Atividade

93755 - Inovação Tecnológica

Período da turma: 02/03/2020 a 03/09/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
• Discutir o processo de criação de inovação tecnológica e sua inclusão no mercado, tendo como base tendências tecnológicas e mercadológicas e aspectos de sustentabilidade sócio-ambiental e economica como direcionadores.
• Discutir os novos paradigmas de Inovação Aberta.
• Apresentar estudos de casos de inovações tecnológicas sustentáveis e não-sustentáveis.

Conteúdo Programático:
1. Inovação Tecnológica como Vantagem Competitividade
2. Fatores propícios e inibidores de inovação
3. Ciclos de Inovação
4. Tendências
4.1. Inovações criadas pelo usuário/cliente.
4.2. Tecnologias Emergentes
4.3. Sustentabilidade como fator de inovação.
5. O Impacto da Economia Digital
5. Inovação Aberta & Fechada
6. Inovação Aberta
6.1 Vantagens e Desvantagens
6.2 Estratégia de Inovação Aberta
6.3 Modelos de Negócios
6.4 Desafios: Direitos Autorais
6.5 Estudos de Casos
7. Inovação orientada a Tecnologias Emergentes
8. Inovação orientada à Sustentabilidade
8.1 Soluções com Uso Racional de Recursos.
8.2 Tecnologias para atender Comunidade Com Poucos Recursos
8.3 Estudos de Casos
9. Estratégias de Inovação
9.1 Tipos de Estratégia de Inovação
9.2 Formulação de Estratégia de Inovação
9.3 Capacitação de Profissionais
9.4 Indicadores Sócio-Ambientais e Econômicos de Avaliação da Estratégia.
10. Avaliação do Impacto da Inovação Tecnológica para empresa e sociedade
10.1 Impacto Competitivo.
10.2 Impacto Sócio-ambiental e Economico.
11. Estudos de Casos

Referências Bibliográficas:
1. DODGSON, M.; GANN, D. M.; SALTER, A. The Management of Technological Innovation: Strategy and and Practice. Oxford University Press, 2008.
2. CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology. HBS Press, Cambridge, Massachussetts – EUA, 2005.
3. CHESBROUGH, H. W. Open Business Models: How to Thrive in the New Innovation Landscape. HBS Press, Cambridge, Massachussetts – EUA, 2005.
4. LINDEGAARD, S. The Open Innovation Revolution: Essentials, Roadblocks, and Leadership Skills. Wiley, Hoboken, New Jersey – EUA, 2006.
5. CABRAL, E.; OGLIARI, A; ABREU, A F. Gestão Integrada da Inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. ISBN10:8522449767. Editora Atlas, São Paulo, SP - Brasil, 2008.
6. BUDINGER, T. F.; BUDINGER, M.D. Ethics of Emerging Technologies: Scientific Facts and Moral Challenges. Wiley, Hoboken, New Jersey – EUA, 2006.
7. HIPPEL, E. Von Free Innovation. ISBN-10: 0262035219. MIT Press, Cambridge, Massachussetts – EUA, 2016.
8. HIPPEL, E. Von Democratizing Innovation. ISBN-10: 0262720477. MIT Press, Cambridge, Massachussetts – EUA, 2005.
9. NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K. Why Sustainability Is Now the Key Driver of Innovation. HBR, Cambridge, Massachussetts – EUA, September, 2009.
10. GRONLUND, J.; SJODIN, D. R.; FRISHAMMAR, J. Open Innovation and the Stage-Gate Process: A Revised Model for New Product Development. HBR, Cambridge, Massachussetts – EUA, May, 2010.
11. BELL, S.; MORSE, S. Sustainability Indicators: Measuring the Immeasurable. ISBN-10: 1844072991. EarthScan. New York, NY – EUA, 2008. 12. EPSTEIN, M. J.; BUHOVAC, A. R. Making Sustainability Work: Best Practices in Managing and Measuring Corporate Social, Environmental and Economic Impacts (Business). 2nd edition. ISBN-10: 1609949935. Berrett-Koehler Publishers. San Francisco, California – EUA, 2014.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Rony Rogério Martins Sakuragui


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP