Atividade

94766 - Formar escritores: metodologias de ensino de escrita

Período da turma: 03/02/2020 a 05/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Escrita: um conteúdo problematicamente ensinável;
Processos criativos;
Processos cognitivos de produção de texto;
Aspectos subjetivos da criação literária;
Metodologias de ensino de escrita: diferentes enfoques.

Cronograma das atividades
Aula 1 – O que é ensinar a escrever?
O ensino de escrita ao longo do tempo
O que acontece quando escrevemos
Diferentes concepções do ensino de escrita

Aula 2 – Processos criativos
Aspectos subjetivos da criação literária
Processos cognitivos de escrita
Uma metodologia de ensino de escrita, na prática

Critérios de aprovação
- Frequência de no mínimo 75% das aulas;
- Participação nas discussões e atividades propostas.

Bibliografia

ABED, C. Z. Aspectos emocionais das dificuldades de produção de texto. In: Construção psicopedagógica, São Paulo , v. 24, n. 25, p. 46-59, 2016.
AZANHA, J. M. P. A pedagogia das competências e o ENEM. In: A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
FERNÁNDEZ, A. Sobre a teoria psicopedagógica. In: A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FLOWER, L. & HAYES, J. R. Uma teoria do processo cognitivo da escrita. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 1, p. 39-70, 2016.
FORTUNATO, Márcia V. Autoria e aprendizagem da escrita. São Paulo: Universidade de São Paulo. Programa de pós-graduação em Educação - Área de concentração: linguagem e educação. Tese de doutorado, 2009.
GOLDBERG, Natalie. Mente selvagem: como se tornar um escritor. Trad. Tati de Moraes. Rio de Janeiro: Gryphus, 1994.
KELLOG, R. A aquisição das habilidades de escrita: uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 2, p. 51-89, 2017.
KOCH, S. Oficina de escritores. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. pp. 149-178
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
RYLE, G. Teaching and training. In: PETERS, R.S. The Concept of Education. Londres: Routledge & Kegam Paul, 1967.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: a construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 31
 
Ministrantes: Carolina Zuppo Abed


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP