Atividade

94322 - Inglês em Contexto Acadêmico

Período da turma: 03/03/2020 a 23/06/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
Inglês em Contexto Acadêmico 2019-2

Apresentação do Curso
Este curso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo, que necessitam aprimorar o uso do inglês para participação em diferentes eventos acadêmicos, tais como apresentação de trabalhos em congressos, produção de resumos acadêmicos, interação com estrangeiros, exposição de ideias em grupos de pesquisa, entre outros eventos comunicativos relevantes.

Público- alvo
Alunos USP da Pós-Graduação e da Graduação.
As vagas remanescentes serão preenchidas por público externo.

Modalidade
(X) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância

Objetivos Gerais
Desenvolver a competência comunicativa (ouvir, falar, ler e escrever) em nível de usuário independente e avançado de língua inglesa em eventos comunicativos orais e escritos em contextos acadêmicos.

Objetivos Específicos
a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal;
b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;
c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;
d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico;
e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.

Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno USP no processo de letramento acadêmico em inglês, necessário para participar de eventos comunicativos nacionais e internacionais.

Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
Expressar opinião em eventos orais e escritos;
Concordar e discordar de opinião alheia;
Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou paráfrase em eventos comunicativos orais e escritos;
Dar e receber sugestões;
Fazer apresentação oral de trabalho acadêmico, enfocando etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão;
Fazer e responder perguntas sobre um determinado assunto;
Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um assunto;
Lidar com perguntas embaraçosas;
Fazer anotações durante as aulas e palestras;
Perceber hedgings (palavras ou expressões que denotam incerteza ou precaução) em eventos comunicativos;
Usar marcadores do discurso em eventos comunicativos orais e escritos;
Predizer e inferir em interações orais e escritas;
Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação;
Focar a compreensão oral na informação redundante dada pelo falante;
Usar dicionários para esclarecimento de dúvidas ao compreender e elaborar textos acadêmicos.

Metodologia
As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio entre pares, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para os alunos, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) uma apresentação oral;
b) uma atividade de compreensão oral;
c) produção de um resumo acadêmico;
d) tarefas de casa;
e) auto avaliações e/ou avaliações de pares.

Critérios para aprovação
Para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência mínima
O participante deverá frequentar, pelo menos, 75% das aulas ministradas.

Pré-Requisitos
a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da USP;
b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas;
c) ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas, ou ter concluído o curso “Inglês para Graduandos USP – Nível 3”, ou apresentar um certificado reconhecido internacionalmente que comprove o conhecimento de inglês exigido.
d) Em relação ao público externo, os alunos devem estar matriculados em um curso superior ou ter curso superior completo.

Teste de Nível
Será oferecido teste de nível conforme calendário estabelecido pela Coordenação da área de Inglês:

Bibliografia
O material do curso será elaborado pela professora com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.
Bibliografia Complementar
ANDERSON, Kenneth. & MACLEAN, Joan. Study Speaking. CUP, 2004.
LYNCH, Tony. Study Listening. CUP, 2004
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Advanced with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Informação Relevante
O curso será ministrado em inglês.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP