Atividade

95425 - ARQUEOLOGIA DOS JOGOS: ESCAVANDO A CULTURA MATERIAL NA ERA DO ATARI

Período da turma: 21/09/2020 a 30/09/2020

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Descrição: PROGRAMA:

AULA 1:
- O que é Arqueologia, e como ela pode se relacionar com jogos digitais (Archaeogaming)?
- Lojas de Arcades: um panorama da indústria de entretenimento de máquinas operadas por moedas.
- Mudanças em espaços físicos domésticos: como a propaganda e venda de videogames impactou os lares estadunidenses.
- O papel da mulher na propaganda dos jogos e enquanto jogadora.

Aula 2:
- Consolidação da identidade própria dos videogames frente a outras mídias.
- A estratigrafia do console Atari 2600: sua construção física exterior, seus componentes eletrônicos internos. Programando jogos para o Atari: a “mágica” de criar mundos virtuais em 128 bytes.
- A crise na indústria de videogames, o sepultamento de cartuchos em 1983, e sua posterior escavação arqueológica em 2014: a lenda do “E.T.”.

REFERÊNCIAS:

AMOS, Evan. The game console: a photographic history from Atari to Xbox. San Francisco: No Starch Press, 2019.

CHAMPION, Erik. Critical gaming: interactive history and virtual heritage. Surrey: Ashgate, 2015.

COPPLESTONE, Tara J. “Designing and developing a playful past in video games”. In: The Interactive Past: Archaeology, Heritage & Video Games. Sidestone Press, pp. 85-94, 2017.

DENNIS, L. Meghan. “Archaeogaming, ethics, and participatory standards”. In: The SAA Archaeological Record 16(5), pp. 29-33, 2016.

GLANCEY, Paul. Complete History of Computer and Video Games. UK: EMAP, 1996.
KOCUREK, Carly A. Coin-Operated Americans: Rebooting Boyhood at the Video Game Arcade. Minnesota: Univ Of Minnesota Press, 2015.

LAPETINO, Tim. Art of Atari. Nova Jersey, Dynamite Entertainment, 2016.
MARINO, Vinicius. “History and human agency in videogames”. In: Gamevironments, v. 5, pp. 104-131, 2016.

MONTFORT, Nick & BOGOST, Ian. Racing the beam. The Atari Video Computer System. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2009.

NEWMAN, Michael Z. Atari Age: the emergence of video games in America. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2017.

PINA, Amanda D. de V. Os artefatos podem jogar? A digitalização do patrimônio arqueológico em jogos eletrônicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará, 2019.

REINHARD, Andrew. Archaeogaming: an introduction to archaeology in and of video games. Oxford: Berghahn Books, 2018.

SCHIFFER, Michael B. Formation processes of the archaeological record. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1987.

TRIGGER, B. História do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus, 2004.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Alex da Silva Martire
Amanda Daltro de Viveiros Pina


 
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