96649 - Módulo: Gestão de Pessoas e Liderança |
Período da turma: | 22/05/2023 a 23/10/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | AUTOCONHECIMENTO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Propõe uma reflexão sobre os indivíduos e suas diferenças. Traz atividades práticas que ajudam os alunos a ampliar o seu nível de autoconhecimento, tais como personalidade, valores, motivações. Incentiva o desenvolvimento do olhar apreciativo para o outro e suas diferenças. CASADO, T. Tipos psicológicos: uma proposta de instrumento para diagnóstico do potencial humano nas organizações. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1998. ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Explica o conceito de Inteligência emocional, sua importância nas relações humanas e como promovê-la. Diferencia as emoções, discutindo o conceito de sequestro emocional e como gerenciar situações de tensão emocional. DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017. GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser líder Inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. HARVARD BUSINESS REVIEW. Inteligência emocional. Sextante, 2019. GERENCIAMENTO DE PESSOAS Inclui uma visão sistêmica de como é feito o gerenciamento das pessoas em uma organização (recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação, demissão), uma vez que esses processos têm relação com a forma de gerenciar pessoas dentro dos projetos. Discute como fazer a gestão da equipe de um projeto, incluindo os desafios da gestão remota. A diversidade também é discutida, dada a importância para os resultados do projeto e para a promoção de uma cultura de inclusão. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. Rio de Janeiro: LTC, 2014. PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017. ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010. LIDERANÇA Discute o conceito de liderança, os estilos de liderança e como desenvolvê-la. Apresenta atividades para reconhecer o próprio estilo. Aborda a teoria da liderança situacional. Percorre o conceito do pipeline de liderança, mostrando os desafios em cada etapa do percurso. BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman, 2019. CHARAN, R., DROTTER, S., NOEL, J. Pipeline de Liderança. Editora Sextante, 2018. DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. GESTÃO DA MUDANÇA Traça um panorama da evolução do conceito de gestão da mudança, situando o tema na indústria 4.0. Mostra as etapas para promover e gerir a mudança na organização. Em uma perspectiva mais individual discute como as pessoas reagem a mudança e quais as competências necessárias para lidar melhor com a mudança. KOTTER, J. P. Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a força das emoções. Elsevier, 2013. LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017. QUINN, R. E. The Positive Organization: Breaking Free from Conventional Cultures, Constraints, and Beliefs. Berrett-Koehler Publishers, 2015. GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS Aborda o conceito de Gestão do Conhecimento, discutindo o que é conhecimento e diferenciando de Aprendizagem Organizacional. Discute o fato de a Gestão do Conhecimento ainda ser um desafio para muitas organizações e, em especial naquelas que são projetizadas. Nessa disciplina serão discutidos casos de organizações brasileiras para estimular as reflexões sobre os conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas de gestão do conhecimento presentes nas organizações dos próprios participantes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. HANISCH, B. et al. Knowledge Management in project environments. Journal of Knowledge Management, vol. 13, no. 4, p. 148-160, 2009. KOSKINEN, K. U.; PIHLANTO, P. Knowledge Management in Project-Based Companies: an Organic Perspective. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2008. LOVE, P. E. et al. Management of Knowledge in Project Environments. Oxford: Elsevier, 2005. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. SHINODA, A. C. M. Gestão do Conhecimento em Projetos: um estudo sobre os conhecimentos relevantes, práticas e fatores influenciadores em organizações projetizadas. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2012. TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO Essa disciplina aborda um dos temas mais importantes para o gestor de projetos: como fazer a comunicação do projeto. Discute o processo de comunicação, incluindo os participantes, meios, feedbacks e barreiras. Inclui também processos que garantem a geração, coleta e distribuição da informação sobre o projeto. Apresenta boas práticas para a comunicação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHAVES, L. E., et al. Gerenciamento da comunicação em projetos. Rio de Janeiro, FGV, 2007. COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014. PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017. VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2000. GESTÃO DE CONFLITOS A disciplina aborda temas de conflitos dentro de um projeto e de como fazer a gestão no dia a dia deles. Isso porque qualquer projeto, por sua própria natureza, traz consigo uma lista de conflitos por diversas razões: diferenças em interesses, objetivos e resultados almejados. Muitas vezes, o gestor de projetos é mais conhecido como gestor de conflitos. Ensina habilidades de como lidar com os conflitos, entendendo o porquê eles ocorrem, assim como métodos para analisar os diversos conflitos: suas origens, o ambiente organizacional, e modelos de resolução. Discute o mindufulness como forma de autoconhecimento e como possibilidade de gerir as emoções, contribuindo para a gestão dos conflitos. BIBLIOGRAFIA BÁSICA URY, W. Supere o não: negociando com pessoas difíceis. 3.ed.. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005. WACHWICZ, M. C. Conflito e negociação. IBPEX, 2012 WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Rio de Janeiro: Sextante: 2015. WISINSKI, J. Como resolver conflitos nos trabalho. RJ: Campus, 1993. NEGOCIAÇÃO E INFLUÊNCIA Introduz os fundamentos da negociação, fatores que influenciam o processo e as diferentes estratégias e técnicas que podem ser empregadas. Utiliza estudos de casos para que os participantes possam praticar negociações, compreendendo suas potencialidades e dificuldades, bem como testando a utilização das diferentes técnicas aprendidas na disciplina. No que tange à influência, discute os conceitos de poder e influência e aborda os três níveis de influência: pessoal, de grupo e organizacional. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CALLIIÈRES, F. Como negociar com príncipes: os princípios clássicos da diplomacia e da negociação. Rio de Janeiro: Campus: 2001, LEWICKI, R. L.; SAUNDERS, D. M.; MINTON, J. W. Fundamentos da Negociação. Porto Alegre: Bookman, 2002. FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim: como negociar acordos sem fazer concessões. Solomon: 2014. ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010. COACHING Apresenta o processo de coaching, diferenciando-o de outros processos de desenvolvimento como mentoria, aconselhamento de carreira e terapia. Discute a importância das perguntas como ferramenta de desenvolvimento, estimulando a formulação de boas questões. Oferece um conjunto de ferramentas para facilitar conversas de coaching para que o gerente de projetos possa apoiar o desenvolvimento de seu time. FERREIRA, M. A. A, DUTRA, J. S. Orientação Profissional. In: DUTRA, J. S. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas, 2010. GOMES, A. P. C. Z., BARCAUI, A. B., SCOFANO, A. C., GOMES, D. A. Coaching e Mentoring. Editora FGV, 2015. STONE, F. M. (1999). Coaching, counseling and mentoring. New York: American Management Association. THOMAS, T.; THOMAS, J.; FIRESTONE, H. (2015). Mentoring, coaching, and counseling: Toward a common understanding. Military Review, v. 95, n. 4, 50. WHITMORE, J. Coaching para Performance. Qualitymark, 2006. TÓPICOS ESPECIAIS Discute temas relevantes no momento relacionados ao aspecto de Gestão de Pessoas e Liderança. Exemplos de temas possíveis: Propósito e Projeto de Vida, Comunicação não-violenta, Gestão do Tempo Pessoal e Apresentação de Projetos. Avaliações e Atividades Complementares: - Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; - Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; - Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; - Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. |
||||
Carga Horária: |
113 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 6000 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Adriana Cury Sonnewend Ana Carolina Messias Shinoda Angela Halat Portugal Dante Mantovani Délia de Araújo Peixoto Denise de Moura Evaristo Marzabal Neves Fernando Curi Peres Gilberto Tadeu Shinyashiki Gino Terentim Junior Helena Talita Dante Cordeiro Heliani Berlato dos Santos Henrique Rozenfeld Jaime Caetano de Almeida Luciano Mendes Marcelo Afonso Ribeiro Marisa Conca Bussacos Marly Teresinha Pereira Mateus Cecilio Gerolamo Raylla Pereira de Andrade Rogerio Ceravolo Calia Sirley Pereira de Almeida |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |