Atividade

94684 - O Príncipe escritor: aspectos do monarquismo brasileiro na República Velha

Data da turma: 04/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa:

No centenário da morte de D. Luís de Orleans e Bragança (1878-1920), a presente intervenção almeja o resgate da memória deste personagem esquecido da realeza brasileira por meio de um exame de sua trajetória a partir do banimento imposto pela República à Família Imperial até sua inesperada elevação à condição de herdeiro do trono. A partir desses fundamentos, tratar-se-á da formação acadêmica do príncipe brasileiro, de sua atividade literária como autor de relatos de viagens pela Ásia, África e América do Sul, de sua atuação política em favor da restauração monárquica, e finalmente de sua participação ao lado dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.

Objetivo:

Esta proposta se insere num movimento recente da historiografia, em que se destacam os estudos da historiadora e biógrafa Teresa Malatian, o qual visa reconstituir os passos dos membros da Família Imperial brasileira após sua deposição, lançando um novo olhar sobre o período compreendido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, sobretudo com relação ao fenômeno do “monarquismo” na República Velha.
No que se refere a D. Luís, além da problematização de sua atuação política, procurar-se-á redimensionar a temática literária envolvendo o personagem e sua condição como autor de língua francesa inserido em redes acadêmicas formais, a exemplo da Sociedade Geográfica Francesa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, examinando-se a fisionomia de sua escrita, sua contextualização histórico-cultural, seu alcance e possível interesse na atualidade.
Isso se dará por meio de uma reconstituição dos eventos políticos envolvendo a Família Imperial após a queda da monarquia no Brasil, atentando-se para suas implicações na biografia do príncipe, em que pese sua futura atuação como militar, escritor e proponente ao trono.

Bibliografia

AULER, Guilherme. “Aspectos da vida de D. Luiz de Bragança”. In: Revista do Instituto do Ceará. Sob a direção de Th. Pompeu Sobrinho. Tomo LV, ano LV, 1941, pp. 96-108.
D’ORLEANS, Louis. Dans les Alpes. Paris: Plon-Nourrit et Cie., 1901.
D’ORLEANS, Louis. Tour d’Afrique. Paris: Librairie Plon, 1902.
D’ORLEANS, Louis. À travers l'Hindo-Kush. Paris: Beauchesne, 1906.
D’ORLEANS-BRAGANCE, Louis. Sous la Croix du Sud. Paris: Librairie Plon, 1912.
JOÃO DO RIO. “D. Luís”. Leitura para Todos, série II, nº 20, maio de 1920.
MALATIAN, Teresa. D. Luís de Orleans e Bragança: Peregrino de Impérios. São Paulo: Alameda, 2010.
MOUTINHO, Nogueira. “No centenário de D. Luís”. In: Revista da Academia Paulista de Letras. Ano XL, nº 103, novembro de 1983, pp. 69-85.
ORLEANS-BRAGANÇA, D. Luiz de. Sob o Cruzeiro do Sul. Primeira edição em vernáculo. Traduzido pelo autor com a colaboração do Dr. Mello Rezende. Montreux: Société de l’Imp. & Lith. de Montreux, 1913.
ORLEANS E BRAGANÇA, D. Luís de. Onde Quatro Impérios se encontram. Trad. Lasinha Luís Carlos de Caldas Brito. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1950.
VIANNA, Hélio. “D. Luís de Orleans-Bragança – o príncipe perfeitíssimo”. In: Letras Imperiais. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1961, pp. 141-150.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Andrei Fernando Ferreira Lima


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP