Atividade

95401 - Introdução à língua e cultura Alemã - I

Período da turma: 19/03/2020 a 18/06/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Introdução: Como aula inicial, demonstraremos que alguns termos em alemão já fazem parte do nosso cotidiano, como nomes de marcas, artistas, cientistas, apontando algumas das diferenças entre a pronúncia alemã e a pronúncia portuguesa-brasileira. Veremos também as saudações básicas e como se apresentar.

Artigos: O tema abordado será sobre os artigos definidos no idioma alemão. Serão apresentados substantivos com o seus respectivos artigos definidos. Também trabalharemos em como perguntar a tradução de uma palavra.

Prática de compreensão auditiva e reforço dos numerais. Como gramática será introduzido a conjugação do verbo haben e o uso da partícula wie junto de outros elementos para construção de estruturas interrogativas com diferentes significados (wie alt, wie viele, wie schwer).

Café e Mercado: Apresentação dos vocabulário normalmente usado em um café ou em um mercado, assim como a estrutura de um diálogo em tal situação. Como gramática será introduzido o uso do artigo indefinido e como são expressadas as horas em alemão, além dos termos comumente usados para dar referência de tempo (am, um, Montag, Heute).

Acusativo: Serão trabalhadas sentenças com o uso do acusativo e exercícios de fixação, assim como o uso do pronome possessivo.

Em um curso de idiomas: Apresentação do vocabulário normalmente usado para descrever objetos utilizados durante um curso de idiomas. Como gramática serão apresentados substantivos no singular e no plural, para que o aluno visualize como o plural normalmente é construído.

Idiomas e Países: Serão apresentados exercícios que trabalhem com o vocabulário utilizado para representar países, cidades e respectivos idiomas. Como gramática será introduzido o tempo pretérito do verbo sein. Haverá também um exercício em duplas para a prática da fala, através de perguntas e respostas com as estruturas vistas em aula.

Lar: Apresentação de textos com o vocabulário normalmente usado para descrever os diversos tipo de moradia e seus cômodos. Exercício de prática auditiva através de áudios onde os alunos terão que identificar qual o apartamento descrito e onde estão localizados os ambientes citados.

Compromissos: Apresentação de textos com o vocabulário normalmente usado em situações onde se combina um horário. Como gramática serão introduzidos os verbos que se dividem em uma oração (trennbare Verben). Exercícios de fixação sobre os conteúdos da aula 10, com escrita e prática através da interação entre os alunos com a formação de duplas.

Orientação: Apresentação de textos com o vocabulário e estruturas normalmente usadas ao se pedir orientações. Como gramática serão introduzidos os números ordinais, as preposições relativas a posição (in, unter, neben…) e a diferença entre o nominativo e o dativo em relação à posicionamentos (die erste Etage, in der ersten Etage).

Revisão e Simulado: Em forma de simulado assistido, serão expostas questões que visem revisar o conteúdo trabalhado durante as aulas e esclarecer dúvidas remanescentes, com o objetivo de preparar o aluno para a avaliação final.

Avaliação: Os alunos realizaram uma avaliação individual onde serão abordados critérios como compreensão na leitura e auditiva, conhecimento da norma padrão, habilidade de expressão oral e escrita.

Referência Bibliográfica

Coggle, P., Schenke, H. Get Talking German. Hodder Education. Londres. 2012.

Gottstein-Schramm, B., Kalender, S., Specht, F., Duckstein, B. Übungsgrammatik Niveau A1-B1. Hueber, Düsseldorf. 201

Funk, Kuhn, Demme. Studio d A 1. Deutsch als Fremdsprache. Corselen. Berlin. 2013

Hall, K. , Scheiner, B. Übungsgrammatik für Fortgeschrittene Deutsch als Fremdsprache.Hueber. Ausburg, 2006.

Deutsch - Warum nicht? - Um curso de alemão pelo rádio. Disponível em “http://www.dw.com/de/deutsch-lernen/deutsch-warum-nicht/s-2163”
Alle grammatikthemen des Kurses im überblick. Disponível em “http://www.dw.com/popups/pdf/12085777/alle-grammatikthemen-des-kurses-im-%C3%BCberblick-pdf.pdf”
Deutsch Interaktiv – Hinweise für Lehrer . Disponível em “http://www.dw.com/de/deutsch-lernen/deutsch-interaktiv/s-2237”

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Alexandre Urias Vinhal Borges
Diego Zumpano Antonio
Filipe Jané Alcarás
Vitor Barreiros Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP