Atividade

96642 - MÓDULO 2: NECESSIDADES NUTRICIONAIS NA SAÚDE E NA DOENÇA: O VELHO E O NOVO

Período da turma: 23/09/2021 a 21/10/2021

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Descrição: a) Tecnologias utilizadas para a realização de cada disciplina do Módulo.
Utilizaremos a tecnologia de informação e comunicação ZOOM (https://meet.google.com/linkredirect?authuser=2&dest=https%3A%2F%2Fsupport.zoom.us%2Fhc%2Fpt-br%2Farticles%2F201362023-Requisitos-de-sistema-para-Windows-macOS-e-Linux) para salas de conferências, aulas em tempo real e bate papos. Tudo criado para proporcionar o melhor ambiente de estudos para o aluno. O aluno poderá assistir às aulas e acompanhar todo o conteúdo de onde e quando quiser, basta ter um computador, ou celular, ou tablet. Os cursos também serão gravados em alta resolução e disponibilizados na plataforma Moodle Extensão em vídeos de alta qualidade. Todo o material será elaborado seguindo as últimas recomendações didáticas para cursos online. Toda a infraestrutura necessária aos professores está disponibilizada no Departamento de Puericultura e Pediatria, com programas para gravação das aulas, plataforma Zoom, consentimento do Departamento para circulação nas dependências do HC-criança, onde aulas de atendimento ao paciente serão gravadas (vídeos, filmes), com o CONSENTIMENTO E ASSENTIMENTO por escrito de todos os envolvidos. Além disso, todas as aulas, ARTIGOS CIENTÍFICOS de cada disciplina e perguntas serão disponibilizadas para os alunos matriculados na plataforma zoom.

b) Especificação e justificativa da sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infraestrutura necessária aos docentes e alunos (computador, correio, telefone e afins) em cada disciplina do Módulo.
Cada disciplina dentro do Módulo será ministrada em duas terças-feiras e duas quintas-feiras consecutivas. A sistemática de interação adotada busca a participação ativa dos alunos antes e durante as aulas online. Durante as aulas, os alunos responderão perguntas rápidas em tempo real com 2 respostas (sim ou não) a 3 respostas (opção 1, 2 e 3), a fim de levantar questões pertinentes ao próximo tópico da aula, em tempo real (chamamos esse processo de A HORA DO QUIZ), e garantir a participação ativa. A periodicidade das perguntas será de acordo com o conteúdo da aula. Para responder ao QUIZ o aluno precisará estar também com a PLATAFORMA MOODLE ABERTA em seu computador, celular ou tablet, para que sua resposta seja computada e disponibilizada para o professor em tempo real. Com essas respostas o professor será capaz de melhor interação com os alunos online. Além da “HORA DO QUIZ”, adotaremos outra forma de interação: na última quinta feira da disciplina, o aluno entrará online, pela plataforma Zoom, em uma sala de bate-papo para tirar dúvidas em relação a disciplina, com 5 perguntas, que serão disponibilizadas no Moodle extensão no início da disciplina, e que deverão ser respondidas como forma de avaliação da mesma, e em relação a Trabalho de Conclusão do Curso. Essa sala de bate papo estará disponível de 18:00 – 22:00hs e contará com a presença de um a dois professores da disciplina. Dessa forma garantimos a participação ativa do aluno em cada disciplina e ao longo do curso.

c) Recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeos, filmes e afins); outros (mídias de armazenamento de dados e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso.
O material (aula em PDF, todos os artigos científicos discutidos na aula e 5 perguntas de múltipla escolha) de cada disciplina em cada módulo será disponibilizado ONLINE NA PLATAFORMA MOODLE EXTENSÃO, um dia antes do primeiro dia da disciplina. Dessa forma o aluno poderá ter acesso, antes de começar a disciplina, para ler, tomar nota de questões relevantes e dúvidas (METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM).

d) Sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a autoinstrução, apoiada ou não por tutor, será a base do curso.
A sistemática de estudo para o estudante se apoiará na disponibilidade prévia dos recursos de instrução (metodologia ativa de aprendizagem), bem como na orientação dos professores, na última quinta feira de cada disciplina do Módulo, em caso de dúvidas em relação à disciplina e a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

e) Descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento de cada aluno.
O sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno será pautado na participação ativa, em tempo real, com a resolução do QUIZ e elaboração de perguntas ao professor ministrante da disciplina. As perguntas serão escritas na parte do “CHAT NO ZOOM”, serão coletadas por um dos professores de cada disciplina e serão lidas por esse professor. Uma lista com nomes e respostas do QUIZ, bem como uma lista com nomes e perguntas será gerada para controle desse rendimento. Todos os alunos serão estimulados a elaborarem perguntas, por escrito, no CHAT. Além disso, o rendimento do aluno será controlado pela resolução das 5 perguntas de cada disciplina que serão postadas no MOODLE EXTENSÃO, pela prova final e pela entrega do TCC.

f) Sistemática de avaliação do rendimento acadêmico dos estudantes, especificando formato, periodicidade e critério.
O sistema de avaliação do rendimento do aluno será pautado na participação ativa, em tempo real, com a resolução do QUIZ (valendo 10 pontos e peso 1) em cada disciplina do Módulo. Além disso, a avaliação do rendimento do aluno será feita pela resolução das 5 perguntas de cada disciplina do Módulo (valendo 10 pontos e peso 2) que serão postadas no MOODLE EXTENSÃO um dia antes do início da disciplina e pela entrega do TCC ao final do curso e em modo PRESENCIAL, conforme resolução CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019 (valendo 10 pontos e peso 2). Também a avaliação final contará com mais 10 pontos (peso 2) de 10 perguntas de múltipla escolha a serem respondidas presencialmente no final do curso, conforme resolução CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019.


Disciplina 6 - Necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes na saúde e na doença – 0 a 2 anos; Necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes na saúde e na doença – 2 a 10 anos; Necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes na saúde e na doença – adolescentes.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) calcular as necessidades energéticas baseadas nas diferentes fórmulas propostas na literatura, comparando e descrevendo as vantagens e desvantagens de cada uma delas, nas diferentes faixas etárias; (b) descrever as necessidades de macronutrientes e de micronutrientes de acordo com as DRIs entendendo a origem dessas recomendações e de suas limitações na aplicação das mesmas em indivíduos com diversas patologias; (c) descrever e comparar as necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes em diferentes condições clínicas de acordo com os Guidelines Europeus e Americanos; (d) descrever os processos fisiopatológicos e sociais que determinaram as necessidades de energia, de macro e de micronutrientes na saúde e na doença.

Disciplina 7 - Cálculo das necessidades nutricionais: Idade cronológica ou idade biológica?; Progressão de calorias ofertadas; Como determinar as necessidades nutricionais em uma Nutrição Parenteral – a visão do nutricionista e até onde ele pode intervir.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever as diferenças em relação as necessidades nutricionais conforme idade cronológica e biológica da criança; (b) traçar o plano de progressão da dieta com enfoque nas calorias, conforme idade cronológica e biológica; (c) calcular as necessidades intravenosas de energia, macronutrientes e micronutrientes, conforme Guidelines Americanos e Europeus, com enfoque na justificativa da necessidade da nutrição parenteral, seu tempo de duração, sua via de administração e suas limitações, bem como seu impacto clínico e na qualidade de vida de crianças e adolescentes; (d) descrever as implicações éticas da prescrição da nutrição parenteral.

REFERÊNCIAS

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STIVANIN, S.C.B. Desequilíbrio eletrolítico: sódio, potássio e cloro. Seminário apresentado na disciplina Transtornos Metabólicos dos Animais Domésticos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. 10p.

Carga Horária:

28 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued
Jacqueline Pontes Monteiro
Tamiris Trevisan de Barros


 
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