Atividade

93592 - Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração

Período da turma: 18/05/2021 a 08/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Finanças em Comunicação e Marketing possibilitará ao aluno utilizar-se do ferramental adequado tanto no raciocínio lógico matemático quanto no raciocínio abstrato cultural para a clara demonstração da viabilidade econômica, financeira e mercadológica de seus projetos em Comunicação e Marketing.

Objetivos Gerais:
1. Auxiliar na capacitação dos alunos para o exercício da gestão econômica e financeira das iniciativas de comunicação e marketing nas organizações.
2. Divulgar os benefícios do emprego da lógica numérica. Desmistificar as barreiras e analisar demonstrativamente a importância do processo de avaliação objetiva (valoração) dos investimentos nos processos de Comunicação e Marketing nas empresas
3. Revisar os conceitos básicos de Marketing, envolvendo Propaganda, Promoções de Vendas, Relações, e os de Finanças, permeando Contabilidade de Custos, Contabilidade Geral, Tesouraria e Análise de Investimentos, demonstrando o caráter interdisciplinar de um Projeto de Comunicações.

Conteúdo Programático:
Fluxograma empresarial e a comunicação complexa
A evolução do intangível na formação do valor
A contribuição da comunicação na formação do valor das organizações
Diferença entre lucro, saldo de caixa e riqueza do acionista
As ações de comunicação voltadas para o lucro
As ações de comunicação voltadas para a evolução patrimonial
A lógica numérica e a lógica verbal.
Linguagem e dinâmica das comunicações.
Linguagem e dinâmica dos negócios.
Possibilidades e agilidade analítica
Análise de Cenário

Bibliografia:
YANAZE, Mitsuru H. e colaboradores. “Gestão em Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações”. 2ª Edição- São Paulo: Saraiva, 2.011
__________ “Retorno de Investimentos em Comunicação – Avaliação e Mensuração. 1ª Edição – São Paulo, Difusão, 2010
GITMAN, Lawrence J. “Princípios de Administração Financeira Essencial”. 2ª. Edição - Porto Alegre: Bookman, 2.001.
MARTINS, Eliseu. “Contabilidade de Custos”. 8ª. Edição – São Paulo: Atlas, 2.001.
TACHIZAWA, Takeshy e REZENDE, Wilson. “Estratégia Empresarial: Tendência e Desafios – Um Enfoque na Realidade Brasileira”. São Paulo: Makron Books, 2.000.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Mitsuru Higuchi Yanaze


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP