Atividade

94992 - Construindo a legitimidade no cotidiano: a atividade policial

Período da turma: 03/02/2020 a 12/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Pesquisas realizadas pelo NEV-USP indicam que para além da eficiência policial na redução do crime e da violência, a forma como os policiais interagem e se relacionam com a população é central para pensar as políticas de segurança pública no Brasil.

Nesse sentido, é fundamental para o bom desempenho de suas missões institucionais que as polícias levem em consideração o contato que seus policiais estabelecem com os cidadãos na sua atuação cotidiana, bem como a qualidade da relação que esses agentes têm em suas instituições – com seus colegas e gestores, e com os agentes do judiciário.
Neste curso apresentaremos resultados da pesquisa CEPID “Building Democracy Daily” – Human Rights, Violence and Institutional Trust – Processo 2013/07923-7, em desenvolvimento no NEV/USP, que busca identificar como moradores da cidade de São Paulo – adultos e pré-adolescentes, avaliam a qualidade da relação (contato) com a polícia; e como os próprios policiais – civis e militares, avaliam a qualidade das relações em suas instituições.

O curso é voltado para policiais, civis e militares, de todas as patentes ou carreiras, com o objetivo de atualizá-los a respeito das pesquisas mais recentes sobre o trabalho da polícia em São Paulo. Tem como objetivos principais promover a reflexão e a discussão, bem como motivá-los para pensar e promover mudanças na atuação policial, visando torná-la mais próxima às necessidades e expectativas da sociedade.

O curso tem como objetivos específicos oferecer informações atualizadas sobre as pesquisas relacionadas ao trabalho policial; promover a reflexão e a discussão entre policiais sobre a atividade desenvolvida, aumentando a comunicação entre esses agentes e entre eles e a academia; promover a troca de informações e experiências entre profissionais que atuam nas diversas agências policiais de São Paulo, motivando-os a adotar ou desenvolver inovações que melhorem suas condições de trabalho e a qualidade da relação com a população e a confiança desta na polícia. Outro objetivo será o de proporcionar, no espaço da universidade, um ambiente mais igualitário para o debate, com maior integração entre os policiais, reduzindo as interferências relacionadas ao pertencimento à diferentes instituições e diferentes posições hierárquicas.
As aulas serão ministradas por professores do NEV/USP, vinculados à FFLCH, e pesquisadores NEV/USP, entre doutores(as), mestres e pós-doutorandos(as).

PROGRAMA DE AULAS
AULA 1. O tema da obediência e a legitimidade das leis (3h)
Professores: Dr. Sergio Adorno, Dr. Marcos Cesar Alvarez e Dr. Renato Alves

AULA 2. A legitimidade da polícia e a atuação do judiciário (3h)
Professores: Dra. Gorete Marques e Damião Medeiros

AULA 3. A legitimidade da polícia na percepção dos paulistanos (3h)
Responsáveis: Dr. Frederico Teixeira e André Oliveira

AULA 4. A legitimidade da polícia na percepção de pré-adolescentes (3h)
Responsáveis: Aline Gomes e Dra. Mariana Chies

AULA 5. A legitimidade da polícia na percepção dos policiais (3h)
Responsáveis: Dra. Viviane Cubas e Dra. Fernanda Novaes


BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Sérgio; PASINATO, W. (2010) Violência e impunidade penal: da criminalidade detectada à criminalidade investigada. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - Vol. 3 - no 7 - JAN/FEV/MAR- pp. 51-84.
ALVAREZ, M. C.; SALLA, Fernando; SOUZA, Luís Antonio Francisco de. (2004) Políticas de Segurança Pública em São Paulo: uma perspectiva histórica. Justiça & História, Porto Alegre, v. 4, n.8, p. 173-199.
CUBAS, Viviane; ALVES, Renato; OLIVEIRA, André. Tão diferentes e tão iguais. As percepções de policiais civis e militares de São Paulo sobre suas instituições. Revista Dilemas. (No prelo)
CUBAS, Viviane O. (2013), A Ouvidoria e o controle da atividade policial na percepção dos policiais militares. (doutorado), PPGDS, USP.
DAHIA, Sandra Leal de Melo. (2015) Da obediência ao consentimento: reflexões sobre o experimento de Milgram à luz das instituições modernas. Soc. estado., Brasília , v. 30, n. 1, p. 225-241.

GISI, Bruna; JESUS, M. Gorete M. de; SILVESTRE, Giane. O contato com o público importa? Uma análise exploratória sobre a construção da auto legitimidade entre juízes paulistanos. Plural (Revista de Ciências Sociais USP). (prelo)
LIMA, Roberto Kant de. (2010) Sensibilidades jurídicas, saber e poder: bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada. Anuário Antropológico/2009 - 2: 25-51.
LIPSKY, Michael. (2019) Burocracia de nível de rua. Dilemas do indivíduo no serviço público. ENAP, Brasília.
MILGRAM, Stanley. (1967) Os perigos da obediência. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/832874/mod_resource/content/1/Os%20perigos%20da%20obediencia.pdf. Acessado em: nov/2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ADORNO, Sérgio. (2013) Risco e (in)segurança na missão policial. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 18, n. 3, p. 585-593. Disponível em: . access on 25 Nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000300002.
MUNIZ, Jacqueline; CARUSO, Haydée; FREITAS, Felipe. (2018), “Os estudos policiais nas ciências sociais: um balanço sobre a produção brasileira a partir dos anos 2000”. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais - BIB, Vol. 1, pp. 148-187.
OLIVEIRA, Thiago R.; DE OLIVEIRA, André Rodrigues; ADORNO, Sergio. Legitimidade policial: um modelo de mensuração. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, n. 100, p. 1-25, 2019.
RODRIGUES, Herbert et al. (2017) Socialização legal de crianças e adolescentes: revisão da literatura e desafios de pesquisa. PLURAL, Revista do Programa de Pós‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 24. 1, p.105-123.
RODRIGUES, Herbert; GOMES, Aline Morais Mizutani. (2017) Socialização Legal e Perfis de Pré-Adolescentes em São Paulo: Uma Análise de Correspondência. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 181-206.
SOARES, Luiz Eduardo; ROLIM, Marcos; RAMOS, Silvia. (2009), O que pensam os profissionais da segurança pública, no Brasil. Ministério da Justiça – SENASP.
TEIXEIRA, Frederico Castelo Branco. (2019), Contato com a polícia e legitimidade policial em São Paulo. (doutorado), PPGDCP, USP.
TYLER, Tom. (2004), “Enhancing Police Legitimacy”. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, Vol. 593, nº 1, pp. 84–99.
WEBER, Max. (1999) Economia e Sociedade. UNB: Brasília. [Capítulo III “Os tipos de Dominação”, p. 139-188.]
ZANETIC, André; MANSO, Bruno Paes; NATAL, Ariadne Lima; OLIVEIRA; Thiago Rodrigues. (2016), “Legitimidade da Polícia: Segurança Pública para além da Dissuasão”. Civitas, Rev. Ciênc. Soc., Vol 16, nº4, pp. 148-173.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 34
 
Ministrantes: Aline Morais Mizutani Gomes
André Rodrigues de Oliveira
Damião Candido Medeiros Filho
Fernanda Novaes Cruz
Frederico Castelo Branco Teixeira
Marcos Cesar Alvarez
Maria Gorete Marques de Jesus
Mariana Chies Santiago Santos
Renato Antonio Alves
Sergio França Adorno de Abreu
Viviane de Oliveira Cubas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP