94766 - Formar escritores: metodologias de ensino de escrita |
Período da turma: | 03/02/2020 a 05/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Escrita: um conteúdo problematicamente ensinável;
Processos criativos; Processos cognitivos de produção de texto; Aspectos subjetivos da criação literária; Metodologias de ensino de escrita: diferentes enfoques. Cronograma das atividades Aula 1 – O que é ensinar a escrever? O ensino de escrita ao longo do tempo O que acontece quando escrevemos Diferentes concepções do ensino de escrita Aula 2 – Processos criativos Aspectos subjetivos da criação literária Processos cognitivos de escrita Uma metodologia de ensino de escrita, na prática Critérios de aprovação - Frequência de no mínimo 75% das aulas; - Participação nas discussões e atividades propostas. Bibliografia ABED, C. Z. Aspectos emocionais das dificuldades de produção de texto. In: Construção psicopedagógica, São Paulo , v. 24, n. 25, p. 46-59, 2016. AZANHA, J. M. P. A pedagogia das competências e o ENEM. In: A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006. FERNÁNDEZ, A. Sobre a teoria psicopedagógica. In: A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. FLOWER, L. & HAYES, J. R. Uma teoria do processo cognitivo da escrita. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 1, p. 39-70, 2016. FORTUNATO, Márcia V. Autoria e aprendizagem da escrita. São Paulo: Universidade de São Paulo. Programa de pós-graduação em Educação - Área de concentração: linguagem e educação. Tese de doutorado, 2009. GOLDBERG, Natalie. Mente selvagem: como se tornar um escritor. Trad. Tati de Moraes. Rio de Janeiro: Gryphus, 1994. KELLOG, R. A aquisição das habilidades de escrita: uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 2, p. 51-89, 2017. KOCH, S. Oficina de escritores. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. pp. 149-178 OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014. PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. RYLE, G. Teaching and training. In: PETERS, R.S. The Concept of Education. Londres: Routledge & Kegam Paul, 1967. SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: a construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006. |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 31 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Zuppo Abed |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |