Atividade

93569 - Seminários: Cuidado em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas/ Trabalho em Equipe Interprofissional

Período:
Segunda 14:00 às 16:00
 
Descrição: Objetivo
Introduzir o aluno aos referenciais teórico-práticos que orientam o trabalho colaborativo interprofissional nas Redes de Atenção á saúde do SUS.

Conteúdo programático:

1. As redes de serviços de saúde mental comunitária: atenção básica, atenção secundária, demais serviços e ações intersetoriais,propostos pelo Sistema Único de Saúde;
2. O trabalho em equipe interprofissional e Atenção Psicossocial;
3. .Ações e construção de perfis profissionais em saúde mental comunitária: assistência, gestão, matriciamento, etc


Bibliografia básica

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Equipe de referência e apoio matricial / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Brasil. PORTARIA Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Campos GWS, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública: Rio de Janeiro, 23(2): 399-4-7, fev.; 2007.

Merhy, EE. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência, disponível em http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/

Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia, Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9 103. www.fsp.usp.br/rsp

Thornicroft G; Tansela M. Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária (Tradução: Melissa Muramoto). Barueri: Ed. Manole; 2009.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Ana Lucia Marinho Marques
Elisabete Ferreira Mângia
Helton Alves de Lima
Isabel Bernardes Ferreira
José Gilberto Prates
Leon de Souza Lobo Garcia
Lívia Bustamante van Wijk
Mariana Verpa Sanches


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP