93591 - Mercado e Marketing em Comunicação Digital |
Período da turma: | 11/05/2021 a 13/05/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e do marketing das organizações e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, a disciplina chega ao processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea. Objetivos Gerais: São objetivos finais da disciplina que os alunos tenham contato com os principais pontos teóricos sobre os impactos sociais das tecnologias digitais obtendo embasamento para o desenvolvimento de um plano de comunicação digital eficiente e que aproveite e otimize todos os recursos em vista às diretrizes de marketing e comunicação da organização. Conteúdo Programático Aspectos teóricos da comunicação digital Comunicação digital nas organizações Planejamento da comunicação digital Orientação para os trabalhos em grupo Bibliografia: ABRAHAMSON, Eric. Mudança Organizacional. São Paulo: Ed. M. Books Brasil, 2006. CABRAL, S. Arnaldo; TAKASHI, Yoneyana. Economia Digital. São Paulo: Atlas 2006. CAMARGO, Luiz F. Impacto Digital. São Paulo: Ed. Negocio, 2001. DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Ed. Nobel, 2004. FELICE, M.; CUTOLO, J.; YANAZE, L. K. H. . Redes digitais e sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação. 1. Ed. São Paulo: Annablume, 2012. v. 1. 218p . HARVARD BUSINESS REVIEW. Comunicação eficaz na empresa. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999. HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança social. São Paulo: 1994. PORTER, Michael Montegomery. Estratégia a Busca da Vantagem Competitiva Rio de Janeiro: Ed.Campus, 4º edição, 1998 . RIFKIN J. A era do Acesso. São Paulo: Ed. Pearson, 2004. SILVA, Sergio da Luiz. Informação e Competitividade: a Contextualização da Gestão do Conhecimento nos Processos Organizacionais. Revista Ciência da Informação. Brasília, v.31, n.2, 2002. STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004. TAPSCOOT, Don.. A Empresa Transparente. São Paulo: Ed. Makron Books, 2006. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Leandro Key Higuchi Yanaze |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |