Atividade

93816 - Metodologia Científica

Período da turma: 16/03/2020 a 30/11/2020

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Descrição: A) Objetivos

O aluno tem o objetivo de reciclar e atualizar os conhecimentos na área de pesquisa. Os alunos regulares terão que assistir às aulas e das demais atividades da disciplina com a elaboração de um projeto de pesquisa próprio.

B) Programa Resumido

A disciplina de Metodologia científica preocupa-se em iniciar o aluno de graduação na lógica do método científico. Para tanto se utiliza dinâmicas pedagógicas que possibilitam aos alunos vivenciarem as diferentes fases de uma pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica, passando por um experimento clínico, interpretado por meio do método estatístico, chegando-se a redação e apresentação de um trabalho. Quatro diferentes módulos teóricos são desenvolvidos: um conceitual (História da Ciência e das Universidades, etc.), outro sobre técnicas de pesquisa bibliográfica, um terceiro sobre bioestatística e um quarto sobre informática e seu uso em Odontologia.

C) Conteúdo


1. Introdução
2. A pesquisa como produção de conhecimento ou de respostas, através de procedimentos sistematizados.
3. Noções e importância do método.
4. Considerações sobre a elaboração e comunicação do conhecimento científico. Relação da produção do conhecimento científico e o contexto histórico.
5. A pesquisa. Noções gerais. Conceito. Etapas do processo de pesquisa.
6. Tipos de pesquisa.
7. Importância da delimitação e formulação do problema de pesquisa.
8. Importância do planejamento.
9. A definição de hipóteses.
10. Estudo das variáveis.
11. A coleta de dados.
12. Apresentação dos dados.
13. Análise dos dados.
14. Tratamento estatístico dos dados coletados.
15. Interpretação dos dados.
16. A divulgação da pesquisa.
17. Organização, funcionamento e uso da biblioteca.
18. Levantamento bibliográfico - fichamento bibliográfico.
19. O relatório de pesquisa - seções do relatório de pesquisa.
20. A pesquisa teórica X pesquisa empírica.
21. A determinação histórica na produção do conhecimento.
22. A neutralidade científica.
23. O papel da ciência na sociedade atual.
24 Universidade e a pesquisa
25 A pesquisa na Odontologia
26 Instituições de fomento à pesquisa
27 Elaboração de pôster

D) Atividades

Assistir as aulas e participar das demais atividades da disciplina com a elaboração de um projeto de pesquisa próprio.


E) Critérios de Avaliação

A mesma avaliação a ser aplicada para aos alunos regulares da graduação e elaboração de um projeto de pesquisa própria. Freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento).

F) Bibliografias

Ash VA. Metodologia da investigação científica. Globo, 1973.
Associação brasileira de normas técnicas: normalização da documentação no Brasil. Edição. atualizada pela Comissão de Estudos de Documentação CB-14. Rio de Janeiro; 1978.
Selltiz C, et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder; 1972.
Cajal SRY. Regras e conselhos sobre investigação científica. Rio de Janeiro: Zelio Valverde e Edit. Científica.
Carrara SR. Regras e conceptos sobre la investigacion científica.
Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica. Rio de Janeiro: McGraw-Hill do Brasil Ltda, 1976.
Ferraz TA. Pesquisa bibliográfica em ciências biológicas. São Paulo: Nacional;1972, 90p.
Goode WS, Hatt PK. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional; 1972.
Huisman D, Vergez A. Curso moderno de filosofia freitas bastos, 1974.
Lavand LJ. Linguagem e ética. ensaios. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná: Editora Universitária.
Nogueira O. Pesquisa social. São Paulo: nacional; 1973.
Novah Moraes J, Correa Neto A. Metodização da pesquisa científica. São Paulo: Edigraf; 1970.
Pierson, D. Teoria e pesquisa em sociologia. 12ª. ed. São Paulo: Melhoramentos, , 1970.
Pourchet Campos MA. A docência e a investigação científica. São Paulo; 1963.
Rey, L. Como redigir trabalhos científicos para publicação em revistas médicas e biológicas. Editora da USP, São Paulo: EDUSP; 1972.
Rey L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: EDUSP; 1972.
Russel B. A perspectiva científica. 8ª edição. São Paulo: Nacional; 1969.
Silva MR. A Evolução do pensamento científico Hacitec, São Paulo: São Paulo; 1972.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Maria Gabriela Haye Biazevic


 
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