96603 - Microambiente - Módulo II |
Período da turma: | 24/02/2022 a 21/07/2022
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Descrição: | 1. Empresas familiares e sucessões
Objetivos: Esta disciplina explora as carreiras desenvolvidas em empresas com administração familiar. O curso busca desenvolver um estudante analítico, administrativo e com habilidades interpessoais como gerente futuro ou acionista nestas empresas, e como um sócio familiar construtivo. Conteúdo programático: EMPRESAS FAMILIARES: -Definição Características - Estrutura formal da empresa - Estrutura informal da empresa - Os ciclos da Empresa Familiar PARTICIPANTES DAS EMPRESAS FAMILIARES - O empreendedor - O sucessor Bibliografia: ADIZES, I. Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Pioneira, 1998. COHN, M. Passando a Tocha. São Paulo: Makron Books, 1991. FRITZ, R. Empresa Familiar. São Paulo: Makron Books, 1993. LODI, J. B. O Fortalecimento da Empresa Familiar. São Paulo: Pioneira, 1989. MARTINS, J. (Coord.). Empresas familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócio Editora, 1999. OLIVEIRA, Djalma de P. R. De. Empresa Familiar: Como Fortalecer o Empreendimento e Otimizar o Processo Sucessório. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ROCK, S. Gerir Empresas Familiares. Editora: CETOP, 1997. BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. WERNER, René. Família & Negócios: Um Caminho para o Sucesso. São Paulo: Manole, 2004. 2. Gestão financeira e contabilidade aplicados ao agronegócio Objetivos Capacitar quanto aos princípios e às técnicas de matemática financeira e sua utilização em finanças, análise de investimentos e engenharia econômica, conceitos e aplicações de crédito rural. Conteúdo programático - Introdução à matemática financeira e suas aplicações - Juros simples e compostos - Inflação, juros nominais e juros reais - Séries elementares e aplicações em matemática financeira - Valor presente e aplicações - Introdução ao uso de planilhas eletrônicas e calculadoras financeiras - Indicadores de avaliação de investimentos: vpl, payback, tir e tir modificada - Sistemas de amortização de dívidas e construção de planos de pagamentos - Introdução à análise de investimentos em situações determinísticas e envolvendo riscos - crédito rural - barter - novos instrumentos de financiamento Bibliografia Literatura Básica: 1. ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. Atlas, 2009. 2. CARVALHO, L. C. S. Matemática Financeira Aplicada. Editora FGV, 2009. 3. HUMMEL, P. R. Matemática Financeira e Engenharia Econômica. 1ª. Edição, Thomson Pioneira. Literatura Complementar: LIMA, R.A.S.; NISHIYAMA, A.M. Contratos bancários aspectos jurídicos e técnicos da matemática financeira para advogados. São Paulo: Atlas, 2007 ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2002 LIMA, RAS. Economia Aplicada à Agropecuária. Apostila 2013. TORRES, Oswaldo F.F. Fundamentos de Enegenharia Econômica. São Paulo: Thomson Learning, 2006. 3. Gestão de pessoas no agronegócio Objetivos Assimilar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas Empresas; Conhecer as principais atividades e procedimentos dos vários subsistemas da Administração de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais; Familiarizar-se com processo de formulação de Políticas de Gestão de Pessoas, identificando seus elementos componentes para implementação e avaliação. Conteúdo programático: - Políticas e Práticas de Gestão de pessoas nas empresas – A Gestão de RH: Objetivos Políticos e estratégicos - Gestão Estratégica de RH - Fundamentos da administração da Gestão de RH - Concepção da pessoa no ambiente organizacional segundo parâmetros éticos valorativos propugnados para a formação do administrador - O papel da área de “recursos humanos na Gestão de pessoas” - Integração da pessoa no ambiente de trabalho. Bibliografia ALBUQUERQUE, Lindolfo, FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1998), Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total RAUSP, vol.33, nº 2 - abr/jun. CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas - novo papel de Recursos Humanos. São Paulo, Ed. Campos, 1999. FISCHER, André Luiz (1998), A constituição do Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil - Um estudo sobre as empresas consideradas exemplares - Tese defendida junto à FEA/USP. EDUARD E. (1994), From job-based to competency-based organizations, journal of Organizational Behavior, vol. 15, p.3-13 São Paulo MAKRON Book. FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (1992), Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. LAWLER III,. WOOD, Stephen (1992), Administração Estratégica e Administração de Recursos Humanos; RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. FLEURY, Maria Tereza Leme - Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000. ROBBINS, Stephen - Comportamento Organizacional - cap. 14,15 e 16. 4. Gestão da produção Objetivo Geral: O curso tem como objetivo situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva. Objetiva também oferecer os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração da produção, discutindo o repertório moderno de métodos e técnicas mais difundidos neste campo. Conteúdo programático: • Administração da Produção: Conceito; Evolução; Funções gerenciais da produção. • O sistema de produção: tipos de sistema de produção; Relacionamento sistêmico da produção com as demais áreas da empresa; Planejamento estratégico da produção; O processo de tomada de decisão em administração da produção; Tendências atuais do gerenciamento de produção Conceito de Produção e de Sistemas de Produção. • Arranjo Físico: Aspectos gerais; Princípios de arranjo físico; Tipos básicos de arranjo físico; O estudo e a implantação do arranjo físico; Fatores que influenciam no arranjo físico; Planejamento do arranjo físico; Métodos de realização do arranjo físico; Utilização estratégica do arranjo físico. • Projeto do Produto e Planejamento e Análise de Processos: O ciclo de vida de um produto; Planejamento de bens e serviços; Desenvolvimento do projeto do produto; Atividade de Planejamento de processo; Adaptação do produto ao processo; Confiabilidade de produtos; Projeto de serviços. • Projeto e Medida do Trabalho: Aspectos gerais; Histórico; Estratégia de utilização da mão-de-obra; Projeto de trabalho e satisfação de trabalhos; Análise de métodos de trabalho; Medida do trabalho. • Just in Time: Filosofia, Síntese do sistema, Estruturação, Controles. • Sistema MRP: Síntese do sistema, Estruturação, Controles. • Sistema OPT: Síntese do sistema, Estruturação, Controles. Bibliografia: CONTADOR, José Celso (Org.). Gestão da Produção: A Engenharia de Produção a serviço da modernização da empresa. 2a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. GAITHER N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações.8. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. GIANESI, I.; CORRÊA, H.L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 1995. ______. Planejamento, Programação e Controle da Produção MRP II/ERP: Conceitos, Uso e Implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOLDRATT, E.; FOX, J. A Meta. 2. ed. São Paulo: Nobel, 2003. KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN Larry P.. Operation Management. New Jersey: Prentice Hall, 2006. LAUGENI, F. P.; MARTINS, P. G.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. MOREIRA, D.A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SCHONBERGER, R.J. & KNOD, E.M. Operation Management. Irwin, 1994 SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. . (Capítulos 1, 2, 3, 7) 5. Gestão da processos Objetivo Geral: Apresentar conceitos e técnicas de racionalização de processos, segundo uma abordagem de reengenharia de processos apoiada em tecnologia. Relacionar esforços de racionalização e otimização de processos organizacionais, a tecnologia e os ganhos de produtividade, qualidade e competitividade em organizações. Conteúdo programático: Enfoque sistêmico e estratégia corporativa • Conceitos básicos: O que é Reengenharia • A organização do trabalho: Definição de Processos • Características dos novos processos • A importância do fluxo de informação • Metas e clientes dos processos • Necessidades dos clientes dos processos • Identificando a oportunidade de Otimização de Processos • Mapeamento de processos organizacionais • Técnicas de Reengenharia: Conceitos e Definições • Técnicas e Princípios de Reengenharia: Aplicações em casos práticos • Implementando os novos processos • Mudanças decorrentes da reengenharia • A organização do trabalho: Características do novo trabalhador • O papel do gerente e a reengenharia • Administração do projeto de reengenharia • O apoio das TIs na reengenharia: Exemplos de TI aplicadas Bibliografia: ALBRECHT, Karl. Serviços revolucionários. 6. ed. São Paulo:Pioneira, 2000. CRUZ, Tadeu. Workflow: a tecnologia que vai revolucionar processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. CURRID, Cheryl. Ferramentas para a Reengenharia. Rio de Janeiro: Record, 1995. GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999. HAMMER, Michael. Além da Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. MORRIS D.; BRANDON J. Reengenharia reestruturando sua empresa. São Paulo: Makron, 1994. TOMASKO, R.M.. Rethinking: Repesando as corporações. São Paulo: Makron, 1994. 6. Logística e Supply Chain Objetivo Geral: Supply Chain (Cadeia de Suprimentos). O objetivo da disciplina é demonstrar como uma função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo. Conteúdo programático: • Administração de Supply Chain no MacDonald’s de Moscou • Projeto de Supply Chain: Um assunto estratégico • Gerenciamento da Supply Chain: Ligações com SAP, Impacto da Internet na Supply Chain • A Cadeia Global de Suprimentos: As relações entre as instalações e suas funções • Gerenciamento de uma Cadeia Global de Suprimentos (Global Supply Chain): Relacionamentos entre os compradores, fornecedores, clientes • Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa • Decisões sobre Localização da Empresa • A visão estratégica do processo de localização • Importância das Decisões sobre localização • Planejamento do local • Fatores que influenciam no processo de localização • Tipos de instalações: bens versus serviços • Avaliação de alternativas de localização • Análises técnicas de localização • Sistemas de Transporte e Distribuição Bibliografia: BALLOU, Ronald H. Logística Empesarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física São Paulo: Atlas, 1993. BOWERSOX, Donald J.. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Atlas, 2007. NOVAES, Antonio Galvão N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000. RUSSEL, R. S., Taylor III, B. W. Operations Management: Focusing on Quality and Competitiveness. New Jersey: Prentice Hall, 1998. SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. (Capítulos 13 e 21) 7. Sistemas de Qualidade Objetivo Geral: O curso tem como objetivo situar Qualidade e Produtividade no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração da Qualidade e da Produtividade estão relacionadas e podem contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva. Objetiva familiarizar o aluno com os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração da Qualidade e da Produtividade, discutindo o repertório moderno de conceitos, métodos e técnicas mais difundidos neste campo. Conteúdo programático: • Conceitos de Qualidade e Produtividade • Controle de Qualidade • Definição de qualidade • Ciclo de controle de qualidade • Custos de controle de qualidade • Medidas de qualidade de bens e serviços • Controle estático da qualidade • Medidas de Produtividade • Aspectos gerais • Formulação geral da produtividade • Razões para monitorar a produtividade • Medida de produção • Medida de insumos • Produtividade na área de serviços • Produtividade: Necessidade de Medições, Objetivo, Tipos de Medições, Principais medidas de performance de um sistema organizacional, Como criar um sistema de gestão da produtividade • Gestão da Produtividade • Visões da Qualidade • Qualidade Total: Origens; Implementação e Prêmios da Qualidade • Critérios de Avaliação da Qualidade do Serviço • Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade Bibliografia: DENTON, K. D. Qualidade em Serviços. São Paulo: Makron Books, 1991. GIANESI, I & CORRÊA, H. L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 1995. MARANHÃO, M. ISO série 9000. São Paulo: Qualitymark, 1994. MOREIRA, D.A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MOREIRA, D. A . Medida da Produtividade na empresa moderna. São Paulo: Livraria Pioneira, 1991. MOREIRA, D. A . Os Benefícios da Produtividade Industrial. São Paulo: Livraria Pioneira, 1994. ROTHERY, Brian. ISO 9000. Makron Books, 1993. SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. (Capítulos 17, 18, 19, 20). 8. Sustentabilidade Objetivos Proporcionar a perspectiva de proteção do meio-ambiente e da sustentabilidade da produção, a fim de desenvolver consciência sobre a importância do assunto, tornando o aluno apto à atuação profissional na área de gestão ambiental. Conteúdo programático • Introdução a Gestão Ambiental • O desenvolvimento sustentável como um novo paradigma • Planejamento e gestão ambiental • Gestão de áreas degradadas e deterioradas; • O sistema de gestão ambiental nas empresas • As empresas e a comunidade local • Compreensão dos principais grupos animais e sua importância ecológica. • Bioindicadores • Alimentos e suas relações com a educação ambiental • Sustentabilidade • Biodiversidade e Agricultura • Processos Produtivos sustentáveis Bibliografia ARAUJO, G.H.S.; ALMEIDA, J.R.; GUERRA, A.J.T. Gestão de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 320p. 2009 BATALHA, M.O. Gestão do Agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EduFSCar. 465p. 2005. BOEF, W.S.; THIJSSEN, M.H.; OGLIARI, J.B.; STHAPIT, B.R (Orgs). Biodiversidade e Agricultores: fortalecimento o manejo comunitário. Porto Alegre: L&PM Editores, 2007. CLARO, P.B.O. et al. Entendemos Sustentabilidade em sua Plenitude? Análise de Fatores que Influenciam a Interpretação do Conceito. Disponível em: http://www.anpad.org.br/enanpad/2005/dwn/enanpad2005-apsc-2254.pdf; Acessado em: 01/10/09; DIAS, R. Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 1ed. São Paulo: Atlas. 196p. 2009. DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999 BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004 TACHIZAWA, T. (2005). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005. KNIGHT, A. E HARRINGTON, H.J. A implementação da ISO 14000. São Paulo: Atlas, 2001. BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. São Paulo: Vozes, 1997. HISSA, C.E.V. (Org). Saberes Ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. PHILIPPI, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 1ed. São Paulo: Manole. 878p. 2009. PHILIPPI, A.; ROMERIO, M. A.; BRUNA, G.C. Curso de Gestão Ambiental. 1ed. São Paulo: Manole. 1045p. 2004 TEDESCO, J.C. Agrodiversidade, agroecologia e agricultura familiar: velhas e novas faces de um processo de desenvolvimento na região de Passo Fundo (pós anos 90). Passo Fundo: Editora UPF; Porto Alegre: EST, 2006. MONTIBELLER, G.F. Empresas, desenvolvimento e ambiente –Diagnostico e diretrizes de sustentabilidade.1ed. São Paulo: Manole, 147p, 2007. 9. Ética e responsabilidade social Objetivos Pretende-se, com esta disciplina, que o corpo discente venha a possuir maiores conhecimentos teóricos sobre o complexo mundo social, com destaque para os aspectos da política e de ética. O tema da ética será desenvolvido de forma transversal com o campo da política (como sendo o da vida pública) e o campo da organização empresarial (como sendo o da vida privada). As atividades do profissional em Administração nas organizações estarão inseridas nos estudos do programa desta disciplina. Conteúdo programático 1. Por que ética? 2. Ética e política 1. Por que ética? 1.1. Ética, Moral e Virtude 1.2. Princípios e normas éticas 1.3. Critério ético e posturas morais 2. Ética e política 2.1. Noções básicas de ciência política 2.2. Os fins justificam os meios? 2.3. Vida pública X vida privada: possibilidades e limites éticos 3. Ética e economia 3.1. Ética e capitalismo 3.2. Sociedade de consumo e ética 3.3. Desenvolvimento econômico e meio ambiente 4. Ética e organizações 4.1. Responsabilidade social empresarial e princípios éticos O código de ética do administrador Bibliografia ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006. CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003. MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006. GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008. PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988. PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007. 10. Marketing e vendas para o agronegócio Objetivos: Ampliar e aprofundar conhecimentos da gestão de empresas do agronegócio com enfoque de visão estratégica em políticas setoriais, tecnológicas e econômicas ligadas ao seu campo de trabalho; Desenvolver os conhecimentos de técnicas na gestão de marketing e vendas; Instrumentalizar o aluno com ferramentas de gestão de recursos humanos e de controladoria; e, capacitar o aluno a entender a nova realidade do agronegócio brasileiro e sua importância no âmbito mundial. Conteúdo programático 1. Conceito Marketing, 2. Sistema Informações de Marketing; 3. Segmentação de Mercado; 4. Estratégia Produtos, 5. Precificação; 6. Comunicação; 7. Distribuição de Produtos e Serviços. Bibliografia KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000. ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Anderson Tadeu Frangiotti Eugenio José Silva Bitti Gilberto Tadeu Shinyashiki Pedro Podboi Adachi Roberto Antonio Martins Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Vinicius Medeiros Magnani |
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