Atividade

96646 - Módulo Gestão Estratégica e de Negócios

Período da turma: 23/05/2022 a 24/10/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A disciplina apresenta o conceito de estratégia, trazendo diferentes visões e modelos estratégicos. Discute o planejamento estratégico, suas etapas, pessoas envolvidas e relação com o portfólio de projetos da organização. Inclui também a aplicação da estratégia em projetos, trazendo ferramentas que visam tangibilizar a estratégia e transformá-la em projetos que garantam a sua realização.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KIM, W. C., MAUBORGNE, R. A Estratégia Do Oceano Azul. Sextante, 2018.
MINTZBERG, H. et al. Safari de Estratégia. 1 ed. São Paulo: Bookman, 1998.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books: 2010.
PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PRAHALAD, C K, HAMMEL, G. Competindo para o Futuro. Rio de Janeiro: Campos, 1995.


MODELOS DE GESTÃO
Discute o conceito de modelo de gestão e aborda diferentes modelos, incluindo os novos modelos tais como gestão remota, democrático e colaborativo. Relaciona os diferentes modelos de gestão no comportamento humano e na cultura organizacional.
GOLEMAN, D. Inteligência social: A ciência revolucionária das relações humanas. Objetiva, 2019.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; GEEST, Y. V. Organizações Exponenciais: por que Elas São 10 Vezes Melhores, Mais Rápidas e Mais Baratas que a sua (e o que Fazer a Respeito). Alta Books, 2019 LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.



ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS
A disciplina baseia-se no Código de Ética e Conduta profissional do PMI, discutindo os valores da responsabilidade, respeito, equidade e honestidade. Além disso, trata da ética sob uma ótima mais ampla, abordando seu conceito e implicações para os negócios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MACHADO, N. Ética e Educação. Ateliê Editorial, 2012.
PMI, Project Management Institute. Código de Ética e Conduta Profissional. Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/EthicsInProjectManagement/PMICodeOfEthicsAndProfessionalConduct.aspx


GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES
Discute os processos necessários para comprar produtos ou serviços, envolvendo desde o planejamento, condução, administração e encerramento das aquisições. Para isso, é necessário compreender os diferentes tipos de contratos que podem ser firmados, com os impactos de cada um deles para a organização e para o fornecedor. Além disso, será discutida a interrelação da gestão das aquisições com as demais áreas de conhecimento em gestão de projetos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2008.
ZUCATTO JUNIOR, F. Gerenciamento das aquisições em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.


GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS
Abrange a identificação dos principais envolvidos ou grupos de interesse para o projeto, o entendimento das expectativas de cada um deles, a avaliação de como eles querem ser envolvidos no projeto e as atividades necessárias para mantê-los como facilitadores para a execução do projeto. Aborda estratégias de gestão das partes interessadas e técnicas para manter o poder das pessoas como influências positivas e agregadoras ao projeto ou no mínimo neutras. Discutem-se boas práticas de mercado e os aprendizados nessa prática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
TRENTIM, M. H. Managing Stakeholders as clients: sponsorship, partnership, and citizenship. PMI, 2013.


CULTURA ORGANIZACIONAL
Introduz o conceito de Cultura e as dimensões da cultura organizacional. Relaciona cultura, estratégia e resultados. Evidencia o papel da liderança na gestão da cultura. Apresenta casos de organizações exemplificando diferentes tipos de culturas.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Editora Atlas, 2009.
TAYLOR, C. Walking The Talk - A Cultura através do Exemplo. Publit, 2014.


SUSTENTABILIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS
Aborda os conceitos de sustentabilidade, seu histórico e implicações para a forma de gerir projetos. Apresenta o contexto da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), seus desafios e casos de empresas que empregam práticas de responsabilidade social.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2012.
GONÇALVES-DIAS, S. L.F., Labegalini, L., Csillag, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção. São Paulo: ABEPRO/Poli-USP, v.22, p.517-533,2012.
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade. São Paulo: Campus, 2007.
Philippi Junior, A., Sampaio C. A. C.,‎ Fernandes, V. Gestão empresarial e sustentabilidade. Editora Manole, 2016.


ECONOMIA
Apresenta os princípios básicos do funcionamento da Economia, mostrando as interrelações entre as diversas variáveis: balança comercial, taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, desemprego. É importante que o Gerente de Projetos compreenda os mecanismos que regulam a economia para propor projetos coerentes com o momento e tendências macroeconômicas.
BIBLIOGRAFIA
AMORIM, R. Depois da Tempestade. São Paulo: Prata Editora, 2016.
GONÇALVES, C. E.; GUIMARAES, B. Economia sem Truques: O mundo a partir das escolhas de cada um. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
KRUGMAN, P. Introdução à economia. Editora Atlas GEN, 2014.
PINDYCK, R. S. e RUBINFELD, D. L. - Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.


INOVAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETO
Define o que é inovação, desmistificando o conceito e mostrando a sua importância para a gestão de projetos. Discute aspectos facilitadores da inovação, exemplificando por meio de casos reais em empresas. Apresenta diferentes modelos relacionados ao tema, tais como: business model generation (BMG), lean startup e design thinking. Traz modelos inovadores em gestão de projetos para serem debatidos e analisados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Brown, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
VIANA, M., VIANNA, Y., ADLER, I. K., LUCENA, B. F., RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. 2011. Disponível em: www.livrodesignthinking.com.br


EMPREENDEDORISMO
Discute o panorama do empreendedorismo no mundo e no Brasil, evidenciando sua importância para o mercado de trabalho e para o cenário econômico. Apresenta as competências necessárias ao empreendedor e relaciona o papel do gerente de projetos como um intraempreendedor.
BLANK, S.; DORF, B. Startup: Manual do empreendedor. Alta Books: 2014.
OSTERVALDER, A.; PINGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios. Alta Books, 2011.
RIES, E. A startup enxuta: como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos. Editora Sextante, 2019.


TÓPICOS ESPECIAIS
Apresenta temas relevantes relacionados a Estratégia e Negócios, tais como Tomada de Decisão, Resolução de Problemas e Indicadores de Gestão de Projetos.


Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6000
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Alexandre Assaf Neto
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Edivandro Carlos Conforto
Elias Frederico
Enock Godoy de Souza
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Pitorri
Fernando Curi Peres
Igor Pinheiro Lagreca de Sales Cabral
João Carlos Boyadjian
Lucas Sciência do Prado
Marly Teresinha Pereira
Nilson Jose Machado
Pedro Carvalho de Mello
Roberto Arruda de Souza Lima
Roque Rabechini Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP