Atividade

96571 - Dimensões da Sustentabilidade - Módulo 7

Período da turma: 16/04/2024 a 04/06/2024

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Descrição: 1. Dimensão ambiental na sustentabilidade

I. OBJETIVO:
Apresentar os conceitos sobre meio ambiente, os principais problemas ambientais, suas causas, os desequilíbrios ambientais provocados pelo homem, suas diversas formas de poluição e possíveis mitigações, além da importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Apresentação das principais abordagens e conceitos sobre gestão ambiental organizacional, por meio de um panorama evolutivo sobre a inserção de aspectos ambientais no contexto organizacional e sobre os modelos que suportam tal inserção.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Principais problemas da degradação ambiental.
• Relação entre desenvolvimento e degradação.
• Equilíbrio ambiental.
• Poluição.
• Gestão de Recursos Hídricos.
• Gestão de Resíduos Sólidos.
• Gestão da Qualidade do Ar.
• Energias alternativas.
• Educação Ambiental.
• Evolução histórica do ambientalismo.
• Principais tratados ambientais globais e seus rumos.
• Evolução da Gestão Ambiental nas Organizações.
• Importância da gestão ambiental nas organizações.
• Abordagens da gestão ambiental organizacional.
• Estratégia empresarial e gestão ambiental.

III. BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE. R.O.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. de. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BRAUNGART, M.; McDONOUGH, W. Cradle to Cradle: Criar e Reciclar Ilimitadamente. São Paulo: Gustavo Gili Editora, 2014
FREITAS, V. P.; MILKLEVICKZ, L. Fontes de Energia & Meio Ambiente. Curitiba: Juruá, 2017.
OLIVEIRA, S. V . W. B.; LEONETI, A. B.; CEZARINO, L. O. (Org.) Sustentabilidade: Princípios e Estratégias. Barueri: Manole, 2019.
TACHIZAWA, Takechy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002. 381 p.
VEIGA, J. E. Meio Ambiente & Desenvolvimento. São Paulo: Ed. Senac, 2006.
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

2. Dimensão Econômica na sustentabilidade

I. OBJETIVO:
Apresentar e discutir modelos economicamente sustentáveis e analisar outras tendências da gestão econômica. Apresentar e discutir a governança corporativa, agroecologia e ecoeficiência e analisar outras tendências da gestão econômica. Examinar os problemas que a humanidade vem experimentando, para a solução dos quais se procura ajuda no campo da ciência econômica. Discutir as principais abordagens econômicas desenvolvidas para tratar da questão ambiental e orientar no equacionamento desses problemas. Compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e seus impactos para as empresas, governos e indivíduos. Adquirir metodologias que contribuam para a implementação de estratégias de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos básicos, interfaces da economia com o meio-ambiente.
• Estilos de desenvolvimento e meio-ambiente.
• Crescimento e meio-ambiente; evolução, problemas e perspectivas.
• Problemas ambientais decorrentes da expansão da economia.
• Fatores que levaram à incorporação da dimensão ambiental à análise econômica.
• Abordagem sistêmica às interrelações entre a economia e o meio-ambiente.
• O processo produtivo e o meio-ambiente, aprofundamento e correções à teoria da produção convencional.
• Sustentabilidade, capital natural e capital produzido.
• Fundamentos e visão analítica da Economia da Sobrevivência.
• O processo econômico e o meio-ambiente para a economia ecológica.
• A economia Ecológica e as duas primeiras leis da termodinâmica.
• A Economia da Sobrevivência e o futuro da humanidade.
• Significância das contribuições da “economia da sobrevivência”.
• Globalização e o novo contexto dos negócios.
• Economia do meio ambiente e da sustentabilidade.
• Sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
• Alianças estratégicas, estado, empresas e sociedade civil.
• Certificações e auditorias: qualidade, saúde, segurança, atuação responsável e do meio ambiente.
• Valorização da diversidade na relação com diferentes públicos.
• Relações com a comunidade e investimento social privado.
• Governança corporativa.
• Ecoeficiência e gestão ambiental.
• Tecnologias sustentáveis e inovação.
• Eco desenvolvimento.
• Agroecologia.
• Economia Circular.
• Relações com investidores e investimentos com critérios socioambientais.

III. BIBLIOGRAFIA:
AYRES, Robert U. Cowboys, cornucopians and long-run stability. Ecological Economics, v. 8, p. 198-207, 1993.
DALY, Herman E. The economic growth debate: what some economists have learned but many have not. Journal of Environmental Economics and Management, v. 14, p. 323-336, 1987.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Hardcover: 1996.
MUELLER, Charles. Os Economistas e as Inter-relações Entre o Sistema Econômico e o Meio-Ambiente, Departamento de Economia, UnB, abril, 2005, Parte II, cap. 6.
MUELLER, Charles C., 1998. Uma comparação de duas correntes de economia ambiental: a escola neoclássica e a economia da sobrevivência. Revista de Economia Política, v. 18, n. 2, abr./jun. 1998.
NAGEL, C., Meyer, P. Caught between ecology and economy: end-of-life aspects of environmentally conscious manufacturing. Computers & Industrial Engineering, v. 36, p. 781-792, 1999.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável – o Desafio do Século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
WEETMAN, C. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. São Paulo/Belo Horizonte: Autêntica Business, 2019.


3.Dimensão Social na Sustentabilidade

I. OBJETIVO:
Desenvolver conhecimento e proporcionar reflexões sobre a problemática social nas organizações sob o enfoque da responsabilidade social corporativa, mostrando seu valor estratégico para a sustentabilidade das organizações. Apresentar os principais aspectos da evolução da gestão social nas organizações, mostrando os conceitos iniciais da Responsabilidade Social até as práticas de sustentabilidade, bem com o a evolução das políticas sociais. Desenvolver temas relacionados à responsabilidade social das organizações e discutir seu papel enquanto agentes que têm ações e sofrem reações na sociedade e no meio em que se encontram.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Fundamentos da Gestão Social.
• Contexto Contemporâneo das Organizações Sociais.
• Eixos Teóricos da Gestão Social.
• Conceitos e Princípios da Responsabilidade Social Corporativa.
• Tendências Teóricas em Responsabilidade Social Corporativa.
• Indicadores em Responsabilidade Social Corporativa.
• Importância do Balanço Social.
• Evolução da Responsabilidade Social.
• Da Responsabilidade Social à Sustentabilidade.
• Evolução das políticas sociais.
• Os modelos “shareholder” e “stakeholder”.
• Responsabilidade social além da em presa.
• Caridade, assistencialismo e cidadania.
• A ética e a responsabilidade social das organizações.
• Investimento em responsabilidade social.
• Responsabilidade Social e competitividade.
• Códigos de ética empresarial.
• Código de conduta social empresarial.
• Balanço Social.
• Passivo e ativo social.
• Certificações internacionais de responsabilidade social.
• Princípios de Governança Corporativa.
• Arranjos produtivos locais.
• Associações e redes sociais.
• Economia Solidária.
• Desenvolvimento Regional Sustentável.

III. BIBLIOGRAFIA:
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
ANDRADE, Rui Otávio B. de; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana B. Gestão Ambiental no Contexto das Organizações: Um enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000.
ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
ASHLEY, Patricia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CAMARGO, Mariângela F.; SUZUKI, Fabiana M. Gestão do terceiro setor no Brasil. São Paulo: Futura, 2001. IOSCHPE, Evelyn Berg. Terceiro Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade Social e Governança: os debates e as implicações. São Paulo: Pioneiros Thomson Learning, 2006.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro: da filantropia tradicional à filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
NASCIMENTO, L. F.; LEMOS, A. D. C.; MELLO, M. C. A. Gestão Socioambiental Estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SILVA, Edson Cordeiro. Governança Corporativa nas empresas. São Paulo: Atlas, 2006.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002.

3. Organizações Sustentáveis

I. OBJETIVO:
Discutir os conceitos de sustentabilidade e as diversas estratégias que as organizações devem utilizar para alcançá-la, por meio de planejamento, ações e monitoramento.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Sociedade, crescimento populacional e desenvolvimento.
• Desenvolvimento Sustentável.
• Princípios de Gestão Ambiental.
• Governança Corporativa.
• Responsabilidade Social.
• Ecoeficiência.
• Uso sustentável dos recursos.
• Estratégias para a Sustentabilidade.
• Sustentabilidade Empresarial.
• Sustentabilidade Urbana.
• Sustentabilidade Rural.
• Sustentabilidade Industrial.

III. BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
ANDRADE, E. P. et al. (org.). Organizações sustentáveis – Contribuições a excelência da gestão. Rio de Janeiro: UFF/LATEC – ABEPRO, 2005.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1997.
CARSON, Rachel. Silent spring. USA: Houghton Mifflin, 1962.
ELKINGTON, J. Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca. M. Books, 2011.
MACHADO FILHO, C. P. Responsabilidade Social e Governança: os debates e as implicações. São Paulo: Pioneiros Thomson Learning, 2006.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitym ark, 2001.
NOSSO futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1988.
OLIVEIRA, S. V . W. B.; LEONETI, A. B.; CEZARINO, L. O. (Org.) Sustentabilidade: Princípios e Estratégias. Barueri: Manole, 2019.
SILVA, E. C. Governança Corporativa nas empresas. São Paulo: Atlas, 2006.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002, 381 p.
TRIGUEIRO, André (coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
VAN BELLEN, Hans Michel. Indicadores de sustentabilidade. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Orlando Nastri Neto
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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