Atividade

96662 - Módulo Estratégia de Marketing

Período da turma: 07/06/2022 a 25/10/2022

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Descrição: Comportamento do Consumidor
Importância de estudo do comportamento do consumidor; Necessidade e Motivação; O consumidor racional e econômico (teoria econômica); O consumo como um processo social (teoria social e antropológica); Fatores influenciadores do do consumo (Teoria cognitiva); Consumo como um processo psicológico (Maslow, Freud e Herszberg); Satisfação e Valor; Processo de compra; Pós-compra e experiência de consumo; Marketing 3.0 (co creation).

Comportamento do consumidor no digital
O novo comportamento do consumidor digital. O crescimento das novas tecnologias. Consumidor mais independente. O valor do conteúdo. A superação da experiência real. A variedade de escolha e o valor da marca. O domínio da jornada de compra. Estratégias de marketing para atrair e fidelizar novos consumidores e clientes na era digital.

Criatividade e inovação no Marketing
Estratégias inovadoras para produtos e serviços; O papel da tecnologia nas estratégias inovadoras de marketing; Criatividade e inovação; Design thinking.

Ética no Marketing
Princípios da ética e da moral a fim de subsidiar as relações sociais e a vida comum, seja pessoal ou profissional; A importância da ética na orientação das escolhas e das ações; Aspectos éticos na gestão do marketing.

Macroambiente para Negócios
Contextualização territorial, demográfica, dos recursos minerais e política do Brasil – os condicionantes estruturais; o cenário macroeconômico brasileiro atual e suas perspectivas; os ciclos da economia e os nichos de mercado.

Marketing e Empreendedorismo
Importância do empreendedorismo no marketing; Características e perfil do empreendedor de sucesso; Fatores que influenciam o empreendedorismo; Ciclo de vida das organizações.

Marketing Internacional
Desafios de internacionalização de uma empresa/marca; Seleção do mercado-alvo internacional; Modos de entrada e operação; Estratégias de marketing internacional.

Pesquisa de Marketing
Razões para a realização da pesquisa de marketing; A importância da Informação; A informação precisa; Sistema de pesquisa de marketing; Fontes de informação; Tipologia de pesquisa; Pesquisa qualitativa e quantitativa; Aplicações de pesquisa de marketing; Amostragem e coleta de dados; Análise de dados; Comunicação de resultados; Erros em pesquisas de marketing.

Segmentação de Mercado e Posicionamento
Plano de Negócio e Plano de Marketing; Definições para Estratégia de Marketing; Teorias e escolas de posicionamento; Estratégias de posicionamento; Segmentação – tipos, características, sistema e processo; Estratégia de Segmentação e Pacote de Valor; Matriz de Tomada de Decisão Macroambiente; Cinco Forças de Porter; Matriz de tomada de Decisão – Análise Interna; Atratividade de segmentos e definição de alvos.

Sistemas de Informação de Marketing
Importância da informação em marketing; Sistema de informações de marketing (SIM); Sistema de dados internos; Sistema de inteligência de marketing; Qualidade da inteligência de marketing; Inteligência de marketing na internet; Pontos para análise do macroambiente; Identificação da demanda; Previsão e mensuração da demanda; Métodos qualitativos e quantitativos de previsão de vendas; Sistema de pesquisa de marketing; Sistema de apoio à administração de marketing; Funções de um SIM.

Marca e Identidade Visual
Conceitos básico de marca; Medindo o valor da marca e brand equity; Porque criar uma marca; Como criar uma marca; Criando e Mantendo diferenciação; Marca como fonte de geração de valor; Escolha de atributos como fonte de diferenciação; Integração da cadeia e entrega efetiva de valor; Arquitetura de Marca; House of Brands; Endorsed of Brands; Subbrands; BrandedHouse.

Venda Direta e Marketing Multinível
Quais são as vantagens da venda direta? Utilização de marketing multinível no sistema legal de vendas diretas. O que é o marketing multinível? Diferença entre marketing multinível, venda direta e esquema de pirâmide. Planos de Compensação.

Inteligência de Mercado (BI) e Big data
Tecnologia de informação aplicada ao marketing; arquitetura de informação; Gestão de banco de dados aplicados ao marketing; Aplicações de big data em decisões de marketing.

Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.


BIBLIOGRAFIA
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KOTLER, P. Administração do Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. 2012. Cap 3.
KOTLER, P. Administração do Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. 2012. Cap 8.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 17 - 19
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MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012.
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MANKIW, N. Gregory; MONTEIRO, Maria José Cyhlar. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. São Paulo, 2001.
MORRISON, J. International Business: challenges in s changing World. Palgrave Macmillan. Nova York. 2009.
MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. Prentice-hall, 2003.
PALACIOS, T. M. B.; SOUSA, J. M. M. Estratégias de Marketing Internacional. Editora Atlas. São Paulo. 2004.
ROCHA, A.; FERREIRA, J. B.; SILVA, J. F. da. Administração de Marketing. Editora Atlas. São Paulo. 2012. Cap 3 - 4.
ROCHA, A.; FERREIRA, J. B.; SILVA, J. F. da. Administração de Marketing. Editora Atlas. São Paulo. Cap 17. 2012.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor-11ª Edição: Comprando, Possuindo e Sendo. Bookman Editora, 2016.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
WEDEL, Michel; KAMAKURA, Wagner A. Market segmentation: Conceptual and methodological foundations. Springer Science & Business Media, 2012.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2000
 
Ministrantes: Caetano Haberli Junior
Diana Sinclair Pereira Branisso
Edgard Charles Stuber
Edmir Kuazaqui
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabrizzio Amabile Topper
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Jose Eurico Possebon Cyrino
Josiane Garcelli Schunck
Karlan Muller Muniz
Kenneth Coelho Corrêa
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Luiz Eduardo Serafim
Marcos Milan
Marly Teresinha Pereira
Mauricio Godoi Amaral Lima
Pedro Carvalho de Mello


 
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