Atividade

93571 - Fundamentos para o uso racional de medicamentos (EAD) - 2020

Período da turma: 16/03/2020 a 08/06/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Introdução

A Farmacoterapia tem um papel importante na prevenção, manutenção e recuperação da saúde e contribui para a melhora da qualidade e da expectativa de vida da população. O constante progresso das ciências da saúde tem possibilitado a introdução de novos compostos para a prevenção e tratamento de doenças que eram consideradas incuráveis no passado. Contudo, a prescrição e utilização impróprias de medicamentos constituem uma das principais causas de complicações à saúde, além de prejuízos econômicos e sociais.
A despeito dos esforços do Ministério da Saúde e da abrangência do Sistema Único de Saúde, de nada adianta ao paciente um adequado diagnóstico se os medicamentos prescritos não forem utilizados de forma correta. Assim, mais de 10% dos custos despendidos na saúde do brasileiro são gastos em medicamentos, e isto seria um valor modesto, se atingidos os objetivos terapêuticos desejados.
Observa-se em nosso país que muitos dos pacientes atendidos nas Farmácias Comunitárias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF), e mesmo aqueles após alta hospitalar, retornam doentes devido à má utilização dos medicamentos prescritos ou devido a efeitos adversos decorrentes da medicação. Estima-se em mais de 50% os que retornam com o mesmo problema, do total de pacientes atendidos.
Trabalhos científicos publicados em conceituadas revistas de saúde indicam que doenças decorrentes da má utilização de medicamentos representam de 3 a 4% das internações graves em hospitais terciários.
O Uso Racional de Medicamentos (URM) é a atitude que permite ao paciente receber medicação apropriada à sua situação clínica, nas doses adequadas às suas necessidades individuais, pelo tempo necessário e ao menor custo possível.
O URM tem como objetivo maximizar a atividade terapêutica, minimizar os riscos para o paciente e evitar custos desnecessários, melhorando a qualidade de vida da população.
Sendo assim, o URM pode reduzir os custos com a saúde, diminuindo as internações, o tempo de permanência hospitalar e prevenindo procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.
O URM se inicia durante a prescrição médica simultânea à análise da situação geral e das necessidades particulares do paciente. Deste modo, os profissionais da saúde devem dispor das informações clínicas sobre o estado geral do paciente e de todo o seu histórico farmacoterapêutico. Essas informações serão utilizadas na escolha da medicação adequada e no acompanhamento do paciente durante todo seu tratamento.
Assim, a utilização de medicamentos desde sua prescrição, dispensação, administração e acompanhamento do paciente exige a integração dos profissionais da equipe de saúde, objetivando, em cada intervenção, o melhor resultado terapêutico através do URM.
Para exercer esta atividade torna-se necessária a formação adequada dos profissionais da área da saúde, que se inicia na graduação e se estende à realização de estágios supervisionados, cursos de especialização, cursos de extensão e outras atividades afins.

Objetivo

Oferecer a profissionais e estudantes da área médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem que atuam na prescrição, dispensação e administração de medicamentos, os fundamentos básicos para o exercício do Uso Racional de Medicamentos.
O Curso de Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos já vem sendo oferecido na forma presencial desde 2010. A possibilidade de atingir um público maior, especialmente de áreas remotas do país, culminou nesta proposta de adaptá-lo para a modalidade a distância (EaD).

Estrutura Básica do Curso

O Curso será a distância e constará de 13 temas que serão apresentados semanalmente, completando o período total de 13 semanas. O ambiente virtual de aprendizagem será a Plataforma Moodle.
O material do curso será composto por: 1) vídeo introdutório de cada tema com aproximadamente 50 minutos; 2) Power Point das aulas com aproximadamente 60 slides/aula; 3) material bibliográfico sobre os temas apresentados; 4) questões de múltipla escolha para avaliar o aproveitamento do aluno.

Avaliação

Todo o material referente a cada tema abordado ficará disponível aos alunos durante uma semana, período no qual a resolução dos testes deverá ser completada.
No final de cada semana, os testes serão avaliados e haverá devolutiva com explicações sobre a resolução dos mesmos.
Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem aproveitamento em 70% dos testes e participação em 85% das aulas.

Carga horária

Estão previstas 4 horas de atividades semanais, totalizando 52 horas para realização do curso.

Cronograma do Curso

Períodos Temas
1ª Semana Introdução ao Uso Racional de Medicamentos
2ª Semana Farmacoepidemiologia
3ª Semana Farmacovigilância
4ª Semana Farmacogenômica
5ª Semana Farmacoeconomia
6ª Semana Farmacocinética Clínica
7ª Semana Interações Medicamentosas
8ª Semana Uso Racional de Medicamentos na Gestação e Lactação
9ª Semana Uso Racional de Medicamentos em Pediatria
10ª Semana Uso Racional de Medicamentos em Idosos
11ª Semana Uso Racional de Medicamentos em Obesos
12ª Semana Uso Racional de Medicamentos na Insuficiência Renal
13ª Semana Uso Racional de Medicamentos na Insuficiência Hepática

Professor Responsável

Prof. Dr. Cristóforo Scavone - Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP)

Professor Ministrante

Prof. Dr. Moacyr L. Aizenstein - Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP)

Bibliografia

Aizenstein ML – Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos 3ª edição, 2016. Elsevier, Brasil.
Avorn J.- Teaching clinicians about drugs - 50 years later, whose job is it? N Engl J Med 2011 March 31; 364(13): 1185.
Cipolle CL et al. - Consistent standarts in medication use: the need to care for patients from research to practice. J Am Pharm Assoc 2006, 46:205.
Oates JA- The science of drug therapy In: Brunton LL, Lazo JS, Parker KL eds. Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics 11ed. New York McGraw-Hill 2006: 117.

Carga Horária:

52 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Moacyr Luiz Aizenstein


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP