Atividade

94857 - Oficina de Produção de Projetos de Pesquisa em História

Período:
Terça 19:00 às 21:30
 
Descrição: Encontro 1 – Apresentação da Oficina. Discussão e definição do TEMA
Reflexão sobre a escolha dos temas de pesquisa e sobre a escrita da apresentação, justificativa e balanço bibliográfico dos projetos de pesquisa (fases iniciais de incursão na problemática selecionada pelo historiador)

Encontro 2 – Discussão e definição do que são MATERIAIS E MÉTODOS
Reflexão sobre a descrição das fontes, metodologia e teoria mobilizadas na pesquisa. Confecção de planos de trabalho e cronogramas também serão abordados.

Encontro 3 – Discussão e definição da TESE
Discussão sobre a apresentação das teses principais do trabalho, focando na escrita dos objetivos e das hipóteses.

Encontro 4 – Como finalizar e revisar o Projeto de Pesquisa? FINALIZAÇÃO E REVISÃO
Organização do texto (a partir das estruturas convencionais de confecção deste gênero, como os modelos FAPESP, Capes, CNPq e USP), composição de resumo, palavras-chave e título, e processo de revisão textual para submissão de projetos para avaliação

BIBLIOGRAFIA

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. “Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objeto de estudo em pesquisas acadêmicas”. Atos de Pesquisa em Educação, v.6, n.1, pp.79- 33. 2011.
KING, Stephen. Sobre a Escrita: a arte em memórias. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015.
MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
_______________. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
_______________. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
_______________.Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
MARINHO, M. “A escrita nas práticas de letramento acadêmico”. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.
MOURA, Chico; MOURA, Wilma. Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
PROSE, Francine. Reading like a writer: a guide for people who love books and for those who want to write them. New York: Harper Perennial, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TERRA, M. R. “Letramento & letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita”. D.E.L.T.A., 29:1, 2013 (29-58).
ZERON, Carlos. “Prefácio”. In: Vários Autores. Exercícios de metodologia da pesquisa histórica. 1ª edição - São Paulo: Casa & Palavras, 2015. p. 7-15.

Carga Horária:

14 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 38
 
Ministrantes: Bruna Braga Fontes
Luma Ribeiro Prado
Talita de Jesus Noronha Sanchez
Verônica Calsoni Lima


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP