Atividade

94880 - Literatura Infantojuvenil Coreana: Histórias e Horizontes

Período da turma: 12/02/2020 a 14/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: – Aula 1 (12/02/2020) –

As origens e o despertar da Literatura Infantojuvenil na Coreia do início do século XX
Após uma breve passagem sobre os mitos, as lendas e os contos da tradição oral, a primeira aula tem como meta destacar as publicações-marcos da literatura direcionada ao jovem leitor no início do século XX: as revistas So-nyeon (소년), de 1908, por Choi Nam-sun, e O-rin-i (어린이), de 1923, por Bang Jung-hwan. Em contexto de dominação japonesa, essas publicações, que contavam com as contribuições de grandes nomes da poesia coreana, tinham em mente, por um lado, levar ficção aos leitores em formação, com algum grau de didatismo, e, por outro lado, apresentar-se como um ponto de resistência em defesa da infância e da fabulação das crianças em meio à realidade cruel e submissa vivida.

– Aula 2 (13/02/2020) –

As questões identitárias e ficcionais da Literatura Infantojuvenil na Coreia dos anos 1940–1970
Em novo contexto, num “espaço de liberação e liberdade” em plena transição do imperialismo japonês para o imperialismo norte-americano em território coreano, a produção literária direcionada a crianças e jovens ganha novas feições, ainda que no formato de ficção impressa em revistas, no sentido de denunciar e “ir contra” a posição social e culturalmente dominada. Dito isto, os trechos a serem lidos e discutidos nessa aula são retirados de obras como a coletânea de contos de fada I-sang-han Son-saeng-nim (이상한 선생님), de 1949, por Chae Man-sik, e as coletâneas de poemas dedicados à "imaginação", de 1947 a 1954, por Kim Yo-seop.

– Aula 3 (14/02/2020) –

As produções e as tendências em gêneros distintos: as Literaturas Infantil e Juvenil na Coreia do século XXI
Nas duas primeiras décadas do século XXI, a Literatura Infantojuvenil Coreana sofreu uma “diáspora” de gêneros, onde autores, editores e mediadores começaram a se dedicar com maior rigor ético e estético às questões intimamente ligadas ao leitor criança, na Literatura Infantil, e ao leitor adolescente, na Literatura Juvenil. Sendo assim, além de expor títulos variados, o foco dessa aula será na produção contemporânea da Coreia do Sul, dos livros ilustrados – como os de Suzy Lee – às coletâneas de contos e romances – como os de Lee Geum-yi –, que estão se destacando, quantitativa e qualitativamente, no cenário local e resultando numa difusão dessas obras em cenário internacional.

Referências

BAILEY, Becky; LEE, Gi-hyoun. Early Childhood Education in Korea. Conference of the Florida Association for Children Under Six. Orlando, v. 1, sep. 1992. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2019.
BANG, Eun-soo. A Study on the Figuration of Soldiers of the Vietnam War Donghwa in the 1970s - Focusing on the Discourse on State Power during the Vietnam War. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 34, p. 97-117, jun. 2018.
CHO, Boo-kyung; KIM, Jeong-jun. The Improvement of Children's Creativity - Through Korean Picture Books. Childhood Education, Washington, v. 75, n. 6, p. 337-341, 1999.
JANG, Young-mi. A study of postwar children's fiction. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 22, p. 205-229, may 2012.
______. A Study on the Spring Literary Contests of the 1970s - Focusing on fairy tales and other literary works. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 33, p. 203-231, dec. 2017.
JEONG, Seon-hye. Investigation of the child figure that is represented in the children's fiction of Korean liberation period. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 26, p. 93-134, may 2014.
KIM, Hyun-sook. School-related Children’s Narratives of the 1920s. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 32, p. 129-157, jun. 2017.
KIM, Kwan-sik. The Origin of Korean Children’s Literature and the Necessity of Children’s Literature History. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 34, p. 5-28, jun. 2018.
KIM, Tae-ho. A study on Postcolonial aspects of Children’s literature in the 1950s. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 26, p. 1-29, may 2014.
KIM, Young-youn. Traditional Korean children's songs: Collection, analysis and application. International Journal of Music Education, Thousand Oaks, v. 33, n. 1, p. 38-45, 1999.
KWON, Hyug-jun. The reconsideration about the definition, scope, and the types of fantasy in children's literature. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 16, p. 5-42, may 2009.
LEE, Guang-lea. Today and Yesterday in Early Childhood Education in Korea. Teaching & Learning Faculty Publications, Orlando, v. 16, p. 1-14, apr. 1997. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2019.
LEE, Yang-hee; JUNG, Byung-soo. Bang Jung Whan – The Korean Pioneer of Children’s Rights. The International Journal of Children’s Rights, Belfast, v. 23, n. 2, p. 261-271, jun. 2015.
PARK, Ssang-jae. A Historical Development of Korean Fantasy Fairy Tale's : From 1920's To 1960's. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 16, p. 43-98, may 2009.
RYU, Duck-jee. The Development and Meaning of the Proletarian Children’s Literature in the 1930s. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 26, p. 135-172, may 2014.
SHIN, Heon-jae. A Study on Fantasy of Children’s Literature of Korea. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 27, p. 63-84, dec. 2014.
SUNG, Yoo-kyung. A Post-Colonial Critique of the (Mis)Representation of Korean-Americans in Children's Picture Books. Thesis (Doctor of Philosophy in Language Reading and Culture). The University of Arizona/UA, Tucson, 2009.
______. Experiencing Korean Culture and Language through Korean Children's Literature. In: GOODMAN, Ken et al. (Eds.). Reading in Asian Languages: Making Sense of Written Texts in Chinese, Japanese, and Korean. New York: Routledge, 2012. p. 221-235.
______. Hearing the Voices of "Comfort Women" - Confronting Historical Trauma in Korean Children's Literature. Bookbird: A Journal of International Children's Literature, Basel, v. 50, n. 1, p. 20-30, jan. 2012.
ZUR, Dafna. Figuring Korean Futures: Children’s Literature in Modern Korea. Redwood City: Stanford University Press, 2017.
______. Let's Go to the Moon: Science Fiction in the North Korean Children's Magazine Adong Munhak, 1956–1965. The Journal of Asian Studies, Cambridge, v. 73, n. 2, p. 327-351, may 2014.
______. The Construction of the Child in Korean Children's Magazines, 1908-1950. Thesis (Doctor of Philosophy in Asian Studies). University of British Columbia/UBC, Vancouver, 2011.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 47
 
Ministrantes: Luis Carlos Barroso de Sousa Girão


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP