Atividade

96663 - Módulo Gestão de Marketing

Período da turma: 09/05/2023 a 31/10/2023

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Descrição: Canais de Marketing
Canais de marketing: conceitos básicos e complementares; Canais de marketing e redes de valor; O papel dos canais de marketing; Projeto e planejamento de canais; Decisões de gerenciamento de canais; Integração de canais e sistemas; Conflitos, cooperação e concorrência.

Gestão Estratégica da Comunicação
Ambiente de negócio; Níveis e processo de comunicação; Comunicação administrativa; Comunicação institucional; Comunicação mercadológica; Comunicação digital; Comunicação em espaços públicos; Gestão da comunicação integrada; Momentos da medição e métricas. Conceitos do sistema do marketing e comunicação; Planejamento da comunicação estabelecendo os objetivos da comunicação; Orçamento da comunicação; Avaliação da eficácia da comunicação; Planejamento da força de vendas; Promoção de vendas; Gerenciamento da comunicação. Fundamentos teóricos da comunicação humana; Comunicação interpessoal no ambiente da organização; A comunicação para o processo de planejamento estratégico; Tipos de comunicação; Comunicação organizacional; Comunicação enquanto processo; Comunicação interpessoal e barreiras na comunicação; Comunicação social e comunicação mediada pela tecnologia; Comunicação e consumo na sociedade contemporânea; Gestão da comunicação.

Endomarketing e Gestão de Pessoas
Evolução dos conceitos de recursos humanos e endomarketing; Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado; O novo cenário competitivo e o novo trabalhador; O RH e os desafios da atualidade; Gestão integrada de recursos humanos; Abordagens na gestão de pessoas; Passos para implementação de um processo de endomarketing; Estratégias de Endomarketing; Processo de remuneração por competências; Sistema de gestão por competências como meio para inserção do endomarketing; Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão; Retenção de talentos; Comunicação integrada e treinamento no endomarketing; Desenvolvimento de pessoas: necessidade no endomarketing.

Estratégia de Branding
Construção da identidade; Posicionamento e reposicionamento de marcas; Missão, visão e valores da marca; Cultura organizacional e o planejamento estratégico da marca; Branding aplicado; Brand equity e avaliação de marcas.

Estratégia de Preços
Planejamento da estratégia de preços; Objetivos e estratégias de precificação; Táticas de precificação; Psicologia dos preços; Tendências na gestão de preços.


Estratégia e Marketing de Produtos
Conceitos-chave sobre estratégia de produto; Produto e o ambiente de negócios; Consumidores e outras peças fundamentais para elaborar estratégia de produto; Mix de marketing e a estratégia de produto; Branding; Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Dimensionamento da demanda e do potencial de mercado para produtos; Identificação e análise da concorrência em produtos; Gestão do mix de produtos

Gestão de Vendas
Conceitos básicos em vendas; Equipe de vendas; Motivação e treinamento de vendas; Promoção de vendas; Venda pessoal e venda de massas; Planejamento de estratégia de vendas.

Gestão do Esforço de Marketing
Análise, planejamento e implementação da gestão de marketing; Controle de marketing;

Marketing de Varejo e Serviços
Varejo e serviços no Brasil; Decisões estratégicas de varejo e serviços; Decisões táticas de varejo e serviços; Gestão de varejo e serviços.

Marketing Estratégico de Redes
Network e redes de valor; Cadeia de valor; Gestão de marketing em redes de valor.

Neuromarketing
Processos cerebrais do comportamento humano e do consumo; Neurociências aplicada ao marketing; Métodos e técnicas de pesquisa em neurociências; Comportamento do consumidor e a contribuição das neurociências.

Relações Públicas
Relações públicas e seu papel na gestão da comunicação integrada; Relações com os públicos internos, externos e mistos; Legislação e ética em relações públicas; Estratégias de relações públicas.

SEO
O que é SEO? Por que usar SEO? Metodologia de SEO. SEO Estratégico. Diferença entre SEO e Links Patrocinados (SEM). Fatores on-page e off-page. Critérios on-page. Otimização de sites. Tráfego gratuito e qualificado. Conversões. Posições nos motores de busca.

Experiência do Usuário (UX)
O que é UX? Por que a preocupação com UX é importante? Design de Interação. Análise - Concepção do projeto (Qual o “briefing”? Inception); Análise – Pesquisa; Análise - Resultados de Pesquisa (Mapas de empatia, Personas, Jornadas do usuário, Canvas de proposta de valor). Ideação & Prototipação - Design de Interação. Implementação - UX e demais processos.

Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.



BIBLIOGRAFIA
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TORELLA, J. Branding no Varejo: estratégia e gestão. Edições Inteligentes. São Paulo. 2004.
URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. Editora Atlas. 2ª ed. São Paulo. 2013. Cap 8 - 9.
ZURAWICKI, Leon. Neuromarketing: Exploring the brain of the consumer. Springer Science & Business Media, 2010.

Carga Horária:

133 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2000
 
Ministrantes: Aimãn Ibrahim Mourad
Celysa Hirt Rosa
Daniel Furtado Camargo
Eleonora Mota Diniz
Fátima Cador Jinnyat
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Gabriela Halphen Ribeiro Santos
Josmar Andrade
Liliane Lucia da Silva
Marcia Auriani
Marcos Roberto Luppe
Mariângela Gallina
Marly Teresinha Pereira
Paulo Roberto Macedo da Costa Ferreira
Pedro Carvalho de Mello


 
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