Atividade

96644 - MÓDULO 4: MOTIVAÇÃO COMPORTAMENTAL NA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Período da turma: 17/05/2022 a 12/08/2022

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Descrição: a) Tecnologias utilizadas para a realização de cada disciplina do Módulo.
Utilizaremos a tecnologia de informação e comunicação ZOOM (https://meet.google.com/linkredirect?authuser=2&dest=https%3A%2F%2Fsupport.zoom.us%2Fhc%2Fpt-br%2Farticles%2F201362023-Requisitos-de-sistema-para-Windows-macOS-e-Linux) para salas de conferências, aulas em tempo real e bate papos. Tudo criado para proporcionar o melhor ambiente de estudos para o aluno. O aluno poderá assistir às aulas e acompanhar todo o conteúdo de onde e quando quiser, basta ter um computador, ou celular, ou tablet. Os cursos também serão gravados em alta resolução e disponibilizados na plataforma Moodle Extensão em vídeos de alta qualidade. Todo o material será elaborado seguindo as últimas recomendações didáticas para cursos online. Toda a infraestrutura necessária aos professores está disponibilizada no Departamento de Puericultura e Pediatria, com programas para gravação das aulas, plataforma Zoom, consentimento do Departamento para circulação nas dependências do HC-criança, onde aulas de atendimento ao paciente serão gravadas (vídeos, filmes), com o CONSENTIMENTO E ASSENTIMENTO por escrito de todos os envolvidos. Além disso, todas as aulas, ARTIGOS CIENTÍFICOS de cada disciplina e perguntas serão disponibilizadas para os alunos matriculados na plataforma zoom.

b) Especificação e justificativa da sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infraestrutura necessária aos docentes e alunos (computador, correio, telefone e afins) em cada disciplina do Módulo.
Cada disciplina dentro do Módulo será ministrada em duas terças-feiras e duas quintas-feiras consecutivas. A sistemática de interação adotada busca a participação ativa dos alunos antes e durante as aulas online. Durante as aulas, os alunos responderão perguntas rápidas em tempo real com 2 respostas (sim ou não) a 3 respostas (opção 1, 2 e 3), a fim de levantar questões pertinentes ao próximo tópico da aula, em tempo real (chamamos esse processo de A HORA DO QUIZ), e garantir a participação ativa. A periodicidade das perguntas será de acordo com o conteúdo da aula. Para responder ao QUIZ o aluno precisará estar também com a PLATAFORMA MOODLE ABERTA em seu computador, celular ou tablet, para que sua resposta seja computada e disponibilizada para o professor em tempo real. Com essas respostas o professor será capaz de melhor interação com os alunos online. Além da “HORA DO QUIZ”, adotaremos outra forma de interação: na última quinta feira da disciplina, o aluno entrará online, pela plataforma Zoom, em uma sala de bate-papo para tirar dúvidas em relação a disciplina, com 5 perguntas, que serão disponibilizadas no Moodle extensão no início da disciplina, e que deverão ser respondidas como forma de avaliação da mesma, e em relação a Trabalho de Conclusão do Curso. Essa sala de bate papo estará disponível de 18:00 – 22:00hs e contará com a presença de um a dois professores da disciplina. Dessa forma garantimos a participação ativa do aluno em cada disciplina e ao longo do curso.

c) Recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeos, filmes e afins); outros (mídias de armazenamento de dados e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso.
O material (aula em PDF, todos os artigos científicos discutidos na aula e 5 perguntas de múltipla escolha) de cada disciplina em cada módulo será disponibilizado ONLINE NA PLATAFORMA MOODLE EXTENSÃO, um dia antes do primeiro dia da disciplina. Dessa forma o aluno poderá ter acesso, antes de começar a disciplina, para ler, tomar nota de questões relevantes e dúvidas (METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM).

d) Sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a autoinstrução, apoiada ou não por tutor, será a base do curso.
A sistemática de estudo para o estudante se apoiará na disponibilidade prévia dos recursos de instrução (metodologia ativa de aprendizagem), bem como na orientação dos professores, na última quinta feira de cada disciplina do Módulo, em caso de dúvidas em relação à disciplina e a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

e) Descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento de cada aluno.
O sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno será pautado na participação ativa, em tempo real, com a resolução do QUIZ e elaboração de perguntas ao professor ministrante da disciplina. As perguntas serão escritas na parte do “CHAT NO ZOOM”, serão coletadas por um dos professores de cada disciplina e serão lidas por esse professor. Uma lista com nomes e respostas do QUIZ, bem como uma lista com nomes e perguntas será gerada para controle desse rendimento. Todos os alunos serão estimulados a elaborarem perguntas, por escrito, no CHAT. Além disso, o rendimento do aluno será controlado pela resolução das 5 perguntas de cada disciplina que serão postadas no MOODLE EXTENSÃO, pela prova final e pela entrega do TCC.

f) Sistemática de avaliação do rendimento acadêmico dos estudantes, especificando formato, periodicidade e critério.
O sistema de avaliação do rendimento do aluno será pautado na participação ativa, em tempo real, com a resolução do QUIZ (valendo 10 pontos e peso 1) em cada disciplina do Módulo. Além disso, a avaliação do rendimento do aluno será feita pela resolução das 5 perguntas de cada disciplina do Módulo (valendo 10 pontos e peso 2) que serão postadas no MOODLE EXTENSÃO um dia antes do início da disciplina e pela entrega do TCC ao final do curso e em modo PRESENCIAL, conforme resolução CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019 (valendo 10 pontos e peso 2). Também a avaliação final contará com mais 10 pontos (peso 2) de 10 perguntas de múltipla escolha a serem respondidas presencialmente no final do curso, conforme resolução CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019.


Disciplina 21 - Fatores determinantes de consumo alimentar: por que os indivíduos comem o que comem?
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os fatores genéticos, biológicos e psicossociais que levam ao consumo alimentar; (b) traçar estratégias subjetivas de educação nutricional, que contemplem os aspectos biológicos e psicossociais, para educar crianças e adolescentes no processo da alimentação, visando melhor condição clínica, física, social e de qualidade de vida, de crianças e adolescentes.

Disciplina 22 - Reconhecendo estratégias de educação nutricional: técnicas de avaliação; técnicas Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever as diferenças entre as estratégias de educação nutricional, que contemplem os aspectos biológicos e psicossociais, para educar crianças e adolescentes no processo da alimentação, visando melhor condição clínica, física, social e de qualidade de vida, de crianças e adolescentes; (b) traçar planos de educação nutricional em escolas, baseados nas técnicas de avaliação; técnicas Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social; (c) traçar planos de educação familiar para ensinar técnicas de Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social a fim de ajudar as crianças/adolescentes no processo de alimentação e nutrição.

Disciplina 23 - Abordagem prática PLAY-ROLE nas situações de estado pré-contemplativo e contemplativo; Abordagem prática PLAY-ROLE nas situações de preparação, de ação, de manutenção e de recaída.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de elaborar roteiros que contemplem o estado pré-contemplativo, contemplativo, de preparação, de ação, de manutenção e de recaída no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de doenças.

Disciplina 24 - Mindful Eating: definição; história; princípios; sucessos; desafios; Comer Intuitivo.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) elaborar roteiros que contemplem a técnica do Mindful Eating no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença; (b) elaborar roteiros que contemplem a técnica do Comer Intuitivo no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença.

Disciplina 25 - Oficina: Montando estratégias de intervenção nutricional na seletividade alimentar, na compulsão alimentar, e no Diabetes Mellitus.
Objetivos: Ao final da disciplina os alunos, em grupos, serão capazes de descrever estratégias de intervenção nutricional na seletividade alimentar, na compulsão alimentar, e no Diabetes Mellitus, baseados em REVISÕES SISTEMÁTICAS DA LITERATURA.

Disciplina 26 - Oficina: Montando estratégias de intervenção nutricional na fibrose cística, na doença celíaca e nas alergias alimentares; decifrando os rótulos alimentares.
Objetivos: Ao final da disciplina os alunos, em grupos, serão capazes de (a) descrever estratégias de intervenção nutricional na fibrose cística, na doença celíaca e nas alergias alimentares, baseados em REVISÕES SISTEMÁTICAS DA LITERATURA; (b) descrever a função de cada ítem alimentar ou aditivo adicionado aos alimentos ultra-processados, com enfoque na sua implicação clínica, baseado em evidência.

REFERÊNCIAS

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REFERÊNCIAS COMUNS A TODOS OS MÓDULOS

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VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014.

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DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP: Manole, 2009.

PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007.

MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14. ed. São Paulo: Roca, 2018.

COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. 5 ed. Barueri, SP: Manole, 2016.

ROSS, A.C.; CABALLERO, B.; COUSINS, R. J.; TUCKER, K.L.; ZIEGLER, T.R. Nutrição moderna de Shils, na Saúde e na Doença. 11. ed. Barueri: Manole, 2016.

SILVA, S.M.C.S.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 3. ed. São Paulo: Payá, 2016.

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CONDE WL, MONTEIRO CA. Valores críticos do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. J Pediatr (Rio J) 2006, 82:266-72.

Carga Horária:

83 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Carla Iraí Ferreira
Fábio da Veiga Ued
Jacqueline Pontes Monteiro
Mariana Arruda Silva
Valéria Ambrósio


 
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