94818 - A sintaxe na aquisição da linguagem: fala, escrita e patologias |
Período da turma: | 10/02/2020 a 14/02/2020
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Descrição: | Programa resumido:
Aula 1: Introdução à sintaxe Aula 2: Aquisição de sintaxe I: teorias e casos do português brasileiro Aula 3: Aquisição de sintaxe II: interface sintaxe-semântica Aula 4: A fala na escrita Aula 5: Alterações de Linguagem: olhando para a aquisição da sintaxe Programa completo: Aula 1: Introdução à sintaxe A competência linguística Como o falante tem intuição sobre o que é ou não possível em sua língua? A estrutura da sentença As classes gramaticais O que são constituintes e como eles se organizam para formar uma sentença? Como a criança adquire e processa essa estrutura? Predicados e argumentos As relações entre o verbo e seus argumentos Dados de alternância verbal do PB infantil Aula 2: Aquisição de sintaxe I: teorias e casos do português brasileiro Introdução às Teorias de Aquisição Pronomes, críticos e objetos nulos Passivas Interrogativas, relativas e clivadas Aula 3: Aquisição de sintaxe II: interface sintaxe-semântica Sintaxe. semântica e composicionalidade; O mapeamento da sintaxe para a semântica na língua adulta; O mapeamento da sintaxe para a semântica no processo de aquisição; Exemplos do PB: Movimento, tópico e foco. Aula 4: A fala na escrita Diferença entre o que se fala e o que se escreve no PB; Aquisição da escrita como L2; Proposta de Kato (2005); O caso do "se" apassivador e indeterminador: dados e discussão. Aula 5: Alterações de linguagem: olhando para a aquisição da sintaxe Síndrome de Down Transtorno do Espectro do Autismo Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem Outras condições que acometem a linguagem Bibliografia por aula: Aula 1: GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto. KENEDY, E. Curso básico de gramática gerativa. São Paulo, editora Contexto. NEGRÃO, E.; SCHER, A. P.; VIOTTI, E. 2010. Sintaxe: explorando a estrutura da sentença. In FIORIN, J. L. Introdução à Linguística II: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo. Aula 2: GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto. FREITAS, Maria João & SANTOS, Ana Lúcia (eds.). 2017. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português (Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press. Aula3: GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto. DE OLIVEIRA, R. P. (2001) Semântica formal: uma breve introdução. Mercado de Letras. FREGE, G. (2009). Sobre o sentido e a referência. Lógica e Filosofia da Linguagem. 2ª. ed. São Paulo: EdUSP, 129-158. Aula 4: KATO, Mary Aizawa. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, Mary Aizawa.; TEIXEIRA, José; LEMOS, Aida. (Orgs.). Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: Universidade do Minho. 2005a. KATO, Mary Aizawa. A contribuição chomskiana para a compreensão da aprendizagem de L2. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas, v. 44, n.2, 2005b. KATO, Mary Aizawa. A variação no domínio dos clíticos no português brasileiro. Lingüística. Montevideo, v. 33, n. 1, 2017. KATO, Mary Aizawa; CYRINO, Sonia Maria Lazzarini.; CORRÊA, Vilma Recha. Brazilian Portuguese and the recovery of lost clitics through schooling. In: PIRES, Acrisio; ROTHMAN, Jason. (eds.) Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. Berlin/New York: Mouton De Gruyter. 2009. SILVA, L. R.. THE ACQUISITION OF THE INDETERMINATE AND PASSIVE SE CLITIC IN BRAZILIAN PORTUGUESE: OUTCOMES OF AN ACQUISITION THROUGH WRITING. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 16, p. 116-148, 2018. Aula 5: ARVIGO, Maria Cláudia. Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem. ReVEL, edição especial n. 6, 2012. MARTINS, Alexandrina. VIEIRA, Sónia. Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico. In FREITAS, Maria João & SANTOS, Ana Lúcia. Aquisição de língua materna e não materna. Berlin: Language Science Press. p.381-405. 2017. PENKE, Martina. Syntax and language disorders. In: Tibor Kiss, Artemis Alexiadou (eds.): Syntax (2nd edition). An International Handbook. Berlin: Walter de Gruyter. 2015. Bibliografia de apoio: BENVENISTE, E. (1976). Problemas de linguística geral. São Paulo, Nacional/EDUSP. FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Objetos Teóricos. Ed. Contexto, São Paulo. FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo. |
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Carga Horária: |
15 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Carla Pereira Minello Clariana Lara Vieira Iolanda Dias Goes Kalyne Alves de Melo Silva Lara Ribeiro da Silva Raíssa Silva Santana |
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