Atividade

94720 - Português para Estrangeiros Imigrantes ou Refugiados - Avançado

Período da turma: 06/05/2020 a 17/06/2020

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Descrição: Título do Curso
Curso de Português para Estrangeiros Imigrantes ou Refugiados – Nível Avançado

Apresentação do Curso
Curso de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados, que necessitem aprimorar as estruturas complexas da língua, visando a preparar-se para a realização do exame de obtenção do Celpe-bras.

Público- alvo
Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade externa ou interna USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja intermediário e que desejem se preparar para o exame de obtenção do Celpe-bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros do Brasil).

Modalidade
Bimestral

Objetivos Gerais
- Uso de estruturas complexas da língua portuguesa
- Preparação para o exame de obtenção do Celpe-bras

Objetivos Específicos
- Levar o estudante a revisar seus conhecimentos sobre tempos verbais do indicativo, com os quais ele possa falar do passado e apresentar informações de textos lidos;
- Construir com o estudante as noções sobre uso de tempos verbais do modo subjuntivo, bem como dos conectivos associados a eles, para proporcionar meios de expressar-se fazendo conjecturas e suposições, apresentando opinião e reflexão;
- Explorar com o estudante a estrutura e as partes do exame Celpe-bras, dando-lhe oportunidade de utilizar, nas simulações das atividades do exame, os elementos linguísticos construídos e desenvolvidos nas etapas anteriores do curso.

Justificativa
Devido ao recente e crescente fluxo migratório de refugiados a São Paulo, tornou-se necessário o oferecimento de tal curso de língua portuguesa para essa comunidade estrangeira.

Conteúdo Programático
- Levantamento de temas relativos à atualidade brasileira;
- Revisão dos tempos verbais do modo indicativo (simples e compostos);
- Construção das noções relativas ao uso dos tempos do modo subjuntivo e dos conectivos associados a esses tempos;
- O exame para obtenção do Celpe-bras: estrutura, gêneros textuais exigidos e apresentados, simulado das etapas escrita e oral


Metodologia
- Leitura individual de textos para posterior compartilhamento em duplas;
- Realização de exercícios orais e escritos para a compreensão do uso de tempos verbais dos modos indicativo e subjuntivo;
- Realização de simulado do Celpe-bras, utilizando edições de anos anteriores do exame.


Avaliação
Avaliação envolve FREQUÊNCIA, ENTREGA DE EXERCÍCIOS e REALIZAÇÃO DO SIMULADO DO EXAME CELPE-BRAS.

Critérios para aprovação
- FREQUÊNCIA MÍNIMA: 75%
- ENTREGA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
- APROVAÇÃO MÍNIMA DE 70% NO SIMULADO DO CELPE-BRAS

Frequência mínima
75%

Oferecimento
Centro de Línguas – FFLCH/USP

Número de vagas por turma
20

Pré-Requisitos
Nível Intermediário de domínio da língua portuguesa

Teste de Nível
No primeiro dia de aula, oralmente

Bibliografia:

COURA-SOBRINHO, Jerônimo. O sistema de avaliação Celpe-Bras: o processo de correção e a certificação. In: HORA, Demerval da (Org.). Língua(s) e Povos: Unidade e Diversidade. João Pessoa: Ideia, 2006.
GOMES, Maíra da Silva. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de mestrado, PPG-Letras – UFRGS, 2009.
RODRIGUES, M. S. O Exame Celpe-Bras – reflexões teóricas para o professor de português para falantes de outras línguas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
Página virtual do exame Celpe-bras
BRASIL. Manual do aplicador do Exame Celpe-Bras. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. 2006.
MANDALÁ. Paola de Souza. Curso Avançado de Português como Língua Estrangeira para Imigrantes e Refugiados. São Paulo: (s/ editora), 2019

Carga Horária:

14 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
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