Atividade

93765 - Sustentabilidade na Gestão Empresarial

Período da turma: 02/03/2020 a 02/09/2021

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Descrição: Objetivos:
• Discutir a noção de Sustentabilidade no âmbito da gestão, buscando desvelar os desafios, oportunidades e dilemas que a temática representa para as organizações na atualidade.
• Apresentar as razões da aproximação das organizações públicas e privadas das questões sócio-ambientais.
• Identificar oportunidades das questões sócio-ambientais que resultem em oportunidades para as organizações.


Conteúdo Programático:
1. Introdução
1.1. Motivação
1.2. Conceitos e noções básicas: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, pilares da sustentabilidade, gestão para sustentabilidade.
1.3. Resgate histórico.
1.3.1. Formação sociedade contemporânea.
1.3.2. Micro e Macro Perspectiva.
2. Macro Perspectiva
2.1. Economia Verde - Desafios da sustentabilidade e tendências para setores e negócios no século XXI
2.2. Consumo nas sociedades contemporâneas
2.3. Práticas Sustentáveis na esfera do Estado, da sociedade civil e do mercado.
3. Micro Perspectiva
3.1. Evolução do Conceito de Responsabilidade Socioambiental
3.2. Gestão Empresarial com base na Responsabilidade Socioambiental
3.2.1. Desafios da Sustentabilidade e Impactos Socioambientais da Empresa
3.2.2. Tendências e Perspectivas para o Negócio
3.2.3. Motivações e Pressões para a Adoção de Estratégias Socioambientais nas empresas
3.2.4. Modelo de multistakeholders de uma organização empresarial.
4. Estudos de caso


Referências Bibliográficas:
1. ABRAMOVAY, R. Responsabilidade socioambiental: as empresas no meio ambiente, o meio ambiente nas empresas. In VEIGA, José Eli (org.) Economia Socioambiental. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo – SP, 2009. p. 337-356.
2. ADAMS, W. M. The Future of Sustainability: Re-thinking Environment and Development in the Twenty-first century. Report of the ICUN Renowed Thinkers Meeting, 29-31, January 2006.
3. ALMEIDA, F. Os Desafios da Sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
4. BORTOLETO, A. P. ; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. ; SANTOS, M. C. L. Reflexões sobre consumo, vida urbana e sustentabilidade. In: Bruno R. Padovano; Marly Namur; Patrícia B. Sala. (Org.). São Paulo: em busca da sustentabilidade. 1ed. EDUSP/PINI, São Paulo – SP, 2012, v. 1, p. 70-80.
5. GONÇALVES-DIAS, S. L.F.; TEODOSIO, A. S. S. Perspectivas de análise do ambientalismo empresarial para além de demonizações e santificações. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, p. 3-17, 2011.
6. GONÇALVES-DIAS, S. L.F.; LABEGALINI, L.; CSILLAG, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção (São Paulo. Impresso), v. 22, p. 517-533, 2012.
7. HART, S. L.; MILLSTEIN, M. B. Criando valor sustentável. GV Executivo. São Paulo: RAE-FGV, São Paulo – SP, 2004.
8. MAKOWER, J. A Economia Verde. São Paulo: Ed. Gente, São Paulo – SP, 2009.
9. PUPPIM, J.A. Empresas na sociedade: Sustentabilidade e responsabilidade social. Editora Campus, Rio de Janeiro- RJ, 2007.
10. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A Empresa Sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Elsevier, Rio de Janeiro- RJ, 2007.
11. TEODOSIO, A. S. S.; VIEGAS, D.; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. Consumo, meio ambiente e cidadania: intrincados (des)encontros na sociedade do hiperconsumo. In: Pimenta, SM.; Corrêa, M.L.; Dadalto, C. C.; Veloso, H. M. (Org.). Sociedade e Consumo: múltiplas dimensões na contemporaneidade. 1a.ed. Editora Juruá, Curitiba- PR, 2010, v. 1, p. 245-279.
12. VEIGA, J. E. Sustentabilidade: A legitimação de um novo valor. Editora Senac, São Paulo – SP, 2010.
13. VEIGA, J. E. Indicadores de sustentabilidade. In: Estudos Avançados, IEA:USP, São Paulo – SP, 2010.
14. VEIGA, J. E.Para Entender o Desenvolvimento Sustentável. ISBN: 8573266120. Editora 34, São Paulo – SP, Brasil, 2015.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias


 
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