94855 - Curso de atualização Outras vozes literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira – 35h |
Período da turma: | 04/04/2020 a 20/06/2020
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Descrição: | Curso de atualização
Outras vozes literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira – 35h Sábados – 9h00 às 14h00 Centro de estudos africanos (CEA/USP) Núcleo de Pesquisa Brasil – África (NAP Brasil – África) Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Coordenação: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi Ministrantes: Laiz Colosovski Lopes Maria Paula de Jesus Correa Nara Lasevicius Carrera Rosangela Sarteschi Ementa: Este curso propõe o debate de questões relacionadas à aplicação da lei 11.645/08 em sala de aula, no que diz respeito às literaturas africanas de língua portuguesa e à literatura negra brasileira, bem como a leitura de textos selecionados desse corpus literário. Tais textos refletem questões atinentes à experiência colonial nos países africanos de língua portuguesa e à experiência negra no Brasil, país ainda às voltas com seu passado colonial escravista, apresentando formas de elaboração literária que busquem dar conta desses temas. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções dos Cadernos Negros, de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Jarid Arraes, Ungulani Ba Ka Khosa, Pepetela, entre outros. Cronograma: Aula 1 – 04 de abril Introdução - As literaturas africanas e afro-brasileira na sala de aula 1. Apresentação do curso e discussão sobre a Lei 11.645/08: avanços e limites Texto de apoio: a. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE nº3/2004 – Relatório de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. b. SARTESCHI, Rosangela. Literatura na escola: de que autores falamos? In: SIQUEIRA, Ana Márcia A. Literatura e Ensino: reflexões, diálogos e interdisciplinaridade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. Pp.39-58 2. As literaturas de língua portuguesa: diferenças e aproximações. Leitura de poemas selecionados Ministrante: Professora Doutora Rosangela Sarteschi Aula 2 – 25 de abril Introdução à literatura negra brasileira 1. Discussão teórica: construção de um corpo literário de autoria negra - a importância dos Cadernos Negros. Textos de apoio: RIBEIRO, Esmeralda. 37 anos de Cadernos Negros uma trajetória de resistência no mercado editorial. In: SILVA, Cidinha (org.) Africanidades e relações raciais: Insumos para políticas públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014. SILVA, Mário Augusto Medeiros da. Das ilusões perdidas à realidade das ruas: Cadernos Negros, 1978. In: A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013. 2. Leitura e discussão de textos selecionados publicados nos Cadernos Negros (prosa e poesia) - proposição de abordagens possíveis em sala de aula. Ministrante: Ms. Nara Lasevicius Carreira Aula 3 – 09 de maio A presença feminina negra na literatura brasileira 1. Discussão teórica: a prosa como espaço de denúncia das desigualdades sociais que impactam as mulheres. Leitura e discussão de trechos de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus e de Insubmissas Lágrimas de Mulher, de Conceição Evaristo. Texto de apoio: HERINGER, Rosana; SILVA, Joselina da. Diversidade, relações raciais e étnicas e de gênero no Brasil contemporâneo. In: BARSTED, Leila Linhares; PITANGUY, Jacqueline (org.) O progresso das mulheres no Brasil, 2003-2010. Rio de Janeiro: Cepia; Brasília: ONU Mulheres, 2011. JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulher. Rio de Janeiro: Malê, 2016. Ministrante: Ms. Laiz Colosovski e Ms. Nara Lasevicius Carreira Aula 4 – 16 de maio Escrita feminina negra: a poesia como espaço de resistência, denúncia e afirmação 1. Leitura e discussão de poemas das escritoras Conceição Evaristo, Jarid Arraes e Lubi Prates, Textos de apoio: ARRAES, Jarid. Um buraco com meu nome. São Paulo: Farina, 2018. EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017. PRATES, Lubi. Um corpo negro. São Paulo: nosotros, 2018 Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa Aula 5 – 23 de maio Literatura e resistência ao colonialismo em Moçambique e Angola 1. Apresentação dos autores e dos contextos históricos + discussão de texto teórico. Texto de apoio: FANON, Frantz. Sobre a violência. In: Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UfJF, 2005. 2. Leitura e discussão de dois contos. PEPETELA, Contos de morte. Luanda: Caxinde, Editora e Livraria, 2008. BA KA KHOSA, Ungulani. Orgia dos loucos. São Paulo: Kapulana, 2016. Ministrante: Ms. Laiz Colosovski Lopes Aula 6 – 30 de maio Literatura infantil e juvenil 1. Literatura para jovens e crianças em língua portuguesa: discussão teórica e apresentação de alguns autores Texto de apoio: ARAÚJO, Débora Oyayomi. Caminhos trilhados pelas personagens negras na literatura infantil brasileira: percalços e percursos. Literafro, UFMG, 2018. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1061-caminhos-trilhados-pelas-personalidades-negras-na-literatura-infantil-brasileira. 2. Leitura, discussão e proposição de abordagens possíveis em sala de aula das obras: Texto de apoio: ALEIXO, Ricardo. Mundo Palavreado. São Paulo: Peirópolis, 2013. COUTO, Mia. A menina sem palavras: histórias de Mia Couto. São Paulo:Boa Companhia, 2013. __________. O beijo da Palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006. ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007. ________. Ombela: a origem das chuvas. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2015. Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa Aula 7 – 20 de junho Avaliação e apresentação de trabalhos |
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Carga Horária: |
35 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Laíz Colosovski Lopes Maria Paula de Jesus Nara Lasevicius Carreira Rosangela Sarteschi |
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