Atividade

94334 - Psicologia Aplicada à Fonoaudiologia

Período da turma: 10/02/2020 a 04/12/2020

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Descrição: Ementa:
O psicodiagnóstico aplicado à prática clínica fonoaudiológica. Temas sobre o comportamento adaptativo e relacionado ao aconselhamento familiar. Promoção da interdisciplinaridade no atendimento clínico do paciente com queixa na comunicação, cognição e comportamento psicossocial.

Plano de trabalho:
Atividades Teóricas:
- Apresentar seminários nos Estágios Supervisionados da Clíncia para assessoria aos graduandos de Fonoaudiologia visando o exercício da interdisciplinaridade;
- Estudar, discutir e analisar criticamente os procedimentos do psicodiagnóstico e do Aconselhamento Familiar.

Atividades Práticas:
- Atendimento de casos clínicos inscritos na Clínica de Fonoaudiologia fornecendo aos professores e alunos desta clínica, os subsídios da avaliação psicológica, promovendo assim o raciocínio diagnóstico bem como o estabelecimento de condutas mais apropriadas a cada caso;
- Orientação psicológica aos pais, cuidadores e/ou familiares de pacientes;
- Participar dos programas de extensão e projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Departamento de Fonoaudiologia.

OBSERVAÇÃO
Ressalta-se que a carga horária total da prática profissionalizante é cumprida pelo aluno, necessitando apenas de algumas horas de orientação estabelecidas na própria atividade normal de cada docente, tendo em vista que se trata de atividade com profissionais graduados que estão aptos a realizar o programa de forma independente.

Referências Bibliográficas:
Bee, H; Boyd, D. A criança em desenvolvimento. Artmed Editora, Porto Alegre, 2011.

Cunha, J. A. (organizador). Psicodiagnóstico-R. 4a edição revisada. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993.

Kajihara, O. T. Referenciais teóricos para a investigação das funções corticais superiores através da Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC). Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1993, 182 p.

Kaplan, H. I.; Sadock, B. J.; Grebb, J. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 7a edição. Artemed Editora, Porto Alegre, 1997.

Lefèvre, B. Neuropsicologia Infantil. Ed. Savier, 1981.

Lewis, M.; Wolkmar, F. Aspectos clínicos do desenvolvimento na infância e adolescência. 3a edição, Artes Médicas, Porto Alegre, 1993.

Mazet, P.; Stoleru, S. Manual de psicopatologia do recém-nascido. Artes Médicas, Porto Alegre, 1990.

Souza, A. M. C. A Criança Especial: Temas Médicos Educativos e Sociais. Editora Roca, São Paulo, 2003.

Sudak, D.M. Terapia cognitiva-comportamental na prática. Artmed Editora, Porto Alegre, 2008.

Carga Horária:

740 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Patrícia Soares Baltazar Bodoni


 
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