94720 - Português para Estrangeiros Imigrantes ou Refugiados - Avançado |
Período da turma: | 06/05/2020 a 17/06/2020
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Descrição: | Título do Curso
Curso de Português para Estrangeiros Imigrantes ou Refugiados – Nível Avançado Apresentação do Curso Curso de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados, que necessitem aprimorar as estruturas complexas da língua, visando a preparar-se para a realização do exame de obtenção do Celpe-bras. Público- alvo Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade externa ou interna USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja intermediário e que desejem se preparar para o exame de obtenção do Celpe-bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros do Brasil). Modalidade Bimestral Objetivos Gerais - Uso de estruturas complexas da língua portuguesa - Preparação para o exame de obtenção do Celpe-bras Objetivos Específicos - Levar o estudante a revisar seus conhecimentos sobre tempos verbais do indicativo, com os quais ele possa falar do passado e apresentar informações de textos lidos; - Construir com o estudante as noções sobre uso de tempos verbais do modo subjuntivo, bem como dos conectivos associados a eles, para proporcionar meios de expressar-se fazendo conjecturas e suposições, apresentando opinião e reflexão; - Explorar com o estudante a estrutura e as partes do exame Celpe-bras, dando-lhe oportunidade de utilizar, nas simulações das atividades do exame, os elementos linguísticos construídos e desenvolvidos nas etapas anteriores do curso. Justificativa Devido ao recente e crescente fluxo migratório de refugiados a São Paulo, tornou-se necessário o oferecimento de tal curso de língua portuguesa para essa comunidade estrangeira. Conteúdo Programático - Levantamento de temas relativos à atualidade brasileira; - Revisão dos tempos verbais do modo indicativo (simples e compostos); - Construção das noções relativas ao uso dos tempos do modo subjuntivo e dos conectivos associados a esses tempos; - O exame para obtenção do Celpe-bras: estrutura, gêneros textuais exigidos e apresentados, simulado das etapas escrita e oral Metodologia - Leitura individual de textos para posterior compartilhamento em duplas; - Realização de exercícios orais e escritos para a compreensão do uso de tempos verbais dos modos indicativo e subjuntivo; - Realização de simulado do Celpe-bras, utilizando edições de anos anteriores do exame. Avaliação Avaliação envolve FREQUÊNCIA, ENTREGA DE EXERCÍCIOS e REALIZAÇÃO DO SIMULADO DO EXAME CELPE-BRAS. Critérios para aprovação - FREQUÊNCIA MÍNIMA: 75% - ENTREGA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS - APROVAÇÃO MÍNIMA DE 70% NO SIMULADO DO CELPE-BRAS Frequência mínima 75% Oferecimento Centro de Línguas – FFLCH/USP Número de vagas por turma 20 Pré-Requisitos Nível Intermediário de domínio da língua portuguesa Teste de Nível No primeiro dia de aula, oralmente Bibliografia: COURA-SOBRINHO, Jerônimo. O sistema de avaliação Celpe-Bras: o processo de correção e a certificação. In: HORA, Demerval da (Org.). Língua(s) e Povos: Unidade e Diversidade. João Pessoa: Ideia, 2006. GOMES, Maíra da Silva. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de mestrado, PPG-Letras – UFRGS, 2009. RODRIGUES, M. S. O Exame Celpe-Bras – reflexões teóricas para o professor de português para falantes de outras línguas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. Página virtual do exame Celpe-bras BRASIL. Manual do aplicador do Exame Celpe-Bras. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. 2006. MANDALÁ. Paola de Souza. Curso Avançado de Português como Língua Estrangeira para Imigrantes e Refugiados. São Paulo: (s/ editora), 2019 |
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Carga Horária: |
14 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Paola de Souza Mandalá |
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