Atividade

96603 - Microambiente - Módulo II

Período da turma: 24/02/2022 a 21/07/2022

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Descrição: 1. Empresas familiares e sucessões

Objetivos:
Esta disciplina explora as carreiras desenvolvidas em empresas com administração familiar. O curso busca desenvolver um estudante analítico, administrativo e com habilidades interpessoais como gerente futuro ou acionista nestas empresas, e como um sócio familiar construtivo.
Conteúdo programático:
EMPRESAS FAMILIARES:
-Definição
Características
- Estrutura formal da empresa
- Estrutura informal da empresa
- Os ciclos da Empresa Familiar
PARTICIPANTES DAS EMPRESAS FAMILIARES
- O empreendedor
- O sucessor

Bibliografia:
ADIZES, I. Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Pioneira, 1998. COHN, M. Passando a Tocha. São Paulo: Makron Books, 1991.
FRITZ, R. Empresa Familiar. São Paulo: Makron Books, 1993. LODI, J. B. O Fortalecimento da Empresa Familiar. São Paulo: Pioneira, 1989.
MARTINS, J. (Coord.). Empresas familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócio Editora, 1999.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. De. Empresa Familiar: Como Fortalecer o Empreendimento e Otimizar o Processo Sucessório. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
ROCK, S. Gerir Empresas Familiares. Editora: CETOP, 1997. BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
WERNER, René. Família & Negócios: Um Caminho para o Sucesso. São Paulo: Manole, 2004.

2. Gestão financeira e contabilidade aplicados ao agronegócio

Objetivos
Capacitar quanto aos princípios e às técnicas de matemática financeira e sua utilização em finanças, análise de investimentos e engenharia econômica, conceitos e aplicações de crédito rural.

Conteúdo programático
- Introdução à matemática financeira e suas aplicações
- Juros simples e compostos
- Inflação, juros nominais e juros reais
- Séries elementares e aplicações em matemática financeira
- Valor presente e aplicações
- Introdução ao uso de planilhas eletrônicas e calculadoras financeiras
- Indicadores de avaliação de investimentos: vpl, payback, tir e tir modificada
- Sistemas de amortização de dívidas e construção de planos de pagamentos
- Introdução à análise de investimentos em situações determinísticas e envolvendo riscos - crédito rural - barter - novos instrumentos de financiamento


Bibliografia
Literatura Básica:
1. ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. Atlas, 2009.
2. CARVALHO, L. C. S. Matemática Financeira Aplicada. Editora FGV, 2009. 3. HUMMEL, P. R. Matemática Financeira e Engenharia Econômica. 1ª. Edição, Thomson Pioneira.
Literatura Complementar:
LIMA, R.A.S.; NISHIYAMA, A.M. Contratos bancários aspectos jurídicos e técnicos da matemática financeira para advogados. São Paulo: Atlas, 2007
ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2002 LIMA, RAS. Economia Aplicada à Agropecuária. Apostila 2013. TORRES, Oswaldo F.F. Fundamentos de Enegenharia Econômica. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

3. Gestão de pessoas no agronegócio

Objetivos
Assimilar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas Empresas; Conhecer as principais atividades e procedimentos dos vários subsistemas da Administração de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais; Familiarizar-se com processo de formulação de Políticas de Gestão de Pessoas, identificando seus elementos componentes para implementação e avaliação.
Conteúdo programático:
- Políticas e Práticas de Gestão de pessoas nas empresas
– A Gestão de RH: Objetivos Políticos e estratégicos
- Gestão Estratégica de RH
- Fundamentos da administração da Gestão de RH
- Concepção da pessoa no ambiente organizacional segundo parâmetros éticos valorativos propugnados para a formação do administrador
- O papel da área de “recursos humanos na Gestão de pessoas”
- Integração da pessoa no ambiente de trabalho.

Bibliografia
ALBUQUERQUE, Lindolfo, FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1998), Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total RAUSP, vol.33, nº 2 - abr/jun.
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas - novo papel de Recursos Humanos. São Paulo, Ed. Campos, 1999. FISCHER, André Luiz (1998), A constituição do Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil - Um estudo sobre as empresas consideradas exemplares - Tese defendida junto à FEA/USP.
EDUARD E. (1994), From job-based to competency-based organizations, journal of Organizational Behavior, vol. 15, p.3-13 São Paulo MAKRON Book.
FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (1992), Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez.
LAWLER III,. WOOD, Stephen (1992), Administração Estratégica e Administração de Recursos Humanos; RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. FLEURY, Maria Tereza Leme - Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000. ROBBINS, Stephen - Comportamento Organizacional - cap. 14,15 e 16.


4. Gestão da produção
Objetivo Geral:
O curso tem como objetivo situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva. Objetiva também oferecer os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração da produção, discutindo o repertório moderno de métodos e técnicas mais difundidos neste campo.
Conteúdo programático:
• Administração da Produção: Conceito; Evolução; Funções gerenciais da produção.
• O sistema de produção: tipos de sistema de produção; Relacionamento sistêmico da produção com as demais áreas da empresa; Planejamento estratégico da produção; O processo de tomada de decisão em administração da produção; Tendências atuais do gerenciamento de produção Conceito de Produção e de Sistemas de Produção.
• Arranjo Físico: Aspectos gerais; Princípios de arranjo físico; Tipos básicos de arranjo físico; O estudo e a implantação do arranjo físico; Fatores que influenciam no arranjo físico; Planejamento do arranjo físico; Métodos de realização do arranjo físico; Utilização estratégica do arranjo físico.
• Projeto do Produto e Planejamento e Análise de Processos: O ciclo de vida de um produto; Planejamento de bens e serviços; Desenvolvimento do projeto do produto; Atividade de Planejamento de processo; Adaptação do produto ao processo; Confiabilidade de produtos; Projeto de serviços.
• Projeto e Medida do Trabalho: Aspectos gerais; Histórico; Estratégia de utilização da mão-de-obra; Projeto de trabalho e satisfação de trabalhos; Análise de métodos de trabalho; Medida do trabalho.
• Just in Time: Filosofia, Síntese do sistema, Estruturação, Controles.
• Sistema MRP: Síntese do sistema, Estruturação, Controles.
• Sistema OPT: Síntese do sistema, Estruturação, Controles.
Bibliografia:
CONTADOR, José Celso (Org.). Gestão da Produção: A Engenharia de Produção a serviço da modernização da empresa. 2a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
GAITHER N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações.8. ed. São Paulo: Pioneira, 2001.
GIANESI, I.; CORRÊA, H.L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 1995.
______. Planejamento, Programação e Controle da Produção MRP II/ERP: Conceitos, Uso e Implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOLDRATT, E.; FOX, J. A Meta. 2. ed. São Paulo: Nobel, 2003.
KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN Larry P.. Operation Management. New Jersey: Prentice Hall, 2006.
LAUGENI, F. P.; MARTINS, P. G.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MOREIRA, D.A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SCHONBERGER, R.J. & KNOD, E.M. Operation Management. Irwin, 1994
SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. . (Capítulos 1, 2, 3, 7)

5. Gestão da processos
Objetivo Geral:
Apresentar conceitos e técnicas de racionalização de processos, segundo uma abordagem de reengenharia de processos apoiada em tecnologia. Relacionar esforços de racionalização e otimização de processos organizacionais, a tecnologia e os ganhos de produtividade, qualidade e competitividade em organizações.
Conteúdo programático:
Enfoque sistêmico e estratégia corporativa
• Conceitos básicos: O que é Reengenharia
• A organização do trabalho: Definição de Processos
• Características dos novos processos
• A importância do fluxo de informação
• Metas e clientes dos processos
• Necessidades dos clientes dos processos
• Identificando a oportunidade de Otimização de Processos
• Mapeamento de processos organizacionais
• Técnicas de Reengenharia: Conceitos e Definições
• Técnicas e Princípios de Reengenharia: Aplicações em casos práticos • Implementando os novos processos
• Mudanças decorrentes da reengenharia
• A organização do trabalho: Características do novo trabalhador
• O papel do gerente e a reengenharia
• Administração do projeto de reengenharia
• O apoio das TIs na reengenharia: Exemplos de TI aplicadas
Bibliografia:
ALBRECHT, Karl. Serviços revolucionários. 6. ed. São Paulo:Pioneira, 2000.
CRUZ, Tadeu. Workflow: a tecnologia que vai revolucionar processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. CURRID, Cheryl. Ferramentas para a Reengenharia. Rio de Janeiro: Record, 1995.
GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.
HAMMER, Michael. Além da Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MORRIS D.; BRANDON J. Reengenharia reestruturando sua empresa. São Paulo: Makron, 1994. TOMASKO, R.M.. Rethinking: Repesando as corporações. São Paulo: Makron, 1994.

6. Logística e Supply Chain

Objetivo Geral:
Supply Chain (Cadeia de Suprimentos). O objetivo da disciplina é demonstrar como uma função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo.
Conteúdo programático:
• Administração de Supply Chain no MacDonald’s de Moscou
• Projeto de Supply Chain: Um assunto estratégico
• Gerenciamento da Supply Chain: Ligações com SAP, Impacto da Internet na Supply Chain
• A Cadeia Global de Suprimentos: As relações entre as instalações e suas funções
• Gerenciamento de uma Cadeia Global de Suprimentos (Global Supply Chain): Relacionamentos entre os compradores, fornecedores, clientes
• Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa
• Decisões sobre Localização da Empresa
• A visão estratégica do processo de localização
• Importância das Decisões sobre localização
• Planejamento do local
• Fatores que influenciam no processo de localização
• Tipos de instalações: bens versus serviços
• Avaliação de alternativas de localização
• Análises técnicas de localização
• Sistemas de Transporte e Distribuição
Bibliografia:
BALLOU, Ronald H. Logística Empesarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física São Paulo: Atlas, 1993.
BOWERSOX, Donald J.. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Atlas, 2007.
NOVAES, Antonio Galvão N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000.
RUSSEL, R. S., Taylor III, B. W. Operations Management: Focusing on Quality and Competitiveness. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. (Capítulos 13 e 21)

7. Sistemas de Qualidade

Objetivo Geral:
O curso tem como objetivo situar Qualidade e Produtividade no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração da Qualidade e da Produtividade estão relacionadas e podem contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva.
Objetiva familiarizar o aluno com os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração da Qualidade e da Produtividade, discutindo o repertório moderno de conceitos, métodos e técnicas mais difundidos neste campo.
Conteúdo programático:
• Conceitos de Qualidade e Produtividade
• Controle de Qualidade
• Definição de qualidade
• Ciclo de controle de qualidade
• Custos de controle de qualidade
• Medidas de qualidade de bens e serviços
• Controle estático da qualidade
• Medidas de Produtividade
• Aspectos gerais
• Formulação geral da produtividade
• Razões para monitorar a produtividade
• Medida de produção
• Medida de insumos
• Produtividade na área de serviços
• Produtividade: Necessidade de Medições, Objetivo, Tipos de Medições, Principais medidas de performance de um sistema organizacional, Como criar um sistema de gestão da produtividade
• Gestão da Produtividade
• Visões da Qualidade
• Qualidade Total: Origens; Implementação e Prêmios da Qualidade
• Critérios de Avaliação da Qualidade do Serviço
• Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade
Bibliografia:
DENTON, K. D. Qualidade em Serviços. São Paulo: Makron Books, 1991.
GIANESI, I & CORRÊA, H. L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 1995.
MARANHÃO, M. ISO série 9000. São Paulo: Qualitymark, 1994.
MOREIRA, D.A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MOREIRA, D. A . Medida da Produtividade na empresa moderna. São Paulo: Livraria Pioneira, 1991.
MOREIRA, D. A . Os Benefícios da Produtividade Industrial. São Paulo: Livraria Pioneira, 1994.
ROTHERY, Brian. ISO 9000. Makron Books, 1993.
SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. (Capítulos 17, 18, 19, 20).


8. Sustentabilidade

Objetivos
Proporcionar a perspectiva de proteção do meio-ambiente e da sustentabilidade da produção, a fim de desenvolver consciência sobre a importância do assunto, tornando o aluno apto à atuação profissional na área de gestão ambiental.

Conteúdo programático
• Introdução a Gestão Ambiental
• O desenvolvimento sustentável como um novo paradigma
• Planejamento e gestão ambiental
• Gestão de áreas degradadas e deterioradas;
• O sistema de gestão ambiental nas empresas
• As empresas e a comunidade local
• Compreensão dos principais grupos animais e sua importância ecológica.
• Bioindicadores
• Alimentos e suas relações com a educação ambiental
• Sustentabilidade
• Biodiversidade e Agricultura
• Processos Produtivos sustentáveis

Bibliografia
ARAUJO, G.H.S.; ALMEIDA, J.R.; GUERRA, A.J.T. Gestão de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 320p. 2009
BATALHA, M.O. Gestão do Agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EduFSCar. 465p. 2005.
BOEF, W.S.; THIJSSEN, M.H.; OGLIARI, J.B.; STHAPIT, B.R (Orgs). Biodiversidade e Agricultores: fortalecimento o manejo comunitário. Porto Alegre: L&PM Editores, 2007.
CLARO, P.B.O. et al. Entendemos Sustentabilidade em sua Plenitude? Análise de Fatores que Influenciam a Interpretação do Conceito. Disponível em: http://www.anpad.org.br/enanpad/2005/dwn/enanpad2005-apsc-2254.pdf; Acessado em: 01/10/09;
DIAS, R. Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 1ed. São Paulo: Atlas. 196p. 2009.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999
BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004
TACHIZAWA, T. (2005). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
KNIGHT, A. E HARRINGTON, H.J. A implementação da ISO 14000. São Paulo: Atlas, 2001.
BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. São Paulo: Vozes, 1997.
HISSA, C.E.V. (Org). Saberes Ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
PHILIPPI, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 1ed. São Paulo: Manole. 878p. 2009.
PHILIPPI, A.; ROMERIO, M. A.; BRUNA, G.C. Curso de Gestão Ambiental. 1ed. São Paulo: Manole. 1045p. 2004
TEDESCO, J.C. Agrodiversidade, agroecologia e agricultura familiar: velhas e novas faces de um processo de desenvolvimento na região de Passo Fundo (pós anos 90). Passo Fundo: Editora UPF; Porto Alegre: EST, 2006.
MONTIBELLER, G.F. Empresas, desenvolvimento e ambiente –Diagnostico e diretrizes de sustentabilidade.1ed. São Paulo: Manole, 147p, 2007.


9. Ética e responsabilidade social

Objetivos
Pretende-se, com esta disciplina, que o corpo discente venha a possuir maiores conhecimentos teóricos sobre o complexo mundo social, com destaque para os aspectos da política e de ética. O tema da ética será desenvolvido de forma transversal com o campo da política (como sendo o da vida pública) e o campo da organização empresarial (como sendo o da vida privada). As atividades do profissional em Administração nas organizações estarão inseridas nos estudos do programa desta disciplina.

Conteúdo programático
1. Por que ética?
2. Ética e política
1. Por que ética?
1.1. Ética, Moral e Virtude
1.2. Princípios e normas éticas
1.3. Critério ético e posturas morais
2. Ética e política
2.1. Noções básicas de ciência política
2.2. Os fins justificam os meios?
2.3. Vida pública X vida privada: possibilidades e limites éticos
3. Ética e economia
3.1. Ética e capitalismo
3.2. Sociedade de consumo e ética
3.3. Desenvolvimento econômico e meio ambiente
4. Ética e organizações
4.1. Responsabilidade social empresarial e princípios éticos
O código de ética do administrador

Bibliografia
ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006.
CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006.
GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008.
PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007.

10. Marketing e vendas para o agronegócio

Objetivos:
Ampliar e aprofundar conhecimentos da gestão de empresas do agronegócio com enfoque de visão estratégica em políticas setoriais, tecnológicas e econômicas ligadas ao seu campo de trabalho; Desenvolver os conhecimentos de técnicas na gestão de marketing e vendas; Instrumentalizar o aluno com ferramentas de gestão de recursos humanos e de controladoria; e, capacitar o aluno a entender a nova realidade do agronegócio brasileiro e sua importância no âmbito mundial.

Conteúdo programático
1. Conceito Marketing,
2. Sistema Informações de Marketing;
3. Segmentação de Mercado;
4. Estratégia Produtos,
5. Precificação;
6. Comunicação;
7. Distribuição de Produtos e Serviços.

Bibliografia
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006.
CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Anderson Tadeu Frangiotti
Eugenio José Silva Bitti
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Pedro Podboi Adachi
Roberto Antonio Martins
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
Vinicius Medeiros Magnani


 
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