Atividade

94054 - Psicologia Aplicada aos Distúrbios da Comunicação Humana

Período da turma: 23/03/2020 a 23/11/2020

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Descrição: I - Atuação da Psicologia nos Distúrbios da Comunicação Humana

A atuação da Psicologia junto aos indivíduos com Distúrbios da Comunicação, isolados ou dentro do quadro clínico de diferentes afecções neurológicas ou genéticas, na Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia-FOB-USP-Bauru, ocorre sistematicamente devido à complexidade destes quadros que envolvem alterações cognitivas, comportamentais e psicossociais.
A caracterização de aspectos psicológicos e fonoaudiológicos para o estabelecimento do diagnóstico bem como, das implicações biopsicossociais destes quadros é fundamental para a busca de tratamentos mais efetivos no intuito de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos subsidiando o processo de reabilitação e o aconselhamento de seus familiares e, assim, contribuir para o atendimento integral das necessidades desta população.
A presente proposta de Pratica Profissionalizante assegurará o êxito dos Programas mantidos na Clínica de Fonoaudiologia deste Departamento envolvendo equipe multidisciplinar na área de Audiologia, Linguagem, Voz e Funções Estomatognáticas no processo de reabilitação e aconselhamento a estes indivíduos.

II - Objetivos
(i) aprofundar os conhecimentos nos procedimentos psicológicos que permitam o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e o estabelecimento das intervenções necessárias para a reabilitação de indivíduos com Distúrbios da Comunicação Humana, numa perspectiva integralista; (ii) acompanhar atividades e estudos em andamento na linha de pesquisa da coordenadora para identificar delineamentos pertinentes e, quando possível, participar em alguma etapa da atividade ou pesquisa.

III - Público alvo e características do Programa
Profissionais com graduação em Psicologia. Serão oferecidas 02 (duas) vagas com preenchimento obrigatório de uma vaga para a realização da Prática.
O programa não necessita de recursos financeiros ou contratações tendo em vista os recursos humanos e físicos já existentes e disponibilizados pelas disciplinas do Departamento. As atividades serão iniciadas em março de 2020, com término previsto para novembro de 2020.

IV - Local
A Prática profissionalizante será desenvolvida nas dependências da Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia-FOB-USP-Bauru.

V - Plano de Trabalho
O programa englobará: Atividades Teóricas:
- Participar nos Estágios Supervisionados da Clínica, por meio de seminário ou dinâmica de grupo, para assessoria aos graduandos de Fonoaudiologia visando o exercício da interdisciplinaridade;
- Participar da supervisão com coordenadora para estudar, discutir e analisar criticamente os procedimentos de avaliação e intervenção psicológica. Atividades Práticas:
- Atendimento de casos clínicos inscritos na Clínica de Fonoaudiologia e participação nos Estágios Supervisionados da Clínica, com o objetivo de fornecer aos professores e alunos, os subsídios da avaliação ou acompanhamento psicológico e promover assim o raciocínio para compreensão global e o estabelecimento de condutas mais apropriadas a cada caso;
- Orientação psicológica aos cuidadores e/ou familiares de pacientes e escola;
- Participar dos programas de extensão e projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Departamento de Fonoaudiologia.

VI - Critérios de Seleção
A seleção dos candidatos inscritos para a presente Prática será feita por meio de análise curricular e entrevista individual.

VII - Critérios de Avaliação e Aprovação
Constará da avaliação do desempenho do participante nas atividades teóricas e práticas, considerando os seguintes critérios: assiduidade, postura ética adequada com os pacientes, funcionários, alunos e equipe multiprofissional, cumprimento das normas de biossegurança e execução dos procedimentos psicológicos clínicos e/ou de pesquisa. Relatório final de atividades somente será necessário em caso de participação em projetos de pesquisa.

Bibliografia:

Abramides, D.V.M.; Manoel, D.O. ; Carlino, F.C. Habilidades sociais e distúrbios de linguagem infantil. In: Zilda A. P. Del Prette, Adriana B. Soares, Camila S. Pereira-Guizzo, Marcia F. Wagner e Vanessa B. R. Leme (Orgs.). Habilidades Sociais: Diálogos e Intercâmbios sobre pesquisa e Prática. 1a.ed.Curitiba-PR: Synopsis, 2015, v. 1, p. 245-258.
Abramides, D.V.M. Intervenção com famílias de crianças com distúrbios da comunicação In: Lígia E. Melchiori; Olga M.P.R. Rodrigues; Ana Cláudia B. Maia (Orgs). Família e Crianças - Reflexões Teórico-Práticas sobre os Cuidados com as Crianças. 1a.ed.Curitiba-PR: Juruá, 2012, v. 1, p. 179-189.

Cunha, J. A. (organizador). Psicodiagnóstico-R. 4a edição revisada. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993.
Flores, K.G; Lamônica, D.A.C.; Bevilaqua,M.C. (Orgs.). O Processo de Comunicação. 1a.ed.:Pulso Editorial, 228 páginas, 2007.
Kaplan, H. I.; Sadock, B. J.; Grebb, J. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 7a edição. Artemed Editora, Porto Alegre, 1997.

Carga Horária:

608 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Dagma Venturini Marques Abramides


 
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