Espiritualidade: uma nova visão da medicina. Cap. 20, Religiosidade e saúde, Mauro Ivan Salgado & Gilson Freire (Orgs.), Belo Horizonte: Inede, 2008, pp.: 427-443. Disponível em:. Acesso em> 09 jun. 2011.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Francisco Lotufo Neto
Luana Prado Figueredo
Sergio Augusto Bueno Brandão


 
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