Atividade

94849 - Literatura contemporânea em francês: experiências de leitura com a primeira seleção Goncourt no Brasil

Período da turma: 03/02/2020 a 07/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBS.: As aulas serão ministradas em francês. Textos em francês. Discussões em francês e/ou português.
Nível de francês solicitado para o acompanhamento das aulas: B1

03/02 – aula 1: “Irmãos de experiência e de alma”: Les Leïlas, o primeiro Choix Goncourt Brésil e estudo do livro Frère d’âme (2018), de David Diop.
Me. e Profa. Barbara Carolina Dias
Profa. Larissa Aparecida Esperança da Silva

04/02 – aula 2: “A arte como possibilidade de resistência”. Estudo do livro L’hiver du mécontentement (2018), de Thomas B. Reverdy.
Me. e Profa. Liz Helena Gouveia Afonso
Profa. Eliana Junko Takara

05/02 – aula 3: “Jovens de hoje: nossos, deles, do mundo”: estudo do livro Leurs enfants après eux (2018), de Nicolas Mathieu.
Profa. Dra. Lucília Souza Lima Teixeira
Profa. Mariana Cunha Firmino

06/02 – aula 4: “Escravidão e liberdade: de quem? Para quem?” Estudo do livro Maîtres et esclaves (2018), de Paul Greveillac.
Profa. Dra. Cristina Casadei Pietraroia
Profa. Sandra Catrouxo

07/02 – aula 5: “Narrar o amor, narrar a si mesmo”: estudo do livro Ça raconte Sarah (2018) de Pauline Delabroy-Allard.
Profa. Dra. Raquel Peixoto do Amaral Camargo
Profa. Mayara Nahime
Bibliografia:
COMPAGNON, Antoine. Le démon de la théorie. Littérature et sens commun. Paris: Editions du Seuil, 1998.
____________________. La littérature pour quoi faire?. Paris : Collège de France – Fayard, 2007.
DELABROY-ALLARD, Pauline. Ça raconte Sarah. Paris: Les éditions de minuit, 2018.
DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1934].
DIOP, David. Frère d’âme. Paris: Seuil, 2018.
DUFAYS, Jean-Louis; GEMENNE, Louis; LEDUR. Pour une lecture littéraire. Louvain-la-Neuve: de Boeck Supérieur, 2015 [2005] .
GODARD, Anne (dir.). La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris: Les Éditions Didier, 2015.
GREVEILLAC, Paul. Maîtres et esclaves. Paris: Gallimard, 2018.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.
______________. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
MANGUEL, Alberto. La méthode de Schéhérazade: Résister, écrire, imaginer. Chêne-Bourg: Georg Éditeur, 2018.
MATHIEU, Nicolas. Leurs enfants après eux. Paris: Actes Sud, 2018.
PENNAC, Daniel. Comme un roman. Paris: Éditions Gallimard, 1992.
PETIT, Michèle. Éloge de la lecture. La construction de soi. Paris: Éditions Belin, 2002.
____________. Os jovens e a leitura. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
REVERDY, Thomas B. L’hiver du mécontentement. Paris : Flammarion, 2018.
ROUXEL, Annie e LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2004
SÉOUD, Amor. Pour une didactique de la litterature. LAL (Lagues et apprentissage des langues) Paris: Créfif. Hartier, 1997.
TODOROV, Tzvetan. Literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
YAGUELLO, Marina. Catalogue des idées reçues sur la langue. Paris: Éditions du Seuil, 1986.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Barbara Carolina Dias
Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
Eliana Junko Takara
Larissa Aparecida Esperança da Silva
Liz Helena Gouveia Afonso
Lucília Souza Lima Teixeira
Mariana Cunha Firmino
Mayara Nahime
Raquel Peixoto do Amaral Camargo
Sandra Regina Passi Catrouxo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP