Atividade

93748 - Empreendedorismo e Negócios Sócio-Ambientais

Período da turma: 02/03/2020 a 02/09/2021

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Descrição: Objetivos:
• Qualificar o que se entende como um empreendimento socioambiental.
• Apresentar o ecossistema dos empreendimentos socioambientais e os papéis de seus diferentes atores.
• Discutir os desafios de gestão e de governança desses empreendimentos.
• Debater os conceitos de cadeia de valor de impacto e geração de valor socioambiental e os limites dos instrumentos de avaliação.
• Propiciar aos participantes acesso a networking no campo de negócios sociais
• Estimular a formação de futuros empreendedores e gestores motivados para a transformação da sociedade.

Conteúdo Programático:
1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas.
2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais
3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio.
4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida
5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social)
6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis
7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais
8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas:
8.1. Atividades organizacionais centrais (core business).
8.2. Composição da força de trabalho.
8.3. Desenho organizacional.
8.4. Relações Inter organizacionais.
8.5. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança).
9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental.
10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental
11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas

Referências Bibliográficas:
1. ALTER, S. K. Social Enterprise Models and Their Mission and Money Relationships. In A. Nicholls (Ed.), Social Entrepreneuriship: New Models of Sustainable Social Change (pp. 205–232). Oxford: Oxford University Press, UK, 2006.
2. ALTER, S. K. Social Enterprise Typology. Virtue Ventures LLC, 1–31, 2007. Retrieved from http://rinovations.edublogs.org/files/2008/07/setypology.pdf. Acesso em: 24 de Abril de 2017.
3. ASHOKA e INSTITUTO WALMART, Mapa de Soluções Inovadoras: Negócios Sociais e Negócios Inclusivos no Brasil: Descobertas e Aprendizados, 2013. - cap. 3.
4. AUSTIN, J., STEVENSON, H., & WEI-SKILLERN, J. (2012). Social and commercial entrepreneurship: same, different, or both? Revista de Administração, 47(3), 370–384. doi:10.5700/rausp1055
5. BAKKER, F. DE, GROENEWEGEN, P., & DEN HOND, F. (2005). A Bibliometric Analysis of 30 Years of Research and Theory on Corporate Social Responsibility and Corporate Social Performance. Business & Society, 44(3), 283–317. doi:10.1177/0007650305278086
6. BATTILANA, J., & LEE, M. (2014). Advancing Research on Hybrid Organizing – Insights from the Study of Social Enterprises. The Academy of Management Annals, 8(July 2015), 1–44. doi:10.1080/19416520.2014.893615
7. BATTILANA, J., LEE, M., WALKER, J., & DORSEY, C. (2012). In Search of the Hybrid Ideal. Stanford Social Innovation Review, 10(3), 49–55.
8. CALIL, L.P. Indicadores: o desafio de evidenciar mudanças. In: OTERO, Martina Rillo. Contexto e prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais. Editora Peirópolis, São Paulo, SP – Brasil, 2012.
9. COMINI, G., BARKI, E. & AGUIAR, L.A., O novo campo dos negócios com impacto social. In Negócios com impacto social no Brasil. Editora Peirópolis, São Paulo, SP – Brasil, 2013.
10. DAHLSRUD, A. (2008). How corporate social responsibility is defined: An analysis of 37 definitions. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 15(1), 1–13. doi:10.1002/csr.132
11. FISCHER, R. M. Negócios Sociais. In R. de F. Boullosa (Ed.), Dicionário para a Formação em Gestão Social (pp. 125–127). Salvador, BA – Brasil, 2014.
12. FISCHER, R. M. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresa e Terceiro Setor (cap. 2 pg. 39 a 51 e cap 4 p. 73 a 100). Editora Gente, São Paulo, SP – Brasil, 2002.
13. Guia 2,5 http://www.protestoverde.com.br/wp-content/uploads/2015/10/GUIA25_InstitutoQuintessa_Outubro2015.pdf Acesso em 24 de Abril de 2017.
14. NAIGEBORIN, V. e AGUIAR, L. Mapeamento dos negócios com impacto social no Brasil, in Barki et al. Negócios com Impacto Social no Brasil. (Cap. 11, pg. 236 a 249). Editora Peirópolis, São Paulo, SP – Brasil, 2013.
15. OLIVEIRA FILHO, G. R., KIYAMA, R. S., & COMINI, G. M. Os Desafios de Mensurar o Impacto Social. In CIAGS/UFBA. E. Barki (Ed.), Negócios com Impacto Social no Brasil (pp. 211–235). Editora Peirópolis, São Paulo, SP – Brasil, 2013.
16. PORTOCARRERO, F., & DELGADO, Á. Negocios Inclusivos y generación de valor social. In SEKN Negocios Inclusivos: Iniciativa de mercado com los pobres de Iberoamérica. (pp. 301–326). Washington – DC, EUA, 2010.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Juliana Rodrigues dos Reis
Talita Rosolen


 
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