95187 - Literatura e Formação Humanística em Saúde |
Período da turma: | 02/09/2020 a 09/12/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Serão realizados “percursos literários” construídos a partir das próprias discussões em grupo. Temas que sejam destacados em uma leitura podem suscitar o interesse em se debruçar sobre outra obra que aborde tema afim, mas algumas obras que representam o tipo de material a ser trabalhado incluem: 1. O homem sem qualidades, de Robert Musil 2. A montanha mágica, de Thomas Mann 3. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis 4. Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Marques 5. Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro 6. Galveias,de José Luis Peixoto Os participantes serão convidados à leitura de um livro e, em encontros quinzenais de duração de 1 hora e trinta minutos, discutirão os aspectos humanísticos envolvidos nas tramas e personagens da narrativa. A discussão em classe se baseia na livre associação de ideias e experiências, com eventuais recursos a roteiros de leitura pré-fornecidos, produção de narrativas escritas pelos próprios participantes e outras propostas que favoreçam o aprofundamento da experiência do processo do narrar/compreender e a reflexão e troca sobre aspectos humanísticos de interesse. Bibliografia Básica: Ayres JRCM. Some virtues, values and purposes in the challenges faced by physicians. Rev Med 95 (Special Issue 1): 53-59, 2016. Ayres JRCM. Extensão Universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. Rev Med 94(2):75-80, 2015. Ayres JRCM, Rios IC, Schraiber LB, Falcão MTC, Mota A. Humanidades como disciplina de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica 37(3):455-463, 2013. Grossman E, Cardoso MHCA. As narrativas em medicina: contribuições à prática clínica e ao ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica 2006. 30(1):6-14. Jones R, Higgs R, de Angelis C, Prideaux D. Changing face of medical currricula. Lancet. 2001;357(3):699-703. Available from: http://goo.gl/MqqeoF. Lima CC, Guzman SM, De Benedetto MAC, Gallian DMC. Humanities and humanization in healthcare: the literature as a humanizing element for health science undergraduates. Interface (Botucatu). 2014; 18(48):139-50. Sakamoto J, Gallian DMC. Laboratório de Humanidades: percurso estético literário como dinâmica humanizadora em saúde. Via Atlântica (USP), 29:153-171, 2016. Sato M, Ayres JRCM. Arte e humanização das práticas de saúde em uma unidade básica. Interface – Comunic Saúde Educ. 2015. [ahead of print]. DOI: 10.1590/1807-57622014.0408. Silva MR, Schor P, Gallian DMC. Literatura e humanização: uma experiência didática de educação humanística em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 40, p. 93-101, 2016. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |