Atividade

94055 - Orientação Profissional e de Carreira: orientação para universitários

Período da turma: 09/03/2020 a 08/06/2020

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Descrição: Objetivos:
1- Propiciar ao aluno reflexão crítica sobre a relação universidade-mundo do trabalho, enfatizando as questões de permanência, evasão e transição.
2- Dar bases teóricas e práticas que possibilitem ao aluno atuação junto à população universitária

Módulo 1 – Juventude e universidade
Docentes: Prof. Dr. Marcelo Afonso Ribeiro
Debora Amaral Audi
Yara Malki (professora convidada)

Parte 1: A escolha do jovem no mundo contemporâneo

Aula 1 – Juventude e descartabilidade
Bibliografia:
Ribeiro, M.A.; Uvaldo, M. da C. C.; Fonçatti, G.; Audi, D. A.; Agostinho, M. L.; Malki, Y. (2016) Ser adolescente no século XXI. In: Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Lefenfus, R. (org.).
Feiertag, J., & Berge, Z. L. (2008). Training generation N: how educators should approach the Net Generation. Education + Training, 50(6), 457-464.

Aula 2 – A construção de si mesmo
Bibliografia:
Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Kehl, M. R. (2009). O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo, SP: Boitempo.


Parte 2: Evasão e Permanência

Aula 3 – Panorama da evasão no Brasil e na USP – pesquisas, dados, relatórios
Bibliografia:
Malki, Y. (2015) A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP. - São Paulo.
Violin, L. A. B. (2012). Evasão escolar na educação superior: percepções de discentes (Dissertação de Mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
Aguiar, G. E. L. (2012). Permanência e evasão do aluno universitário: estudo da experiência do Centro Universitário São Camilo, São Paulo, à luz da bioética (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP.
Almeida, J. B., & Schimiguel, J. (2011). Avaliação sobre as causas da evasão escolar no ensino superior: estudo de caso no curso de licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. REnCiMa, 2(2), 167‐178.
Baccaro, T. A. (2007). Influência da escolha vocacional no processo de socialização profissional dos estudantes de enfermagem (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2009). ‘Não havia outra saída’: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, 14(1), 95-105.
Bardagi, M. P., Lassance, M. C. P., & Paradiso, A. C. (2003). Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1/2), 153-166.
Belletati, V. C. F. (2011) Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Borges, S. M. (2011). Fatores determinantes da evasão escolar no ensino superior: o estudo de caso do ILES/ULBRA de Itumbiara (Dissertação de Mestrado). Faculdade Alves Faria, Goiânia, GO.
Castro, A. K. S. S. (2012). Evasão no ensino superior: um estudo no curso de psicologia da UFRGS (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Gomes, F. (2011). A desistência na licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): causas e sugestões para o combate (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
Guimarães, S. L. (2012). A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um curso superior de tecnologia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Gurgel, L. G. F. (2011). Perfil dos discentes ingressos e evasão escolar nos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.
Hotza, M. A. S., & Lucchiari, D. H. P. S. (1998). A re-escolha profissional dos vestibulandos da UFSC de 1997. Revista da ABOP, 2(2), 97-110.
Livramento, V. (2011). Evasão nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Lourenço, G. A. (2011). Estratégias de relacionamento para retenção de clientes: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada na região metropolitana de Campinas (Dissertação de Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.
Macedo, C. (2012). Evasão estudantil nos cursos de Matemática, Química e Física da Universidade Federal Fluminense: uma silenciosa problemática (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
Magalhães, M., & Redivo, A. (1998). Re-opção de curso e maturidade vocacional. Revista da ABOP, 2(2), 7-28.
Massi, L. (2013). Relação aluno-instituição: o caso da licenciatura do Instituto de Química da UNESP/Araraquara (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Matta, K. W. (2011). Evasão universitária estudantil: precursores psicológicos do trancamento de matrícula por motivo de saúde mental (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Moura, C. B., & Menezes, M. V. (2004). Mudando de opinião: análise de um grupo de pessoas em condição de re-escolha profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), 29-45.
Palacio, P. P. (2012). Políticas de acesso e permanência do estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.
Pereira, S. M. (2012). O estudo da prevalência da fobia social entre estudantes universitários de Direito (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
Pereira, V. C. G. (2010). Pesquisa-ação com graduandos em enfermagem sobre as tensões do cotidiano acadêmico (Tese de Doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Piacentini, C. C. (2012). Reprovação, abandono e evasão: um estudo de caso no curso de bacharelado em Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
Piotto, D. (2007). As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Ramos, D. N., Casa Nova, S. P. C., & Carvalho, R. C. O. (2012). O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: Reflexão Contábil, 31(3), 37-52.
Rodrigues, S. M. Y. O. (2012). Investigando a evasão acadêmica para subsidiar propostas de políticas públicas de acesso e permanência na UNESPAR/FECILCAM (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.
Santos, F. A. (2012). Evasão discente no ensino superior: estudo de caso de um curso de licenciatura em Matemática (Tese de Doutorado). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.
Seufitelli, C. B. (2011). Identificação de pontos críticos em um curso superior de telecomunicações segundo percepção dos discentes (Dissertação de Mestrado). Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ.
Souza, C. A. (2012). A identidade de licenciandos em física: em busca de uma caracterização (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Tarabola, F. S. (2010). Quando o ornitorrinco vai à universidade: trajetórias de sucesso e longevidade escolares pouco prováveis na USP; escolarização e formação de habitus de estudantes universitários de camadas populares (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Teixeira, M. P., & Gomes, W. B. G. (2004). Estou me formando... e agora? Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), 47-62.
Teixeira, M. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202.
Trintinalia, M. M. J. (2011). Caracterização e inserção profissional de egressos do curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo (Dissertação de Mestrado). Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Aula 4 – Causas da evasão e da permanência no curso superior
Bibliografia:
Tinto, V. (1993). Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition (2nd ed.). Chicago, IL: University of Chicago Press.
Ambiel, R.(2015) – Construcao da Escala de Motivos para Evasão no Curso Superior. Avaliação Psicológica, 2015, 14(1), pp. 41-52
Lehman, Y. P. (2005). Estudo sobre evasão universitária: as mudanças de paradigma na educação e suas consequências (Tese de Livre Docência). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Aula 5 – Causas da evasão e da permanência (cont.)
O contexto da Universidade de São Paulo
Bibliografia
Universidade de São Paulo. A USP em números. Recuperado de https://uspdigital.usp.br/anuario/AnuarioControle#.


Parte 3 – Diagnóstico interventivo

Aula 6 – Os motivos de queixa da população do NOP
Bibliografia:
Malki, Y. (2015) A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP. - São Paulo.

Aulas 7 e 8 – O modelo do diagnóstico interventivo
Três metas em três momentos, manejo, resultados
Role-playing
Bibliografia:
Orientação profissional e de carreira para universitários: experiências do NOP-USP. (no prelo)
Resumos dos congressos da ABOP 2017 (no prelo):
Malki, Y.; Audi, D. A.; Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Lima, M.E.B. (2017) Diagnóstico interventivo no atendimento a alunos universitários em crise com suas escolhas
Audi, D. A.; Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Cernev, R. (2017) Avaliação do processo de orientação profissional para universitários

Almeida, M.C. de, Audi, D.A.; Lima, M.E.B.; Cernev, R.; Malki, Y. (2017) O comprometimento emocional e a orientação profissioal em estudantes universitários

Lima, M.E.B., Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Cernev, R.; Malki, Y. (2017) Desafios do diagnóstico interventivo-operativo em comparação com a orientação profissional clássica.


Cernev, R.; Audi, D.A.; Fonçatti, G.; Lima, M.E.B.; Malki, Y. (2017) Crises dos universitários e suas narrativas: a influência da escola na construção de projetos profissionais


Método:
Atividades Didáticas: aulas expositivas e palestras com profissionais convidados.

Avaliação:
Critérios: trabalho dissertativo individual e avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe.

Norma de recuperação: Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável.

Módulo 2 – Prática Supervisionada
Docentes: Guilherme Fonçatti
Debora Amaral Audi

Objetivos:
1- Proporcionar ao aluno possibilidade de realizar entrevistas diagnósticas com as mais diversas faixas etárias;
2- Proporcionar experiências de atendimento individual e de grupo em Orientação Profissional;
3- Oferecer supervisão dos atendimentos possibilitando a relação teoria-prática, desenvolvendo as competências do aluno para atender adolescentes em processo de escolha.
Programa:
a- Realizar entrevistas diagnósticas;
b- Atendimentos individuais e de grupo supervisionados;
c- Discussões e leituras pertinentes ao(s) atendimento(s) realizados.

Método:
Atividades didáticas: aulas teóricas e supervisão de casos
Atividades do aluno: atendimento(s) individual(is) e de grupo(s) no Núcleo de Orientação Profissional e de Carreira da USP ( NOP-USP), participação no grupo de supervisão.

Avaliação:
Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento.
Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável.

Bibliografia
Orientação profissional e de carreira para universitários: experiências do NOP-USP. (no prelo)
Resumos dos congressos da ABOP 2017 (no prelo):
Malki, Y.; Audi, D. A.; Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Lima, M.E.B. (2017) Diagnóstico interventivo no atendimento a alunos universitários em crise com suas escolhas
Audi, D. A.; Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Cernev, R. (2017) Avaliação do processo de orientação profissional para universitários

Almeida, M.C. de, Audi, D.A.; Lima, M.E.B.; Cernev, R.; Malki, Y. (2017) O comprometimento emocional e a orientação profissioal em estudantes universitários

Lima, M.E.B., Fonçatti, G.; Almeida, M.C. de; Cernev, R.; Malki, Y. (2017) Desafios do diagnóstico interventivo-operativo em comparação com a orientação profissional clássica.


Cernev, R.; Audi, D.A.; Fonçatti, G.; Lima, M.E.B.; Malki, Y. (2017) Crises dos universitários e suas narrativas: a influência da escola na construção de projetos profissionais

CV Lattes dos docentes:
Marcelo Afonso Ribeiro: http://lattes.cnpq.br/2180690229666836
Débora Audi: http://lattes.cnpq.br/5885979097092411
Guilherme Fonçatti: http://lattes.cnpq.br/5677576374058127
Yara Malki: http://lattes.cnpq.br/0516294445490069

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Débora Amaral Audi
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Marcelo Afonso Ribeiro
Yara Malki


 
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