Atividade

93552 - Seminário de Área Profissional I - Estado da arte e competências específicas em saúde mental - Serviço Social

Período:
Sábado 10:00 às 12:00
 
Descrição: Objetivos:
Introduzir o aluno ao estudo do estado da arte e competências específicas no cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas;
Desenvolver por meio de estudo bibliográfico as bases que sustentam a prática clínica em álcool e drogas para cada núcleo profissional.
Discutir a interação das proposições de ética profissional presentes em cada uma das áreas envolvidas no trabalho interprofissional em saúde mental.

Bibliografia básica
Silveira DX; Moreira FG (orgs). Panorama Atual de Drogas e Dependências. São Paulo: Atheneu; 2006.

Andrade AG, Anthony JC, Silveira CM. Álcool e suas Consequências: Uma Abordagem Multiconceitual. 1. ed. Barueri: Editora Manole; 2009.

Saraceno B. Libertando Identidades. Da reabilitação Psicossocial à cidadania possível, Belo Horizonte: Instituto Franco Basaglia/ TeCorá; 1999. (Cap. 1,2,3 e 6)

Thornicroft, G.; Tansela, M. Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária (Tradução: Melissa Muramoto). Barueri: Ed. Manole; 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. SVS/CN-DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas/ Ministério da Saúde. 2.ed. rev. ampl.– Brasília:Ministério da Saúde, 2004.


Artigos em periódicos nacionais e internacionais

Carga Horária:

58 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Isabel Bernardes Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP