Atividade

95057 - Fonologia, aquisição e educação

Período da turma: 07/03/2020 a 30/05/2020

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Descrição: Período do curso:

O curso terá 10 encontros presenciais – cada um com 4 horas de duração –,
totalizando 40 horas de atividades.

Programação do curso
O curso está estruturado em três eixos centrais: fonologia, aquisição e educação. Cada
um deles objetiva apresentar e discutir a relação dos aspectos linguísticos aplicados ao ensino de Língua Portuguesa, no que se refere ao processo de alfabetização e à aquisição de escrita.

Para isso, os seguintes tópicos serão abordados ao longo das aulas:
 Panorama histórico da alfabetização
 Métodos de alfabetização
 Neurociência aplicada à Educação e sua visão sobre os métodos.
 Método fônico
 Consciência fonológica
 Fonologia articulatória
1 Datas sujeitas a alteração.
 Aquisição fonológica
 Bilinguismo
 Alterações frequentes no ambiente escolar
 Dificuldades de escrita

Frequência mínima e critérios de aprovação
Para a obtenção do certificado de extensão, o participante precisará ter, no mínimo,
75% de presença e nota 5,0.

A avaliação será feita a partir da entrega de um plano de aula
baseado nas reflexões feitas no decorrer do curso e por meio da participação nas discussões em aula.


Bibliografia:

ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de aquisição
de escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras/ABL, 1997.
BISOL, L. (Org.) Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2010.
BORTONI-RICARDO, S. M. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o
tratamento de regras de variação e mudança. SCRIPTA, Belo Horizonte, v.9, n.18, p. 201-
220, 1. sem. 2006.
CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins
Fontes, 2004.
CORRÊA, M. L. G. Encontros entre prática de pesquisa e ensino: oralidade e letramento no
ensino da escrita. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 28, n. 2, 625-648, jul./dez. 2010.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de
exercícios. São Paulo: Contexto, 2009.
DAHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: PENSO, 2011.
FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1989.
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2008.
FREITAS, M. J.; SANTOS, A. L. (org.) Aquisição de língua materna e não materna.
Questões gerais e dados do português. Textbooks in Language Sciences 3. Berlin: Language
Science Press, 2017. 494 p.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
GODOY, D. M. A. Aprendizagem inicial da leitura e da escrita no português do Brasil:
influência da consciência fonológica e do método de alfabetização. Tese de Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. 188 p.
KANDEL, Eric R (Org.). Princípios de Neurociências. Porto Alegre: AMGH, 2014.
LAMPRECHT, Regina Ritter. Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto
Alegre: EDIPUCRS, 2011.
LAMPRECHT, R. R. Qual é a diferença entre consciência fonológica e consciência
fonêmica? Letra A: o jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, ano 4. n. 16,
outubro/novembro, 2008, p. 3.
________________. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de desenvolvimento e
subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LARA, C. C. & IIHA, S. E. A relação entre processos fonológicos e na escrita inicial de
crianças e consciência fonológica. Verba Volant, v. 1, n.1, julho/dezembro 2010. p. 28-38.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2009. 17 ed.
MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R. & TAVARES, M. A. Ensino de Português e
Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.
MIRANDA, A. R. M. & MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações
com a Fonologia. Cadernos de Educação, Pelotas [35], p. 359-405, janeiro/abril 2010.
MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência
proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo
Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de
Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006.
RIBEIRO, V. S.Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise
dessa relação em crianças em fase inicial de alfabetização. Entrepalavras, Fortaleza, ano 1,
v. 1, n.1, p. 100-116, ago/dez 2011.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. São Paulo:
Educ/PUC-SP, 1990.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de
professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de
Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. – São Paulo: Cultura Acadêmica,
2011
VARELLA, N. K. Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos fonológicos
similares aos da aquisição da fala? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, nº 4, p. 265-271,
dezembro 1995.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Aline de Lima Benevides
Ana Paula Piola Araujo
Andressa Toni
Carla Pereira Minello
Graziela Pigatto Bohn Casagrande


 
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