Atividade

94818 - A sintaxe na aquisição da linguagem: fala, escrita e patologias

Período da turma: 10/02/2020 a 14/02/2020

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Descrição: Programa resumido:

Aula 1: Introdução à sintaxe
Aula 2: Aquisição de sintaxe I: teorias e casos do português brasileiro
Aula 3: Aquisição de sintaxe II: interface sintaxe-semântica
Aula 4: A fala na escrita
Aula 5: Alterações de Linguagem: olhando para a aquisição da sintaxe

Programa completo:

Aula 1: Introdução à sintaxe

A competência linguística
Como o falante tem intuição sobre o que é ou não possível em sua língua?
A estrutura da sentença
As classes gramaticais
O que são constituintes e como eles se organizam para formar uma sentença?
Como a criança adquire e processa essa estrutura?
Predicados e argumentos
As relações entre o verbo e seus argumentos
Dados de alternância verbal do PB infantil


Aula 2: Aquisição de sintaxe I: teorias e casos do português brasileiro

Introdução às Teorias de Aquisição
Pronomes, críticos e objetos nulos
Passivas
Interrogativas, relativas e clivadas


Aula 3: Aquisição de sintaxe II: interface sintaxe-semântica

Sintaxe. semântica e composicionalidade;
O mapeamento da sintaxe para a semântica na língua adulta;
O mapeamento da sintaxe para a semântica no processo de aquisição;
Exemplos do PB: Movimento, tópico e foco.


Aula 4: A fala na escrita

Diferença entre o que se fala e o que se escreve no PB;
Aquisição da escrita como L2;
Proposta de Kato (2005);
O caso do "se" apassivador e indeterminador: dados e discussão.


Aula 5: Alterações de linguagem: olhando para a aquisição da sintaxe
Síndrome de Down
Transtorno do Espectro do Autismo
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Outras condições que acometem a linguagem


Bibliografia por aula:

Aula 1:

GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto.

KENEDY, E. Curso básico de gramática gerativa. São Paulo, editora Contexto.

NEGRÃO, E.; SCHER, A. P.; VIOTTI, E. 2010. Sintaxe: explorando a estrutura da sentença. In FIORIN, J. L. Introdução à Linguística II: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo.



Aula 2:

GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto.

FREITAS, Maria João & SANTOS, Ana Lúcia (eds.). 2017. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português (Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press.


Aula3:

GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. (2014) Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo, editora Contexto.

DE OLIVEIRA, R. P. (2001) Semântica formal: uma breve introdução. Mercado de Letras.

FREGE, G. (2009). Sobre o sentido e a referência. Lógica e Filosofia da Linguagem. 2ª. ed. São Paulo: EdUSP, 129-158.


Aula 4:

KATO, Mary Aizawa. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, Mary Aizawa.; TEIXEIRA, José; LEMOS, Aida. (Orgs.). Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: Universidade do Minho. 2005a.

KATO, Mary Aizawa. A contribuição chomskiana para a compreensão da aprendizagem de L2. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas, v. 44, n.2, 2005b.

KATO, Mary Aizawa. A variação no domínio dos clíticos no português brasileiro. Lingüística. Montevideo, v. 33, n. 1, 2017.

KATO, Mary Aizawa; CYRINO, Sonia Maria Lazzarini.; CORRÊA, Vilma Recha. Brazilian Portuguese and the recovery of lost clitics through schooling. In: PIRES, Acrisio; ROTHMAN, Jason. (eds.) Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. Berlin/New York: Mouton De Gruyter. 2009.

SILVA, L. R.. THE ACQUISITION OF THE INDETERMINATE AND PASSIVE SE CLITIC IN BRAZILIAN PORTUGUESE: OUTCOMES OF AN ACQUISITION THROUGH WRITING. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 16, p. 116-148, 2018.


Aula 5:
ARVIGO, Maria Cláudia. Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem. ReVEL, edição especial n. 6, 2012.
MARTINS, Alexandrina. VIEIRA, Sónia. Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico. In FREITAS, Maria João & SANTOS, Ana Lúcia. Aquisição de língua materna e não materna. Berlin: Language Science Press. p.381-405. 2017.
PENKE, Martina. Syntax and language disorders. In: Tibor Kiss, Artemis Alexiadou (eds.): Syntax (2nd edition). An International Handbook. Berlin: Walter de Gruyter. 2015.


Bibliografia de apoio:
BENVENISTE, E. (1976). Problemas de linguística geral. São Paulo, Nacional/EDUSP.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Objetos Teóricos. Ed. Contexto, São Paulo.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Carla Pereira Minello
Clariana Lara Vieira
Iolanda Dias Goes
Kalyne Alves de Melo Silva
Lara Ribeiro da Silva
Raíssa Silva Santana


 
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